Outra: CBA cria o primeiro Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 2.0

Esforço da Confederação Brasileira de Automobilismo visa dar novo impulso às categorias de monopostos no automobilismo brasileiro com a inclusão do certame no calendário nacional já no início da temporada.

O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Scaglione, anunciou nesta segunda-feira o primeiro passo para fortalecer as categorias de monopostos no Brasil. Trata-se da introdução no calendário da Fórmula Brasil 2.0 com o objetivo de utilizar os equipamentos e mão-de-obra especializada da extinta Fórmula Renault. É a primeira vez que a categoria faz parte do calendário desde o início da temporada. A perspectiva inicial era a de realizar o campeonato já no ano passado, o que não foi possível por causa das dificuldades orçamentárias de algumas equipes. Agora, com o calendário da categoria à disposição desde o início de janeiro, as dificuldades para superar as questões de orçamentos poderão ser minimizadas.

A promoção do novo campeonato estará a cargo de Antônio de Souza Filho, responsável pelo evento que reúne o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, o Campeonato Brasileiro de Endurance e a Copa Renault Clio. O certame de monopostos será integrado a essa estrutura (ver calendário abaixo).

Obra para o futuro

Segundo o promotor, o compromisso firmado entre ele e as equipes que possuem os chassis já permite garantir um grid inicial de 14 carros. Ele prefere, porém, não enumerá-las, por enquanto, uma vez que muitos acordos estão em andamento. Na sua avaliação, o tamanho real da categoria poderá ser conhecido já em meados de fevereiro, aproximadamente um mês antes da primeira prova, marcada para 9 de março em Pinhais (PR). “De uma coisa eu tenho certeza. Teremos o campeonato e será uma ferramenta importante para que nossas categorias de monopostos voltem a crescer”, afirma Antônio de Souza Filho, que também responde pela diretoria de marketing da Confederação Brasileira de Automobilismo e tem assento no Conselho Editorial da revista oficial da entidade, a Motorsport Brasil.

Para o presidente Paulo Scaglione, “a retomada desse campeonato é importante porque não apenas preenche uma lacuna no calendário e na formação dos nossos pilotos, mas também minimiza as dificuldades sociais que a extinção do campeonato ocasionou”. Ressaltou, porém, que se trata de um esforço geral. “Tem de ser um esforço conjunto da CBA, das equipes, dos promotores, da imprensa e dos patrocinadores. É um momento em que todo apoio é necessário e o foco tem de ser o fortalecimento da categoria em primeiro lugar”.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA BRASIL 2.0

Etapa 1 – 09/03/2008 – Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos e Copa Renault Clio

Etapa 2 – 20/04/2008 – Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão – RS)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos, Brasileiro de Endurance e Copa Renault Clio

Etapa 3 – 15/06/2008 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos, Brasileiro de Endurance e Copa Renault Clio

Etapa 4 – 06/07/2008 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (Rio de Janeiro – RJ)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos e Copa Renault Clio

Etapa 5 – 10/08/2008 – Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina – PR)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos, Brasileiro de Endurance e Copa Renault Clio

Etapa 6 – 07/09/2008 – Circuito Urbano da Enseada do Suá (Vitória – ES)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos e Copa Renault Clio

Etapa 7 – 21/09/2008 – Autódromo Internacional de Guaporé (Guaporé – RS)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos, Brasileiro de Endurance e Copa Renault Clio

Etapa 8 – 09/11/2008 – Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos, Brasileiro de Endurance e Copa Renault Clio

Etapa 9 – 14/12/2008 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Com Brasileiro de Marcas e Pilotos e Copa Renault Clio

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