Porsche GT3 Challenge: Em prova acidentada, Sylvio de Barros vence pela primeira vez na Porsche Cup


TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Em prova acidentada, Sylvio de Barros vence pela primeira vez na Porsche Challenge em 2012

Corrida que antecedeu as 6 Horas de São Paulo do WEC teve sete pilotos abandonando na primeira volta, apenas três giros e meio em bandeira verde e vitória do líder do campeonato

Acidentada, curta e intensa. Assim foi a corrida da Porsche Challenge disputada como preliminar das 6 Horas de São Paulo do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) neste sábado. Sete pilotos nem sequer completaram a primeira volta, somente três voltas e meia ocorreram em bandeira verde e Sylvio de Barros, líder do campeonato e atual campeão, conquistou sua primeira vitória nesta temporada.

Como as duas categorias do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil compartilharam o grid (de 44 carros) em Interlagos, Ipe Ferraiolo, pole position da Challenge, alinhou na 21ª posição. E a confusão começou três curvas após a largada – e no pelotão da Challenge. Franco Giaffone, segundo no grid, passou pela área de escape da Curva do Sol após um toque com Ferraiolo, que teve um pneu furado. Quando Franco voltou ao traçado normal, assustou outros pilotos. Em um incidente com Fernando Croce, da Cup, Carlos Ambrósio bateu no guard-rail da Reta Oposta. Foi quando o “efeito dominó” começou e também resultou na saída da prova de Edu Guedes, Johnny Freire, Ludovico Pezzangora, Guilherme Ribas e Ésio Vichiese. Amilcar Colares também não chegou ao fim da primeira volta.

Quem escapou da confusão se beneficiou, e esse foi o caso do vencedor Sylvio de Barros. “No fim das contas, acho que me dei bem porque escapei de todos os acidentes”, disse. “Foi uma corrida de ‘sprint’. Fiz algumas ultrapassagens, mas mais por causa de acidentes. “

Daniel Schneider, segundo colocado, confirmou seu bom retrospecto neste ano em Interlagos, onde venceu em maio. O vice-líder do campeonato gostou da segunda posição, mas não de ter ficado atrás de Sylvio. “Pena que foi uma corrida muito curta. Tinha um ritmo muito bom, estava muito animado. Mas virou meio loteria. Só não estou tão satisfeito assim porque o Sylvio, o líder, ficou à minha frente”, afirmou. De acordo com ele, as batidas foram provocadas por uma falta de costume. “Não estamos muito acostumados a correr com tantos carros no grid. Esse foi o problema”.

Eduardo Azevedo, líder durante a bandeira amarela, perdeu a ponta por causa de outro incidente. “Fui o piloto que mais liderou, mas, na subida do Laranjinha, houve um entreveiro da Cup. Quando vi, o Adalberto Baptista estava na minha frente e quase acertei o meio do carro dele. Desviei, mas o Sylvio, o Rodolfo Ometto e o Daniel me ultrapassaram. Daí a corrida já estava no fim e não deu para fazer mais nada. Fazia tempo que não ia ao pódio, então está bom”, declarou. Ometto rodou na penúltima volta e, então, Azevedo subiu para terceiro.

As seis primeiras posições foram completadas por Franco Giaffone, Gui Affonso e Carlos Silveira, que largou em 11º e conquistou seu primeiro pódio na categoria com uma sexta colocação. Ferraiolo chegou a ser último colocado e terminou a corrida da Challenge em oitavo, atrás de Fábio Alves, o sétimo.

A próxima etapa do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), em 27 de outubro.

Classificação da sexta etapa de 2012:

1) 1-Sylvio de Barros, 9 voltas em 28:10.031
2) 77-Daniel Schneider
3) 88-Eduardo Azevedo
4) 19-Franco Giaffone
5) 4-Gui Affonso
6) 10-Carlos Silveira
7) 63-Fábio Alves
8) 00-Ipe Ferraiolo
9) 17-Marcelo Stallone
10) 82-Renato Benedetto
11) 31-Marcello Sant’Anna
12) 57-Jorge Borelli
13) 55-Caê Coelho
14) 8-Rodolfo Ometto
15) 81-Gilberto Farah*
16) 3-Armando di Nardo
17) 76-Tracy Krohn*
18) 9-Edu Guedes
19) 11-Johnny Freire
20) 16-Ludovico Pezzangora
21) 18-Carlos Ambrósio
22) 25-Guilherme Ribas
23) 27-Amilcar Colares
24) 69-Ésio Vichiese

Melhor volta: Sylvio de Barros (1), 1:41.495, na 8ª volta

* Punido em 30 segundos

Compartilhar
TwitterFacebookWhatsAppGoogle+Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *