Rally dos Sertões: Campeões comentam o roteiro da 18ª edição

Edu Piano, Zé Hélio e Reinaldo Varela foram alguns dos destaques que prestigiaram o Briefing que anunciou o percurso deste ano

Na noite desta segunda-feira (07/06), a Dunas Race divulgou o roteiro da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões. A prova será disputada entre 10 e 21 de agosto e cruzará seis Estados brasileiros, partindo de Goiânia (GO) até Fortaleza (CE). O trajeto, que promete ser um dos mais técnicos dos últimos tempos, também inclui as cidades de Caldas Novas (GO), Unaí (MG), Alto Paraíso (GO), Dianópolis (TO), Palmas (TO), São Felix do Tocantins (TO), Balsas (MA), Teresina (PI) e Sobral (CE).

A edição 2010 do Rally dos Sertões percorrerá 4.437 quilômetros, sendo que 95% do roteiro é inédito e apresenta 56% de trechos cronometrados. Atual tricampeão nos caminhões, o piloto Edu Piano correrá pela primeira vez entre os pesados e se mostra ansioso para a disputa. “Todo ano a Dunas se supera, e nessa temporada o percurso deve ser bem duro. As dificuldades mostradas no briefing sugerem isso. A especial de Palmas deve ser a etapa mais dura, já que o deslocamento é grande. Óbvio que vamos buscar a vitória, mas estou consciente que o objetivo é terminar a prova na nova categoria”, afirmou o piloto da Ford Racing Trucks.

Pentacampeão nas motos, José Hélio não se preocupa com os obstáculos que encontrará pelo caminho. “Só pelo briefing não dá para se ter muita noção, mas já sabemos o tempo que a prova vai durar, e posso dizer que gostei do que vi. Quanto ao mata-burro que nos foi mostrado na apresentação, já estamos acostumados, mas realmente assusta quem não conhece. Em alguns dias de competição, passamos por mais de 300 destes. A cada propriedade há um”, declara o piloto da BMW. “A etapa maratona vai ser muito legal, acho que é a maior maratona da história do Rally dos Sertões, e deve ser um divisor de águas dentro desta edição”, concluiu.

O experiente Reinaldo Varela disputará o Rally dos Sertões pela 16ª vez e terá um motivo especial durante a competição. “Como já participo há um bom tempo, não me surpreendo tanto. Essa edição será especial porque vai ser a primeira vez que vou correr o rally inteiro com meu filho, que vai competir nos quadriciclos”.

Rodrigo Varela, de apenas 19 anos, estreou em 2009 na principal aventura brasileira, correndo o Sertões Experience. “Essa é a primeira vez que vou fazer o Sertões inteiro. Acho que o roteiro deste ano ficou muito bom e bem gostoso para guiar. Os deslocamentos estão menores e teremos com certeza o piso certo, dentro do possível, para os quadris. A prova vai ser desgastante e exigir muito controle do equipamento. A etapa Maratona deve ser a mais difícil, especialmente para mim, porque nunca andei no Jalapão”, finaliza o piloto dos quadris. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *