NASCAR Sprint Cup Series: Jimmie Johnson vence em Sonoma

Jimmie Johnson (Chevrolet) venceu no domingo (20/06), a Toyota/Save Mart 350, no Infineon Raceway, em Sonoma, 16ª etapa da NASCAR Sprint Cup Series e primeira do ano em circuito misto. Foi a 51ª vitoria do tetracampeão na categoria e primeira em um circuito misto. Robby Gordon (Toyota) terminou em 2º, seguido pelo líder do campeonato Kevn Harvick (Chevrolet).

Johnson liderou as 33 primeiras voltas, até parar nos boxes pela primeira vez em bandeira verde. O piloto da Hendrick Motorsports retornou a liderança após passar o estreante Mattias Ekstrom (Toyota), que vinha numa sequencia diferente de paradas.

Na última parada para reabastecimento, na 79ª volta, Johnson perdeu a liderança para Marcos Ambrose (Toyota), que havia parado uma volta antes.

Faltando oito voltas para o final a 7ª e última bandeira amarela da prova foi agitada, devido a um acidente com Brad Keselowski. Para economizar combustível o australiano desligava o motor de seu Toyota, contudo Ambrose não conseguiu religar o motor rapidamente em uma subida, perdendo seis posições. Os comissários informaram que o piloto da JTG Daugherty não manteve uma velocidade razoável atrás do Pace Car, caindo para a sétima posição na relargada.

Nas últimas voltas Johnson diminuiu o ritmo, para economizar os pneus traseiros, voltando a acelerar quando retornou a ponta, vencendo com mais de três segundos de vantagem sobre Gordon, que conquistou o seu melhor resultado como piloto e dono de equipe.  Johnson liderou 55, das 110 voltas.

Depois de perder várias posições no começo da prova Harvick se recuperou, cruzando na terceira posição.

Pole-position Kasey Kahne (Ford) também perdeu posições no começo, voltando aos primeiros lugares na parte final, terminando em 4º. Cinco vezes vencedor em Sonoma, Jeff Gordon (Chevrolet) largou e chegou na 5ª posição. Ambrose, que liderou 35 voltas, foi o 6º colocado.

Greg Biffle (Ford) foi o 7º, seguido por Boris Said (Ford), que liderou algumas voltas da prova, até ser acertado por Keselowski na 4ª relargada. Tony Stewart (Chevrolet), com apenas dois pit stops contra ao menos três dos primeiros colocados, foi um dos cinco que liderou a prova, sendo o 9º colocado. Juan Pablo Montoya (Chevrolet) depois de cair para a 33ª posição na 85ª volta, devido de um pit stop extra, se recuperou chegando em 10º lugar.

Estreando na categoria o dinamarquês Jan Magnussen (Chevrolet) terminou na 12ª posição. Ekstrom perdeu a chance de terminar entre os dez primeiros, após um toque com Keselowski no final. O piloto da Audi no DTM terminou na 22ª posição.

A prova teve sete bandeiras, incluindo uma vermelha na 66ª volta, devido a um acidente que envolveu diversos carros, entre eles Denny Hamlin (Toyota), Martin Truex Jr (Toyota) e Sam Hornish Jr. (Dodge).

A prova teve 12 mudanças de liderança, entre cinco pilotos (Johnson, Ambrose, Kahne, Said e Stewart), um recorde para a pista.

Harvick lidera o campeonato com 2334 pontos. Johnson assumiu a vice-liderança, com 2194 pontos, um a mais do que Kyle Busch (Toyota), que terminou apenas na 39ª posição.

A próxima etapa, a Lenox Industrial Tools 301, no New Hampshire Motor Speedway, acontece no odmingo (27/06).

Final:

1 – Jimmie Johnson (Chevy) – Hendrick – 110 voltas
2 – Robby Gordon (Toyota) – Gordon – 110
3 – Kevin Harvick (Chevy) – Childress – 110
4 – Kasey Kahne (Ford) – RPM – 110
5 – Jeff Gordon (Chevy) – Hendrick – 110
6 – Marcos Ambrose (Toyota) – Waltrip – 110
7 – Greg Biffle (Ford) – Roush – 110
8 – Boris Said (Ford) – Latitude 43 – 110
9 – Tony Stewart (Chevy) – Stewart/Haas – 110
10 – Juan Montoya (Chevy) – DEI/Ganassi – 110
11 – Dale Earnhardt Jr. (Chevy) – Hendrick – 110
12 – Jan Magnussen (Chevy) – Phoenix – 110
13 – A.J. Allmendinger (Ford) – RPM – 110
14 – Mark Martin (Chevy) – Hendrick – 110
15 – Jamie McMurray (Chevy) – DEI/Ganassi – 110
16 – Ryan Newman (Chevy) – Stewart/Haas – 110
17 – Elliott Sadler (Ford) – RPM – 110
18 – Scott Speed (Toyota) – Red Bull – 110
19 – David Gilliland (Ford) – Front Row – 110
20 – David Reutimann (Toyota) – Waltrip – 110
21 – Mattias Ekstrom (Toyota) – Red Bull – 110
22 – Paul Menard (Ford) – RPM – 110
23 – Bobby Labonte (Chevy) – TRG – 110
24 – Travis Kvapil (Ford) – Front Row – 110
25 – David Ragan (Ford) – Roush – 110
26 – J.J. Yeley (Dodge) – Whitney – 110
27 – Jeff Burton (Chevy) – Childress – 110
28 – Kevin Conway (Ford) – Front Row – 110
29 – Carl Edwards (Ford) – Roush – 110
30 – Matt Kenseth (Ford) – Roush – 110
31 – Clint Bowyer (Chevy) – Childress – 110
32 – Kurt Busch (Dodge) – Penske – 110
33 – Joey Logano (Toyota) – Gibbs – 108
34 – Denny Hamlin (Toyota) – Gibbs – 103
35 – Brad Keselowski (Dodge) – Penske – 102
36 – Sam Hornish Jr. (Dodge) – Penske – 93
37 – Dave Blaney (Toyota) – Prism – 86
38 – Regan Smith (Chevy) – Furniture Row – 86
39 – Kyle Busch (Toyota) – Gibbs – 76
40 – Joe Nemechek (Toyota) – Nemco – 71
41 – P.J. Jones (Toyota) – Gordon – 68
42 – Martin Truex Jr. (Toyota) – Waltrip – 66
43 – Max Papis (Toyota) – Germain – 65

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *