Rally: Sertões 2009 é prova de resistÁªncia e superação para única dupla feminina

Mesmo com adversidades que surgiram durante a prova, Helena Deyama e Joseane Koerich buscam forças para chegar ao final do rali.

No ano em que comemora dez participações no Rally dos Sertões, a piloto Helena Deyama vem usando de toda sua experiência nas edições anteriores para superar todos os obstáculos, e seguir em frente na 17ª edição do Rally dos Sertões. Após seis etapas disputadas, ao lado da navegadora Joseane Koerich, Heleninha já tem muita história para contar, e juntas pretendem seguir em frente, até a última etapa, que termina em Natal, no dia 03 de julho.

A saga da dupla da equipe Luart Rally teve inÁ­cio em 24 de junho, quando partiram de Goiânia na primeira etapa, com destino a Santa Helena. Ao todo, em seis etapas, foram percorridos 3.290 quilÁ´metros, entre deslocamentos e especiais, entre três estados: Goiás, Tocantins e Bahia. Nesta terça-feira, as equipes seguem de Barras (BA), com destino a Petrolina (PE), em prova válida pela 7ª etapa.

Mesmo com o pensamento de poupar o equipamento desde o começo, o desafio não tem sido fácil para Heleninha e Josi, uma verdadeira luta para chegar ao final. “No segundo dia, quebrou tudo: suspensão traseira, barra estabilizadora, o cardan traseiro. Estava tudo ruim, até que não deu mais para seguir em frente, pois vazou óleo da embreagem, e ficamos esperando o apoio nos buscar Á  noite”, relembrou Helena.

“No terceiro dia, foi o amortecedor traseiro que nos deixou na mão. Se forçasse um pouco, a roda abria. Ficamos nessa de parar para arrumar, e tentar prosseguir. Foi assim até o final da especial, porém não teve jeito e forfetamos a etapa”
, contou.

Um pensamento que acompanhou a dupla nos momentos de dificuldade era que o rali estava apenas começando. “Como ainda tinha muita prova pela frente, nos animamos e continuamos levando isso como experiência”, disse Helena, que contava sempre com o incentivo da equipe de apoio, que lutava para acertar os problemas e deixar a Mitsubishi Pajero TR4 da dupla pronta para seguir em frente.

“Na nossa cabeça é superação e esperança. Uma dando força para a outra. Vamos levar o carro até Natal. Está sendo muito duro, nunca passamos por essa situação, sempre andamos na frente, e agora estamos tendo que largar lá atrás, mas somos persistentes”
, enfatizou a experiente piloto, que além dos dez anos de sertões, completa em 2009 15 de off-road.

PILOTO ECOLÁ“GICO?

Foi o apelido que Josi, navegadora de Helena Deyama deu para a piloto no Rally dos Sertões. “Apareceram bichos de toda espécie na nossa frente e de tudo quanto que foi jeito. Os animais pareciam kamikazes, era cachorro, cabrito, vaca, cavalo, siriema, galinha e outros desconhecidos por nós. TÁ­nhamos que desviar deles o tempo todo, um bichinho gordinho nos que não sabemos identificar a espécie e o apelidamos de bolinha foi engraçado demais, apareceu no meio do trecho e rolou na nossa frente”, contou Helena.

Continuou. “O pior foi um boi que enfiou a cabeça do nada, tive que subir um barranco para não acertá-lo. Parecia uma perseguição, pois invadimos a ‘praia’ deles. Mas, estou invicta, sem machucar nenhum bichinho, por isso a Josi me deu o apelido de piloto ecológico”, disse a piloto que passou maus bocados ao lado da navegadora Joseane Koerich nos cinco primeiros dias de prova.

Confiante de que o pior já passou, a dupla parte para a sétima etapa, serão mais 543 quilÁ´metros até Petrolina. Helena e Josi esperam contar com a sorte, e que desta vez tenham a chance de concluir a especial sem que nenhum problema atrapalhe a prova.