Racing Festival: Sorocabano revelação do kart confirma presença na F-Future Fiat

João Jardim estréia no automobilismo neste fim de semana em Jacarepaguá com o objetivo de seguir carreira no esporte a motor internacional

O piloto sorocabano João Jardim, uma das grandes revelações do kartismo brasileiro nos últimos anos, confirmou nesta semana presença na temporada de estréia da Fórmula Future Fiat. A rodada dupla de abertura da competição será realizada neste domingo (30), no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro – cujos treinos de pré-temporada começam nesta quinta-feira no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

João, de 17 anos de idade, fará sua estréia no automobilismo através da nova categoria apadrinhada por Felipe Massa, que vem recebendo estrelas de uma geração vinda do kart que conquistou títulos e disputou os torneios mais importantes do país.

“Este é um momento de passagem do kart para o automobilismo é muito importante na carreira de qualquer piloto”, avaliou o sorocabano. “E comigo não está sendo diferente. Procurei treinar bastante, aprender sobre o funcionamento de um carro de corridas. Agora que chegou a hora da estréia, vou procurar colocar tudo isso em prática para fazer uma boa temporada”, avaliou Jardim.

João recebeu instruções do experiente engenheiro da Fórmula 3 e da Stock Car Guilherme Ferro, reconhecido como um dos profissionais mais capacitados do país. O carro usado na pré-temporada foi um Fórmula Renault, o mesmo em que pilotos como Lucas Di Grassi, Allam Khodair, Marcos Gomes e outros nomes de destaque da geração de kartistas do início da década aprenderam os primeiros segredos do esporte.

“Esta fase inicial é cercada de muita expectativa”, disse João Jardim. “A gente deposita muitos sonhos, faz planos, porque todos querem uma carreira internacional. O caminho é longo, as dificuldades são muitas, e só ter uma boa performance no carro não garante nada. Por isso vou para esta estréia com os pés no chão, sabendo que terei um grande desafio, mas muito feliz com a oportunidade”, acrescentou.

O piloto sorocabano fará sua estréia no automobilismo em uma categoria que tem como principal premissa a igualdade entre os carros. Com um grid competitivo, o desenvolvimento dos pilotos tende a ser maior, uma vez que as disputas tornam-se mais intensas.

“Vamos treinar nesta quinta-feira, e será o primeiro contato de todos com o carro. Quem se adaptar mais rápido, levará vantagem, então esta primeira rodada pode ter algumas diferenças maiores de rendimento entre os pilotos. Mas, depois da segunda corrida, acredito que o páreo fique ainda mais duro. Acredito que todos nós, pilotos, estejamos em um momento de muita ansiedade”, encerrou João Jardim.

Além de proporcionar um bom aprendizado aos pilotos recém-saídos do kart, a Fórmula Future Fiat pode representar um grande empurrão na carreira dos jovens talentos. Isso porque o campeão de 2010 receberá, além de uma temporada paga na Fórmula Abarth italiana em 2011, uma vaga no Ferrari Drivers Academy, o programa de formação de jovens talentos mantido pela mais famosa equipe da Fórmula 1.

Após a rodada dupla deste fim de semana, a Fórmula Future Fiat volta à ativa nos dias 24 e 25 de julho, em Londrina, 21 e 22 de agosto, em São Paulo; 25 e 26 de setembro, em Curitiba, 16 e 17 de outubro, em Brasília, e 27 e 28 de novembro, em Porto Alegre.

Ficha técnica – Conheça um pouco mais sobre o carro que será usado pelo sorocabano João Jardim na temporada 2010 da Fórmula Future Fiat:

Fórmula Francês da marca Signatech
Motor Fiat Powetrain Technologic (FPT) – 150cv
Velocidade Final – acima de 200km/h
Câmbio – Sequencial 5 marchas
Pneus – Dianteiros 53/13 – 16 e traseiros 54/13 – 22
Combustível – Shell V Power Etanol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *