Skip Barber East Series: Vitória escapa das mãos de Thiago Calvet

Depois de ter dificuldades para acertar o carro durante os testes de quinta e sexta feira, Thiago Calvet (Alfaparf Milano) conseguiu um segundo lugar no grid de largada, para a primeira corrida do fim de semana, eqivalente a 5ª etapa do Skip Barber East Series em Road America, nos EUA.

“Demorou um pouco para achar o melhor setup do carro, estava 8 décimos atrás do melhor tempo da semana. Acabamos indo para o qualifyng com um acerto que não tivemos tempo de testar nos treinos, seguimos nossos instintos, o que deu bastante certo”, afirma.

Na tomada de tempo, no sábado, mesmo tendo problemas de cambio logo no inicio, o brasileiro conseguiu o segundo melhor tempo do dia, há apenas 7 milésimos do americano Corey Lewis. “Logo que sai para a volta de aquecimento da classificação vi que a 5ª marcha não entrava. Tivemos a sorte do treino classificatório ser interropido logo no início, devido a um acidente, o que deu tempo suficiente para a equipe conseguir resolver o problema e eu voltar a pista”.  

A primeira corrida do final de semana, 5ª etapa do campeonato, disputada no mesmo dia da classificação, prometia já que os dois primeiros no grid estavam virando praticamente iguais. Logo na largada os três primeiros, Calvet, Lewis e Zebede, fizeram a curva 1 literalmente lado a lado, quase provocando um incidente. Dai então traçaram uma briga emocionante, até que o brasileiro e o americano abriram dos demais competidores. “Eu e Corey começamos a nos ajudar através do vácuo e com isso conseguimos abrir muito”, confessa.

O piloto da Alfaparf Milano estava na 2ª posição, embutido no americano e há 4 voltas do final da corrida, na curva 7, escapou e perdeu o controle do carro batendo no muro. “Estavamos andando juntos e trocando posições, os dois tinham chance de ganhar. Esta curva é completamente “flat”, meu carro acabou escorregando para fora da pista e ao tentar corrigir acabei rodando e batendo no muro de dentro. Ao menos consegui arrastar o carro até o fim do corrida para não largar tão de trás na 2ª prova do fim de semana”.

Largando em 12º, posição que chegou no sábado, Calvet tinha que vir com a “faca nos dentes” para a 6ª etapa, no domingo, e foi o que fez. Na largada já conquistou quatro posições, pulando para 8°, na terceira volta já era o quarto. O piloto carioca ainda foi ajudado por um acidente que provocou a entrada do Pace Car, possibilitando que os carros se juntassem novamente. Na relargada ganhou mais uma posição e logo chegaria à liderança da corrida onde permaneceu durante boa parte da prova. No inicio da ultima volta o piloto da Alfaparf Milano foi ultrapassado pelo piloto da Costa Rica, Freddie Zedebe. Os dois protagonizaram uma bonita disputa, acompanhada de perto por Corey Lewis. Até que ao tentar assumir a liderança definitivamnete, Calvet acabou rodando. “A ultima volta realmente foi muito disputada. Fui ultrapassado na reta por Fredie assim que recebi a bandeira branca e depois por Lewis. No fim da reta oposta, na Canada corner, estavamos os três novamente lado a lado. Tentei passar os dois por dentro e acabei colocando duas rodas na grama. Ao frear meu carro balançou e acabei tocando Fredie, rodando e atolando na brita. Mais uma vez podia ter ganho mas acabei indo muito forte para a disputa.” lamenta o piloto da Alfaparf Milano.

A prova de que realmente a vitória poderia ser verde e amarela, mais uma vez nos EUA,  são as melhores voltas nas duas corridas,  feitas por Calvet.

Com esses resultados o carioca caiu de 2ª para a 6ª posição do campeonato. “Infelizmente  a vitória escapou das minhas mãos duas vezes neste fim de semana. Agora tenho que manter a cabeça erguida e já pensar na proxima corrida, em Atlanta, daqui a duas semanas”.

Resultados 5ª Etapa:
1- Corey Lewis(EUA)
2 -Freddie Zebede (COS)
3- Kim Kristian (EUA)
4- Scoth Panzer (ENG)
5 –Micheal Melvin(EUA)
12- Thiago Calvet (BRA)

Resultados 6a Etapa:
1- Freddie Zebede(COS)
2- Corey Lewis(EUA)
3- Kim Kristian(EUA)
4- Michael Furfari(CAN)
5- Jim Normam(EUA)
14- Thiago Calvet(BRA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *