Outras: Ford revela layout do novo GT3 com pintura que remete aos tempos da Gulf

Um dos modelos mais carismáticos e bem-sucedidos das competições internacionais foi o GT40, carro com o qual a Ford conseguiu se impor às principais marcas que disputavam o Mundial de Endurance nos anos 60. Para alegria geral o bólido foi atualizado e volta às pistas para disputar o GT3.


Uma das grandes vedetes homologadas para participar do GT3 Brasil Championship é sem sombra de dúvida o Ford GT, reedição do lendário e carismático Ford GT40 que fez fama mundial nas pistas na década de 60. O modelo está sendo ansiosamente esperado não só por sua história, mas também para vê-lo em confronto direto com Ferrari, Jaguar, Lamborghini, Aston Martin e demais mitos da indústria automobilística que participam da categoria.

Durante a sua apresentação a Ford reproduziu o mesmo padrão de pintura usado nos tempos em que o GT40 corria o Campeonato Mundial de Endurance com o patrocínio da Gulf, empresa petrolífera francesa, que tornou seu nome mundialmente difundido com as conquistas obtidas pelo carro. O GT40 foi vencedor, entre outras conquistas, das míticas 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring.

Se de um lado o modelo atual tem aparência semelhante à de 40 anos atrás, de outro ele não compartilha das dimensões do modelo anterior de corrida. As linhas foram refinadas e expressam proporções modernas e um excelente desenvolvimento aerodinâmico de superfície. Além disso, o bólido incorpora a mais moderna tecnologia existente no mercado. Por exemplo, em substituição ao chassi de aço do tipo honeycomb-composite tubes usado nos anos 60 a Ford desenvolveu um leve e eficiente chassi de alumínio.

O motor V8 de 5,4 litros tem bloco e cabeçote de alumínio, 32 válvulas e turbo intercooler.  Com 500 cv de potência, a unidade foi capaz de levar o Ford GT a ultrapassar os 320 km/h na famosa reta Mulsanne, em Le Mans, na França. O câmbio é manual de seis marchas.

A paixão despertada pelo GT40 de quase quarenta anos atrás em breve poderá ser revivida pelo novo Ford GT nas pistas dos vários campeonatos de GT3. A versão brasileira do torneio tem início previsto para meados de 2007.


Ficha Técnica*

Chassi: de alumínio
Comprimento: 4.613 mm
Largura: 1.950 mm
Altura: 1.106 mm
Entreeixos: 2.710 mm


Motor


Bloco e cabeçote: de alumínio, V8 DOHC, 32 válvulas, turbo e intercooler
Diâmetro e Curso: 90,2 mm x 105,8 mm
Capacidade cúbica: 5,4 litros,
Potência: 500 cv a 5250 rpm
Torque: 69,1 kgfm a 3.250 rpm


Cambio


Manual: 6 marchas


Freios


Pinças: com 6 pistões
Discos: material cerâmico


Rodas e pneus


Diateiras: 245/45R18
Traseiras: 285/45R18

*Dados obtidos do modelo GT40 Concep apresentado pela Ford

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