Rally: Poeira e muita areia marcaram a 8ª edição do Rally Ecológico

Rally Ecológico 2009 contou com a participação de 83 equipes, que percorreram trilhas entre Cuiabá e Poconé, MT, em cerca de 400 quilÁ´metros de prova.

E a previsão do tempo errou de novo! Quem esperava chuva na 8ª edição do Rally Ecológico, só viu poeira e muita areia pela frente. A prova aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, e reuniu 83 equipes, nas categorias Motos, Quadriciclos, Carros 4×4 Máster e Novatos e 4×2, que fizeram um roteiro de aproximadamente 400 quilÁ´metros entre Cuiabá e Poconé, no Pantanal matogrossense.

A trilha da primeira etapa, de 250 quilÁ´metros, exigiu atenção dos navegadores e perÁ­cia dos pilotos. No meio do caminho, paisagens únicas e animais tÁ­picos da região, como os Tuiuiús.

Determinados trechos, onde o nÁ­vel da água já chegou a 1 metro e meio, agora estão completamente secos. Sinal de que o clima no Pantanal também está mudando! Mas nem por isso o grau de dificuldade diminuiu. Saiu de cena a água e entraram os areiões com quase meio metro: prato cheio para tombos de pilotos nas motos e grandes armadilhas para os menos experientes.

Depois de sete horas de navegação, os participantes chegaram Á  Fazenda Santa Edwirges do Boqueirão para o pernoite; mas antes do descanso foi preciso atravessar os atoleiros do percurso com o pé embaixo no acelerador. Esses obstáculos eram fundos o suficiente para “engolirem” alguns carros, que foram socorridos pela equipe de apoio chefiada por Haroldo Pires e Tairone Conde.

Na chegada, ainda com o sol a pino e um calor de 36 graus, hora de montar acampamento e contemplar o belo pÁ´r do sol, num ambiente tÁ­pico de fazenda, com grama por toda a parte e uma ampla área para acampamento.

Para o local foram levadas tendas que abrigaram o restaurante. Toda a renda das bebidas e refeições foi revertida a entidades filantrópicas e assistenciais de Poconé. Os participantes doaram 50 cestas básicas a Creche Vovó Mazinha e a APAE de Poconé. MÁ´nica Dorileo, diretora Creche, recebeu as doações.

No domingo, foi feito o percurso de volta Á  capital matogrossense (150 quilÁ´metros de disputa), no qual os off-roaders encararam um trecho pesado com bastante areia, de pelo menos 60 quilÁ´metros.

Surpresas no resultado desta grande aventura pantaneira. Na Carros 4×4 Máster, os campeões foram Antonio Cássio da Costa e Berg Barros. Na 4×4 Novatos, os primeiro lugar ficou com Arnaldo Matheus Casconetto e Mateus Eduardo Medina. Na categoria 4×2, venceram Diego Leonel Butinhoni e José Leonel Butinhoni, conquistando o “tri”. Na recém criada Batom, Jane Simoni Borges de Mello e Jucelia Rocha da Costa faturaram o troféu.

Entre os quadriciclos, melhor para Diego Alonso dos Reis. Na Moto Máster, Claudio Cezar Calciolari Júnior foi o vencedor. Por fim, Moisés Arantes Morgado vibrou muito com o primeiro lugar na Moto Novato. “Até que enfim”, disse no pódio.

Plantio de mudas

Na manhã de domingo, a organização fez jus ao nome da prova mais famosa do Centro Oeste. Foram plantadas mudas de árvores no parque florestal da cidade de Poconé e na Praça da Matriz.

Antes da largada do último trecho, a coordenação do evento visitou o parque e viu imagens impressionantes dos estragos provocados pela atividade mineradora na região, nos últimos 40 anos. Onde os homens e máquinas perfuravam a terra, extraindo o ouro, ficou um grande buraco. Toda a área está sendo recuperada com a implantação do parque e um viveiro de mudas de plantas tÁ­picas funciona no local.

O contraste serve de alerta para as novas gerações, mas também deixa claro que ao longo de décadas o poder econÁ´mico superou a conscientização ambiental e calou as autoridades, na época, corruptas e incompetentes, para evitar que a cidade toda, por pouco, não fosse destruÁ­da pela ganância.

Classificação do 8º Rally Ecológico

4×4 Master

1º Antonio Cássio da Costa e Berg Barros (Goiânia, GO), 29 pontos
2º Braz Cesconetto e Rafael Fagundes ((Rondonópolis / Várzea Grande, MT), 28 pontos
3º Luiz Fernando Martelli e Marcel Carlos Martelli (Jaciara, MT), 26 pontos
4º Angelo de Lima e Giancarlo Ferreira Vasconcelos (Cuiabá, MT), 25 pontos
5º Dalmi Fernandes Júnior e Moisés Salomão (Cuiabá, MT), 21 pontos

4×4 Novato

1º Arnaldo Matheus Cesconetto e Mateus Eduardo Medina (Rondonópolis/Sinop, MT), 30 pontos
2º Waldomiro Teodoro Junior e Edimara Santos Anjos (Sinop, MT), 26 pontos
3º Jun Sakamoto e Gustavo Okde Carvalho (Cuiabá, MT), 25 pontos
4º Marcio Henrique de Souza e Julianna Chaves Ayres (Cuiabá, MT), 25 pontos
5º Edson Luiz Zanchet e Graciela Aparecida Carloto Zanchet (Campo Verde, MT), 24 pontos

Quadriciclo

1º Diego Alonso Dos Reis (Varzea Grande, MT), 30 pontos

4×2

1º Diego Leonel Polentini Butinhoni e José Leonel Butinhoni (Cuiabá/Várzea Grande, MT), 30 pontos
2º Ricardo Marcio Zeferino e Renan Andre Zeferino (Várzea Grande, MT), 28 pontos
3º Oriana Paes De Barros e EmÁ­lio Martins Alves (Cuiabá, MT), 26 pontos
4º Ney Alves Da Cruz e Samoel Rocha Silva (Cuiabá, MT), 23 pontos
5º Alessandro Jamberci e Edinéia Miatello do Carmo (Cuiabá, MT), 12 pontos

Batom

1º Jane Simoni Borges De Mello e Aba Rocha da Costa (Cuiabá, MT), 30 pontos

Moto Máster

1º Claudio Cezar Calciolari Júnior (Cuiabá, MT), 29 pontos
2º Raul Cezar Salvador (Cuiabá, MT), 29 pontos
3º Silvio Augusto Lopes (Várzea Grande, MT), 26 pontos
4º Adailton Rodrigues da Silva (Cuiabá, MT), 24 pontos
5º Wagner Miranda de Castro (Cuiabá, MT), 0 pontos

Moto Novato

1º Moisés Arantes Morgado (Cuiabá, MT), 30 pontos
2º Gabriel Vinicius Macedo (Cuiabá, MT), 27 pontos
3º Helbert Jose Barbosa (Cuiabá, MT), 26 pontos
4º José Jurandir de Lima Junior (Cuiabá, MT), 22 pontos
5º Alysson Silva Moura (Cuiabá, MT), 22 pontos