Rally: Rally dos Pinhais foi usada como treino para os Sertões pela X Rally Team

A X Rally Team apesar do resultado avalia como positiva a prova do Rally dos Pinhais que aconteceu de 27 a 30 de abril, nas cidades de São Carlos e Itirapina, que valeu para a 3ª, 4ª e 5ª etapas do Campeonato Paulista de Rally Cross Country. O maior objetivo da equipe paulista foi de preparar seus carros e verificar a resistência dos equipamentos para a maior disputa do ano que será o 15º Rally Internacional dos Sertões em agosto. Os carros das duplas, Cristian Baumgart/Beco Andreotti (206) e Marcos Baumgart/Gabriel Foltram (233), desde o início da temporada 2007 têm recebido alterações que estão sendo postas à prova e a etapa do fim de semana prolongado foi importantíssima e satisfatória.

A dupla vencedora dos três dias de provas foram Fellipe Bibas/Clécio Maestrelli, nos Carros e Amable Barrasa/José Papacena, nos Caminhões. Os competidores enfrentaram quase 400 km de trechos cronometrados, divididos em três especiais cada dia e passou pelas fazendas Usina da Serra/Cosan, Sapoti, Santa Fé I e II e por fim pela pela fazenda Horto Florestal de Itirapina. A maioria das equipes presentes na disputa aproveitou para testar seus carros para o Rally dos Sertões, pois a variedade de pisos e as demais características do percurso foi propício.

No carro do piloto Cristian Baumgart, campeão de 2005 do Paulista Cross Country e vice-campeão da segunda etapa deste ano, foram verificados problemas na turbina do motor, câmbio e alimentação de óleo pela bomba de combustível. Já no veículo do seu irmão Marcos, que após a etapa de Franca, recebeu ar condicionado, recuo do motor, nova embreagem, instalação de dois radiadores, novo posicionamento do intercooler, novo coletor com mudança de posição da turbina, pistões reforçados da Mahle, reposicionamento da bomba mecânica, permitindo maior potência do motor, instalação de ar condicionado e ainda, sistema de resfriamento dos discos traseiros, ainda foi trocado câmbio no primeiro dia do Rally dos Pinhais. Ainda a checagem de freios, suspensão, diferenciais, pneus e rodas foram feitos.

A X Rally Team andou forte e testou os dois Mitsubishi L200 Evolution, nos percursos que havia cascalho, muitas pedras, saltos, muita areia, lama e terra batida, canavial, reflorestamento de pinho, além de referências de velocidade variadas e muito próximas. Exigiu bastante entrosamento piloto e navegador, técnica e ainda, sensibilidade para perceber o que ocorria com o equipamento.

O melhor resultado da equipe foi no terceiro dia, válida para a 5ª etapa, com a segunda colocação na categoria Pro, com a dupla, Marcos Baumgart e Gabriel Foltram, na soma dos três dias ficaram com a 5ª posição na geral na categoria. “Nos dois primeiros dias andamos mais forte para o teste de resistência e no último dia fizemos a prova mais redondinha para observar como o carro realmente está após todas as mudanças. O conjunto foi testado: piloto, navegador e carro. Até existe muita coisa a ser feita e avaliada”, ressaltou o piloto Marcos Baumgart., campeão do Rally dos Sertões no ano passado com o navegador Beco Andreotti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *