Rally Dakar: Volkswagen amplia liderança

Piloto da Volkswagen, Sainz, amplia liderança no “Dakar”.

A Volkswagen continua na liderança do Rally Dakar 2010, após concluir a sexta das 14 etapas da competição, com três veÁ­culos Race Touareg. A dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz (E / E), que assumiu a liderança ontem (6/1), ampliou sua vantagem de 4min 37s para 15min 24s. Seus companheiros de equipe Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q / D) e a dupla Mark Miller / Ralph Pitchford (E.U.A. / ZA) asseguraram a segunda e a terceira colocação respectivamente a bordo de outros Race Touareg.

Quase no final da etapa de 418km de Antofagasta para Iquique, no deserto chileno do Atacama, a dupla Miller/Pitchford preprarava-se para assumir o segundo lugar no ranking geral. No entanto, nos últimos 25 quilÁ´metros, a vantagem temporária na classificação geral de 3min19s sobre Al-Attiyah foi revertida para uma diferença de 2min 23s atrás desse piloto.

A Volkswagen, no entanto, registrou um acidente na sexta etapa: A dupla brasileira MaurÁ­cio Neves / Clécio Maestrelli ficou fora da competição após um capotamento com seu veÁ­culo. O piloto e o co-piloto estão em bom estado, considerando as circunstâncias do acidente. MaurÁ­cio Neves foi levado para um hospital para uma avaliação completa.

Kris Nissen (diretor da Volkswagen Motorsport)
“No âmbito da competição, o dia corria bem para todos nós. Os três Race Touareg passavam muito bem por essa etapa apesar das extremas dificuldades mencionadas pelos pilotos. A navegação era difÁ­cil e o tipo de areia fina (“fesh-fesh”) exigia muita habilidade dos motoristas. Amanhã teremos de enfrentar um percurso de 600 quilÁ´metros, o maior de todos, antes do dia de descanso. A etapa de hoje trouxe um choque para todos nós: nossa dupla brasileira sofreu um sério capotamento. Enquanto o co-piloto Clécio Maestrelli não sofreu ferimento, o piloto MaurÁ­cio Neves reclamou de dores no peito e, portanto, foi levado para um hospital para um exame médico. O fato de que nenhum deles sofreu qualquer lesão grave mostra que o veÁ­culo Race Touareg’ é muito forte e resistente.”