Rally Dakar: Can-Am Maverick X3 é destaque dos UTVs após 3 etapas

Dupla peruana lidera a categoria; Brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin avançam na prova em quinto lugar da tabela

Com apenas três dias de disputas, o 40º Rally Dakar já deixou muitos competidores pelo caminho. A terceira etapa trouxe mais areia entre Pisco e San Juan de Marcona e incluiu 504 quilÁ´metros de desafios (296 de trechos cronometrados), nesta segunda-feira (8). O veÁ­culo Can-Am Maverick X3 dita ritmo na categoria para UTVs, com a liderança de Juan Carlos e Javier Uribe, do Peru. Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin também seguem firmes, em quinto lugar.

O roteiro reserva mais emoções nas dunas peruanas nesta terça-feira (9). A quarta etapa será disputada em laço na região de San Juan de Marcona, com 444 quilÁ´metros de percurso – 330 deles de especiais. Segundo a organização, haverá dunas de todos os tamanhos e muita exigência na navegação. O Rally Dakar ainda passa pela BolÁ­via e pela Argentina, que será palco da chegada no dia 20 de janeiro, na cidade de Córdoba. O percurso total inclui mais de oito mil quilÁ´metros.

“O Rally Dakar começou a mil, com muitas dificuldades”, contou o experiente piloto Reinaldo Varela. “Depois de vencer a segunda etapa, tivemos problemas nesta terceira especial, mas conseguimos superar e completar o dia. O Rally Dakar é assim mesmo, é preciso pensar etapa a etapa e seguir em frente. Tem muito para acontecer”, continuou o paulista, que participa da prova pela sétima vez. O navegador catarinense Gugelmin reforçou: “O nosso foco é no que está por vir, para continuar na briga pelo tÁ­tulo dos UTVs”.

Entre os quadriciclos, na classe G3. 2 2, o domÁ­nio é do veÁ­culo Can-Am Renegade. A divisão apresenta dobradinha argentina, com o lÁ­der Daniel Mazzucco seguido por Martin Sarquiz. O polonês Kamil Wisniewski, o argentino Pablo Novara e a boliviana Suany Martinez completam o Top 5 da classe a bordo do quadriciclo Can-Am Renegade.