Rally Dakar: Tudo pronto para a largada

Único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross Country, Reinaldo Varela quer a vitória.

Já está tudo pronto para a largada do 32º Rally Dakar. Depois de três dias de vistorias administrativas e técnicas, os 382 veículos aprovados já estão no parque fechado no “Dakar Village”, em La Rural, centro de eventos em Buenos Aires (Argentina).

“Está tudo ok. Fizemos um pequeno treino nos arredores de Buenos Aires para os ajustes finais em nossa Mitsubishi Pajero Full e depois as vistorias. Agora é aguardar até amanhã (sexta-feira) para começar a acelerar”, avisa Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/ Blindarte), único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross-Country (2001), modalidade do mais difícil rali off-road do mundo.

A largada promocional será às 16 horas de 1º de janeiro, na região do Obelisco, na Avenida 9 de julho, na capital portenha. O Rally Dakar Argentina Chile terá um percurso total de 9.030 km, com 14 Especiais cronometradas que totalizam 4.810 km em 16 dias de competição.

“Será uma prova dura, mas estamos preparados. Como é uma competição que mescla tipos diferentes de veículos, vou atrás da vitória na minha corrida”, confia Varela, que tem um segundo lugar em quatro participações no Dakar. Ele está inscrito na categoria T2 a gasolina, na qual os carros são originais e de produção comercial.

O Rally Dakar vai passar pelas cidades argentinas de Buenos Aires, Colón, Córdoba, La Rioja, Fiambalá, San Juan, San Rafael e Santa Rosa. No Chile o percurso contempla Copiapó, Antofagasta, Iquique, La Serena e Santiago. Os competidores atravessarão duas vezes a Cordilheira do Andes, chegando a 4,726 metros acima do nível médio do mar, e por quatro dias enfrentarão o Deserto do Atacama, considerado o mais seco do mundo.

“Não é só o carro que sofre. Temos que ter um preparo físico muito bom, e um controle emocional fantástico. Esta é uma prova que você não vence, os outros é que perdem. A vitória sempre fica para quem teve menos problemas e erros”, explica Varela, que terá como navegador Erley Ayala, justamente o mecânico responsável pela preparação do carro.

Em 25 anos de rali, Reinaldo Varela é pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country, tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, pentacampeão Brasileiro e Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade, além do inédito titulo Mundial de Cross-Country. Em 2009 foi o piloto que venceu mais provas da modalidade no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *