Moto: Chuva inibe participação dos pilotos nos treinos da motovelocidade em Cascavel

Equipes decidem testar ajustes das motos nos treinos livres e oficiais de sábado, para quando a meteorologia também indica pista molhada.

Uma chuva fina e breve foi o suficiente para que os pilotos considerassem impraticáveis as condições da pista do Autódromo Internacional de Cascavel nesta sexta-feira (17), nos treinos livres para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O asfalto úmido inibiu a participação dos competidores, que preferiram adiar para as práticas marcadas para este sábado (18) a checagem final dos ajustes de suas motocicletas.


“Com a pista molhada assim, fica perigoso continuar treinando, o risco de um acidente é grande”, considerou o piloto paulista Gilson Scudeler, lÁ­der invicto da Superbike, que pode sair de Cascavel com o tricampeonato assegurado. “Não compensa, nos treinos livres, colocarmos pneus de chuva nas motos. Nos treinos classificatórios, sim, fica viável configurar a moto para condição de pista molhada. Vamos esperar, por segurança”, definiu.


Scudeler aposta numa disputa acirrada pela pole-position na tarde deste sábado. “Com pista molhada, então, a situação fica ainda mais imprevisÁ­vel”, disse o piloto do Team Scud Petrobras, que tem em sua moto CBR 1000RR as cores de Petrobras, Podium, Honda, GP Lubrax, Shark, Leo Vince, Arlen Ness, TCX, Afam, Puig, Samacar, Ferodo, Braking, Luna e Calfin. Os institutos de meteorologia não avalizam com total precisão a possibilidade de chuva.


A movimentação em pista neste sábado terá inÁ­cio Á s 9h40, com treinos cronometrados das categorias 250cc Júnior e 250cc – que compõem grid único -, Hornet e Superbike. A Superpole, que vai definir as 10 primeiras posições de cada grid, terá inÁ­cio Á s 15h15. No domingo (19), a Superbike terá as largadas de suas duas baterias Á s 10h10 e Á s 14h10. As classes das 250cc terão largada Á s 11h10 e a Hornet vai abrir sua corrida Á s 13h.