Rally dos Sertões: Paulo Nobre confirma participação

(Depois de ficar dois anos fora da competição, representante brasileiro no Campeonato Mundial de Rali (WRC) voltará as competições off-road ao lado do navegador Luiz Palú. Eles estarão a bordo de uma BMW X3 da equipe alemã X-Raid)

Depois de muitos rumores, o paulista Paulo Nobre (Link Trade), o Palmeirinha, confirmou sua participação na 18ª edição do Rally dos Sertões. Nobre terá como navegador o paranaense Luiz Palú e o equipamento utilizado será uma BMW X3 preparado pela equipe X-Raid, representante da montadora alemã nas competições off-road e onde Nobre correu entre os anos de 2006 e 2008.

“Estou super feliz de voltar a correr o Sertões depois de dois anos fora. Durante esse tempo, eu sempre tentei voltar e tive as minhas expectativas frustradas. No inicio de 2010 eu comecei a trabalhar numa possibilidade, mas não deu certo. Quando já tinha desencanado e estava me preparando para correr uma prova do Sulamericano no Peru, meu manager me ligou e disse que tinha uma surpresa. Com certeza fiquei muito satisfeito com a vinda da BMW.”, contou Nobre.

Apesar de ter competido por mais de dois anos com os carros BMW, Nobre terá que se readaptar ao veÁ­culo, que teve uma grande evolução nos últimos anos. Os carros da equipe X-Raid são considerados hoje os mais rápidos do cenário off-road, vencendo seis estágios dos 14 realizados no último Rally Dakar. Inclusive, o carro que será conduzido por Nobre/Palú é o mesmo que foi utilizado por Stephane Peterhansell na última edição do Dakar e que foi vencedor de quatro estágios.

O piloto palmeirense comemorou também o retorno do navegador Luiz Palú, o que vai promover a volta da dupla que conquistou o 3º lugar na Campeonato Mundial FIA de Rally Cross Country de 2006. “A principio o meu navegador seria o português Filipe Palmeiro, com quem corri os últimos anos de BMW, mas infelizmente, hoje ele está ligado a uma outra equipe que achou por bem não liberá-lo, o que eu, apesar de muito triste, entendo perfeitamente. Nessa situação, acabei pedindo a ajuda do Palú, com quem já andei de BMW algumas provas do Mundial e corri o Sertões em 2006. E ele, mesmo parado há alguns anos, deu um jeito de viabilizar sua participação no Sertões deste ano. O Palu, além de um grande amigo é um navegador experiente, um “MacGyver” na mecânica e é alguém com quem me sinto muito a vontade em fazer uma prova desta importância”, disse o piloto.

Mas Paulo descarta que seja o grande favorito ao triunfo no Rally dos Sertões deste ano. “Desde 2003, quando liderei o Sertões pela primeira vez, me permito o sonho de vencer esta prova, mas para ganhá-la não basta ter um grande carro, um grande navegador e uma grande equipe. Precisa que os deuses do rali queiram. Chego este ano com o sonho mais vivo do que nunca, porém, com o objetivo de me divertir, sem pressão nenhuma”, concluÁ­u.

A BMW X3 que será utilizada por Nobre e Palú já está no Brasil, aguardando apenas a liberação na alfândega, o que deve acontecer nesta quarta-feira. O carro e a equipe de apoio da Palmeirinha Rally, formada porbrasileiros e estrangeiros, seguirá para Goiânia, GO, no fim de semana. Na terça-feira (10/08) o Rally dos Sertões terá inÁ­cio com a realização do Super Prime em frente ao Shopping Flamboyant. No dia seguinte, pilotos e navegadores partirão com destino a Caldas Novas, na primeira das dez etapas que formarão a edição deste ano. A chegada será no dia 20 de agosto em Fortaleza, CE.