Rally: Bicampeão do Sertões, Touareg conquista a sua centésima vitória

Com Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk, vice-campeões do Rally dos Sertões, a equipe Volkswagen atingiu a marca centenária no último domingo (06).

O Rally Rota da Seda, etapa do Dakar Series, começou no último sábado (05) e, após cruzar três países (Turcomenistão, Cazaquistão e Rússia) e 4.500 quilômetros – 3.200 de especiais – chegará ao seu final no próximo domingo, 13 de setembro. Assim como nas últimas edições dos principais rallys cross country do mundo, a equipe Volkswagen vem dominando a competição.

Com quatro duplas inscritas na prova, Nasser Al-Attiyah (Catar) e Timo Gottschalk (Alemanha), vice-campeões da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, terminaram as segunda e terceira especiais na frente e, até o momento, são os líderes. O primeiro triunfo, conquistado no domingo (06), também rendeu aos competidores a honra de dar ao Touareg, carro utilizado pela equipe Volkswagen, a centésima vitória de sua recente – e gloriosa – história.

Com três vitórias nas etapas seguintes, realizadas segunda (07), terça (08) e quarta-feira (09), o supercarro acumula 103 especiais vencidas em seu currículo. Além do impressionante número, o Touareg soma ainda 11 títulos – entre eles, o mítico Dakar (2009) e duas edições do Rally Internacional dos Sertões (2008 e 2009) – e 33 pódios desde 2004, quando iniciou a sua história em competições off road.

Na 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, realizada entre 23 de junho e 03 de julho, a equipe Volkswagen mostrou o seu domínio, ocupando as duas primeiras posições do pódio. A prova, que alcançou a marca de 5.045 quilômetros, cruzou sete Estados do Brasil – Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Não há hoje no mundo carro como o Touareg Race 2. Ele é pensado para ser campeão. Ele mostra na prática que não há absurdos mirabolantes, mas um excelente projeto onde o conjunto funciona de forma eficiente e comprova todo o know how da Volkswagen quando o assunto é carro”, disse o piloto brasileiro Maurício Neves que, ao lado do navegador Eduardo Bampi, defendeu a equipe no Sertões.

Após cinco especiais realizadas no Rally Rota da Seda, Al-Attiyah e Gottschalk totalizam 12h13min44s e são seguidos pelos companheiros de Volkswagen: Carlos Sainz (Espanha) e Lucas Senra (Espanha), atuais campeões do Rally dos Sertões, em segundo; Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul), em terceiro; e Giniel De Villiers (África do Sul) e Dirk Von Zitzewitz (Alemanha), vencedores do Dakar 2009 e da maior aventura brasileira em 2008, em quarto.

O Rally Internacional dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *