Pick-Up: Pilotos encaram desafio em pista de Minas Gerais

A Pick Up Racing desembarca esta semana em Minas Gerais para encarar um desafio diferente. A pista de Santa Luzia é travada e exigirá dos pilotos concentração e habilidade. O complexo chamado Mega Space fica a 25 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Para o gaúcho Carlos Kray, natural de Campo Bom, a experiência será inédita.

“Qualquer nova pista reserva surpresas e essa é totalmente diferente de todas que já andei. Aparentemente é bastante travada e não permite ultrapassagens. Por isto, temos que chegar com muita calma e acertar o carro e a guiada para conseguir largar na frente no grid”, afirmou.

Na primeira etapa, realizada em Interlagos no mês de abril, a vitória foi de Gustavo Sondermann de São Paulo. A equipe CKR enfrentou dificuldades no acerto do carro. Carlos Kray abandonou a prova e Anderson Toso terminou na 10ª posição.

Para a prova de Minas Gerais a coordenação da Pick Up Racing optou em adotar um sistema de eliminatórias já que a pista é pequena demais para o grande número de picapes. No domingo serão disputadas duas baterias classificatórias com 25 minutos e os 9 melhores em cada, garantem vaga na corrida.

“O sistema usado é o melhor que a organização conseguiu fazer. Qualquer corrida tem estes ingredientes, porém numa pista estreita e curta com carros muito potentes e rápidos os riscos são grandes para os pilotos ficarem fora da disputa principal”, declarou.

A corrida servirá ainda para retomada do esporte num estado onde a tradição da velocidade foi esquecida por falta de autódromos. A última apresentação nacional, segundo a Federação Mineira de Automobilismo, foi de forma improvisada no entorno do Estádio Mineirão.

“Belo Horizonte não recebe provas de campeonatos Brasileiros há muito tempo. Com certeza o público vivenciará uma atração incomum na cidade e a presença de torcedores deve ser grande”, complementa o piloto Carlos Kray.

A etapa de Santa Luzia acontece no próximo dia 8 de junho, a partir das 10h com transmissão ao vivo pela Rede TV.


Pilotos usam google para conhecer nova pista

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas pessoas para desbravar virtualmente lugares até então desconhecidos agora está nas mãos dos pilotos da Pick-Up Racing. A equipe CKR Racing, que tem patrocínio da Cimed, da Konrad e da Diadora Aros, aproveita a facilidade proporcionada pelo Google Earth para conhecer o circuito Santa Luzia, de Minas Gerais, palco da próxima etapa da categoria, que ocorre no dia 8 de junho.

“Com o programa foi possível conhecer um pouco das características da pista, como a largura e o terreno em que ela se encontra”, explica Giovani Bianchessi, responsável pela telemetria da equipe.

Outro dispositivo fundamental para melhorar o desempenho do piloto é a telemetria. O aparelho usado é o AIM, produzido pela empresa AIM Racing Data Power. Conectado ao computador ele repassa os dados para que possam ser analisados pela equipe e pelos pilotos. Como as picapes realizam poucas voltas durante o fim-de-semana – menos de 100 no total – a utilização dessas ferramentas tem sido importante. Para o piloto Carlos Kray, as tecnologias implantadas nos carros são fundamentais para melhorar o rendimento da equipe.

“É a forma mais exata de demonstrar onde o piloto está usando a melhor tangência e a melhor pilotagem. Nem sempre frear mais dentro da curva significa que estamos mais rápidos”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *