Moto 1000 GP: Alan Douglas leva a melhor na categoria GP1000

Alan Douglas vence corrida de abertura da GP1000 em Interlagos
BMW obtém dobradinha na primeira etapa do Moto 1000 GP. Diego Faustino vai ao pódio com Kawasaki de 600cc

O piloto Alan Douglas Santos, da Pitico Race, venceu nesta sexta-feira (8) a primeira etapa da GP1000 na etapa de abertura do Moto 1000 GP, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A prova foi movimentada, com várias trocas de posição entre os líderes e uma queda que acabou sendo decisiva para o resultado final. A segunda etapa, complementando a rodada dupla em São Paulo, será disputada na tarde de domingo (10), a partir das 13h50.

Luis Carlos Cerciari, da Cerciari Race, largou da pole-position seguido por Juãozinho Simon, da Pitico Racing, e por Alan Douglas. Simon, depois de fazer bastante pressão, conseguiu ultrapassar Cerciari na segunda volta e começou a abrir, enquanto Alan Douglas começava a disputar o segundo lugar com Cerciari. Simon cravou a então melhor volta da prova, 1min43s’400, na quinta passagem, mas não se sustentou na frente. Ele sofreu uma queda na sétima volta e teve de abandonar. Na mesma volta, Douglas superou Cerciari e assumiu a liderança, que conseguiu manter até o final, recebendo a bandeira quadriculada pouco mais de seis segundos à frente de Cerciari, ao final das 16 voltas.

Alan Douglas melhorou o desempenho no terço final da prova, chegando inclusive a cravar a melhor volta na 15ª passagem, com 1min43s387. Os dois primeiros colocados utilizam motos BMW. O terceiro colocado da prova foi Diego Faustino, da Mobil Rush Racing Team, que pilota uma Kawasaki de 600cc.

Os pilotos elogiaram o desempenho dos pneus Michelin, que melhoraram a aderência após as primeiras voltas. “A corrida foi maravilhosa para mim. Eu treinei pouco porque tive uma queda, mas a equipe foi muito rápida. Quando os pneus aqueceram minha confiança cresceu. A prova foi muito boa e esse campeonato vai ser o melhor do país”, comemorou o vencedor Alan Douglas.

Cerciari, que fez a pole e foi protagonista dos melhores duelos da prova, explicou que desde os treinos vinha se preocupando muito com o aquecimento adequado dos pneus, por conta da pista com temperatura muito baixa. “Quando eu larguei, percebi logo que tinha muita gente andando forte, mas mesmo assim procurei manter um ritmo um pouco mais baixo para evitar uma queda. Quando a aderência dos pneus veio, a briga apertou mais ainda”, disse. “Foi um show”, resumiu, satisfeito.

Diego Faustino, na entrevista coletiva, era não só o mais jovem, mas o mais emocionado. “Quero crescer no esporte, chegar ao nível profissional. Esse campeonato nos permite o aprendizado, o aperfeiçoamento e a exposição de nossos parceiros”, disse. O piloto só conseguiu uma moto para correr no início dessa semana. “Consegui trabalhar e desenvolver o equipamento o suficiente para essa prova. Mas no final tive muitos problemas com os freios e no terço final decidi apenas me manter na pista para tentar me segurar em terceiro lugar. Deu certo”, contou o piloto.

Os três melhores da primeira etapa apostam que para domingo todos vão conseguir baixar ainda mais os tempos a partir dos acertos que serão providenciados. O Moto 1000 GP tem patrocínio oficial de Petrobras, Lubrax e BMW Motorrad, apoio de Michelin e Beta Ferramentas e parceria técnica de Servitec Dinamômetros, W2 Boots, Vaz, Akrapovic, K&N e MRA. Após 16 voltas, o resultado final da primeira etapa da categoria GP1000 no Moto 1000 GP foi o seguinte:

1º) Alan Douglas dos Santos (SP/BMW), 28min08s473
2º) Luiz Carlos Cerciari (SP/BMW), a 6s666
3º) Diego Faustino (PR/Kawasaki), a 21s734
4º) Renan Ricardo Valério Alves (SP/Suzuki), a 29s070
5º) João Felipe Soares Júnior (SP/Honda), a 29s160
6º) Sarin Carlesso (SC/Suzuki), a 34s455
7º) Osmar Gonçalves (SP/Honda), a 1min20s997
NÃO COMPLETARAM
Jaime Pereira Cristobal (SP/Honda), a 9 voltas
Juãozinho Simon (SP/Honda), a 10 voltas
Melhor volta: Douglas, na 15ª, 1min43s387, média de 150,042 km/h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *