Porsche GT3 Cup: Xandy Negrão é vetado pela organização

Campeão da categoria recusa participação como “convidado especial”.
A Porsche GT3 Cup realiza nesta terça-feira, no Autódromo de Interlagos, os únicos treinos visando à abertura da temporada 2007 sem a presença do atual campeão. Para surpresa de Xandy Negrão (Medley), sua participação no campeonato foi vetada pelos organizadores da categoria, que vêem no ex-astro da Stock Car um “fator de desequilíbrio” entre os pilotos. A proposta para que corresse apenas quatro das 16 etapas do calendário como “convidado especial” foi rechaçada de pronto.

Vencedor das 12 provas que disputou no ano passado, Negrão ficou indignado com o tratamento recebido. “É a primeira vez que vejo uma modalidade punir alguém por excesso de competência. Já houve caso de um único nome dominar os campeonatos europeu e alemão e não soube que ele tenha sido convidado a se retirar da competição”, acrescenta Negrão. “O mais inacreditável é que recebi convite para a festa de premiação dos campeões nacionais do ano passado na Alemanha. Meses depois, os promotores daqui querem me ver fora do campeonato”, lamenta.

Negrão foi surpreendido pela decisão na semana passada, quando iniciava os preparativos para lutar pelo bicampeonato. “Fui ao escritório do promotor para saber os detalhes destes ensaios coletivos e durante a conversa percebi um clima estranho. Até que o Dener Pires me apareceu com essa história de que meus adversários não estariam gostando de me ver ganhando com freqüência. Jamais ouvi algo parecido. Se não tivesse ido lá, sequer saberia o que estava ocorrendo”, declarou Negrão, que aceitou o veto sem esconder o desapontamento.

Com 21 vitórias e o segundo maior número de poles – 25 – da história da Stock Car, Xandy Negrão deixou a principal categoria do automobilismo nacional no final de 2002. Depois disso, sagrou-se bicampeão brasileiro de Endurance, em 2004 e 2005, e venceu a edição de 2004 das Mil Milhas Brasileiras. Na Porsche GT3 Cup, foi ainda o mais rápido nos treinos classificatórios de todas as provas que correu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *