Pick-Up: Lapenna vence e fica com o vice-campeonato

Vitória de ponta a ponta confirmou o paulista na posição de melhor estreante da temporada. Para 2009, ele já anunciou sua despedida da categoria, e o foco na disputa da Copa Vicar ou da Copa Nextel Stock Car.

O paulista Felipe Lapenna conquistou neste domingo, em São Paulo, o vice-campeonato da Copa WebMotors Pick-up Racing. Pole position na corrida de encerramento da temporada, ele liderou todas as 23 voltas da rodada e recebeu a bandeirada com uma vantagem de 36s968 sobre o segundo colocado, Rafael Iserhard. Gustavo Sondermann, campeão antecipado da categoria, completou o pódio na terceira posição.


 


Este foi o melhor resultado de Lapenna na temporada, e representou, também, a conquista de sua primeira vitória em uma competição de carros de Turismo. Campeão Brasileiro de Kart e de Fórmula Renault, ele ainda detém o recorde de primeiros lugares na competição de monopostos patrocinada pela montadora francesa – que representou o primeiro degrau no automobilismo para pilotos oriundos do kart entre 2002 e 2006.


 


Apesar da vitória de ponta a ponta, Lapenna não teve vida fácil na corrida deste domingo. Ainda sofrendo com a falta de potência no motor de sua picape – ocasionada por uma falhação que caprichosamente o atrapalhou em momentos decisivos nas últimas seis etapas -, ele precisou se superar para defender a liderança dos ataques de Paulo Salustiano. O embate entre os companheiros na equipe Full Time foi intenso durante cinco voltas, e só terminou com a rodada de Salustiano na Curva do Lago.


 


“Terminei a temporada como vice-campeão e considero este resultado ótimo para meu ano de estréia não só na categoria, mas também em carros de turismo”, ponderou Lapenna. “Precisava chegar Á  frente do Salustiano nessa corrida final, e posso dizer que foi bastante difÁ­cil segurá-lo. Consegui me defender por cinco voltas, mas não sei por quanto tempo mais poderia agüentar. Eu saÁ­a do miolo quatro ou cinco carros na frente dele, mas na freada do Esse do Senna já tinha que defender a posição por causa da deficiência no motor do meu carro”, comentou o piloto.


 


Na entrevista coletiva realizada após a corrida, Felipe Lapenna já deu como certa sua saÁ­da da Copa WebMotors Pick-up Racing em 2009. Uma decisão, aliás, natural para as pretensões do paulista – que retornou ao Brasil após competir na F-Renault Européia e Italiana em 2007 com o objetivo claro de chegar Á  Copa Nextel.


 


“Minha vontade para o ano que vem já é a de sentar em carro da Copa Nextel, mas não sei se será possÁ­vel por questões de patrocÁ­nio”, admitiu o piloto. “Estou negociando minha participação na categoria principal e, caso não tenhamos a verba toda, fico somente na Copa Vicar. O que já posso anunciar com certeza é que me despeço da Pick-up Racing com esse vice-campeonato”, declarou Lapenna, que neste ano competiu também na Copa Vicar para acelerar o processe de adaptação a Stock Car.


 


A etapa de encerramento da categoria acabou sendo negativa para Paulo Salustiano e Thiago Riberi, os dois pilotos que disputavam com Lapenna a segunda posição na tabela. Já sem ameaçar o lÁ­der da prova, os dois disputavam o segundo lugar quando se tocaram na freada do Esse do Senna. Em virtude desse duplo abandono, Rafael Iserhard superou os adversários na tabela e fechou a temporada em terceiro lugar.