Rally dos Sertões: Quadris e motos abrem o Super Prime e agitam público em Goiânia (GO

Robert Naji Nahas (Protótipo), nos quadris, e Felipe Zanol (Honda 450), nas motos, foram os mais rápidos de suas respectivas categorias no prólogo

A máxima do automobilismo de pista de que “nunca se ganha uma corrida na primeira curva, mas pode-se perdê-la”, também vale para as provas off road, ainda mais em uma prova tão longa e difÁ­cil como o Rally Internacional dos Sertões. Nesta terça-feira (10), foi realizado o super prime para decidir a ordem de largada dos competidores na primeira etapa. Ao longo do dia, cerca de 30 mil pessoas passaram pela área do Flamboyant Shopping Center para apreciar as máquinas e pilotos que, a partir desta quarta-feira, percorrerão 4.486 quilÁ´metros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE).

O público goiano foi um verdadeiro show Á  parte. Os cerca de 15 mil lugares das arquibancadas ficaram lotados para acompanhar o super prime, que teve inÁ­cio com os quadriciclos por volta das 20h. Logo na sequência foi a vez das motos. O campeão das duas rodas em 2001, Thiago Fantozzi (KTM 450) enalteceu a vibração da torcida.

“O maior diferencial do prólogo é a energia do público. Dentro da pista você consegue sentir esta vibração! Isto é do caramba! A Dunas (Race, organizadora do Rally dos Sertões) está de parabéns. O clima que foi criado pela empresa ao fazer o super prime aqui em Goiânia pela nona vez é realmente muito legal. A cidade abraçou o rally”, elogiou o paulista.

O mais rápido entre os pilotos em duas rodas foi Felipe Zanol (Honda 450), que cravou a marca de 1min27s10 no trajeto de 1.200 metros. “É minha primeira participação em um rali. Estou acostumado a fazer provas de enduro. A pista do prólogo se encaixou bem ao meu estilo de pilotagem e consegui fazer uma boa prova. Vou focar na navegação, para não me perder neste primeiro dia de rali e manter um bom ritmo”, analisou o competidor.

No prólogo dos quadriciclos o mais rápido foi o bicampeão da categoria, Robert Naji Nahas (protótipo), com o tempo de 1min31s20. Com isso, o piloto garante a honra de ser o primeiro a partir para Caldas Novas (GO), na abertura das dez etapas da 18ª edição da segunda prova fora de estrada mais difÁ­cil do mundo, atrás apenas do lendário Rally Dakar.

Campeão da categoria em 2007 e vice na última edição, Carlo Collet (BRP 800) sabe que um rali longo como o Sertões não se ganha no prólogo. “Claro que faz bem para o ego, mas um rali como o Sertões só começa a se decidir depois da quinta etapa. A prova tem muitos dias e você precisa administrar o equipamento, o fÁ­sico e a mente, principalmente, na etapa maratona. Mesmo chegar Á  etapa maratona 30 minutos atrás do lÁ­der não quer dizer nada, pois tudo pode mudar. Acho que fiz uma boa prova aqui em Goiânia. Meu equipamento não é ideal para este tipo de circuito, por ser muito travado”, analisou.

A 18ª edição do Rally dos Sertões começou nesta terça-feira (10), com a realização do super prime na arena montada ao lado do Flamboyant Shopping Center, em Goiânia (GO), e percorrerá 4.486 quilÁ´metros até o Beach Park, em Fortaleza (CE), dia 20 de agosto. O trajeto deste ano será 95% inédito e contará com 52,7% de especiais, um recorde na história da prova.

Confira o resultado extra-oficial do super prime da Categoria Motos
1- Felipe Zanol (Honda 450) – 1min 27s10
2- Zé Hélio (BMW 450) – 1min28s20
3- Ike Klaumann (Honda 450) – 1min29s10

Confira o resultado extra-oficial do super prime da Categoria Quadris
1- Robert Naji Nahas (Protótipo) – 1m31s20
2- Tom Rosa(Yamaha 450) – 1min31s20
3- Francinei Souza Costa (Yamaha 700) – 1min32s70

Veja como será a quarta-feira (11/08) do Rally Internacional dos Sertões:
1º etapa – Goiânia (GO) – Caldas Novas (GO)
Deslocamento Inicial: 34 km
Trecho Especial: 133 km
Deslocamento Final: 36 km
Total: 203 km