Pick-Up: Lapenna vence e fica com o vice-campeonato

Vitória de ponta a ponta confirmou o paulista na posição de melhor estreante da temporada. Para 2009, ele já anunciou sua despedida da categoria, e o foco na disputa da Copa Vicar ou da Copa Nextel Stock Car.

O paulista Felipe Lapenna conquistou neste domingo, em São Paulo, o vice-campeonato da Copa WebMotors Pick-up Racing. Pole position na corrida de encerramento da temporada, ele liderou todas as 23 voltas da rodada e recebeu a bandeirada com uma vantagem de 36s968 sobre o segundo colocado, Rafael Iserhard. Gustavo Sondermann, campeão antecipado da categoria, completou o pódio na terceira posição.


 


Este foi o melhor resultado de Lapenna na temporada, e representou, também, a conquista de sua primeira vitória em uma competição de carros de Turismo. Campeão Brasileiro de Kart e de Fórmula Renault, ele ainda detém o recorde de primeiros lugares na competição de monopostos patrocinada pela montadora francesa – que representou o primeiro degrau no automobilismo para pilotos oriundos do kart entre 2002 e 2006.


 


Apesar da vitória de ponta a ponta, Lapenna não teve vida fácil na corrida deste domingo. Ainda sofrendo com a falta de potência no motor de sua picape – ocasionada por uma falhação que caprichosamente o atrapalhou em momentos decisivos nas últimas seis etapas –, ele precisou se superar para defender a liderança dos ataques de Paulo Salustiano. O embate entre os companheiros na equipe Full Time foi intenso durante cinco voltas, e só terminou com a rodada de Salustiano na Curva do Lago.


 


“Terminei a temporada como vice-campeão e considero este resultado ótimo para meu ano de estréia não só na categoria, mas também em carros de turismo”, ponderou Lapenna. “Precisava chegar à frente do Salustiano nessa corrida final, e posso dizer que foi bastante difícil segurá-lo. Consegui me defender por cinco voltas, mas não sei por quanto tempo mais poderia agüentar. Eu saía do miolo quatro ou cinco carros na frente dele, mas na freada do Esse do Senna já tinha que defender a posição por causa da deficiência no motor do meu carro”, comentou o piloto.


 


Na entrevista coletiva realizada após a corrida, Felipe Lapenna já deu como certa sua saída da Copa WebMotors Pick-up Racing em 2009. Uma decisão, aliás, natural para as pretensões do paulista – que retornou ao Brasil após competir na F-Renault Européia e Italiana em 2007 com o objetivo claro de chegar à Copa Nextel.


 


“Minha vontade para o ano que vem já é a de sentar em carro da Copa Nextel, mas não sei se será possível por questões de patrocínio”, admitiu o piloto. “Estou negociando minha participação na categoria principal e, caso não tenhamos a verba toda, fico somente na Copa Vicar. O que já posso anunciar com certeza é que me despeço da Pick-up Racing com esse vice-campeonato”, declarou Lapenna, que neste ano competiu também na Copa Vicar para acelerar o processe de adaptação a Stock Car.


 


A etapa de encerramento da categoria acabou sendo negativa para Paulo Salustiano e Thiago Riberi, os dois pilotos que disputavam com Lapenna a segunda posição na tabela. Já sem ameaçar o líder da prova, os dois disputavam o segundo lugar quando se tocaram na freada do Esse do Senna. Em virtude desse duplo abandono, Rafael Iserhard superou os adversários na tabela e fechou a temporada em terceiro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *