GT3 Brasil: Perda da liderança não preocupa Ricardo Rosset

Ex-piloto da equipe Arrows de Fórmula 1 acredita que a temporada tenha provas cada vez mais competitivas, mas espera retomar Á  primeira posição na tabela já na etapa de São Paulo.

Duas semanas depois de encerrada a terceira rodada dupla da temporada, o ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Rosset fez uma análise otimista da condição de sua equipe na disputa pelo tÁ­tulo do TelefÁ´nica Speedy GT3 Brasil. Embora a GT Racing tenha perdido pela primeira vez a liderança na tabela para a dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis, da A.Mattheis Motorsport, ele encara com naturalidade a situação vivida após a rodada dupla de BrasÁ­lia, e espera recuperar a primeira posição na tabela já nas provas de São Paulo. As corridas na capital paulista estão marcadas para os dias 12 e 13 de julho.

Correndo em dupla com Walter Salles, com quem divide o cockpit do Ford GT V8 desde o inÁ­cio do campeonato, Rosset acumula três vitórias e um segundo lugar na temporada, mas carrega dois abandonos que foram determinantes para a perda da liderança na classificação geral. O primeiro ocorreu em São Paulo – em virtude da quebra do extrator do carro, ocorrida após um toque recebido na traseira. O outro abandono foi em BrasÁ­lia, por quebra de motor. Não fossem estes contratempos, a liderança do campeonato poderia ser uma realidade para a dupla, na opinião de Rosset.

“A temporada terá provas cada mais difÁ­ceis de agora até o fim do ano, mas temos condição de reassumir o primeiro lugar. Conquistamos uma boa vitória na segunda corrida de BrasÁ­lia, e isso mostrou que nossa dupla está forte o suficiente para brigar na frente. Infelizmente abandonamos duas corridas em que tÁ­nhamos chances reais de chegar ao pódio, e isso nos atrapalhou bastante. Mas acredito que podemos deixar a etapa de Interlagos na primeira posição”, declarou Rosset.

A dupla da GT Racing deve estar ainda mais competitiva na prova paulista em virtude da chegada de um novo jogo de amortecedores para o Ford GT, que já estavam instalados na unidade conduzida por Xandy Negrão e Andreas Mattheis no Distrito Federal.

“Como o carro do Xandy e do Andreás era novo em BrasÁ­lia, ele já dispunha do amortecedor com nova calibragem”, explicou Rosset. “Nós recebemos esse componente no sábado daquela etapa, e o terÁ­amos usado na prova de domingo se não tivéssemos sofrido a quebra de motor, que consumiu todo o tempo da equipe. Com a nova calibragem, os amortecedores equalizam melhor o balanço do carro e resolvem alguns problemas de aderência, o que será bastante importante em São Paulo”, acrescentou.

Na tabela de classificação do campeonato, Xandy Negrão e Andreas Mattheis somam 44 pontos, contra 38 da dupla Ricardo Rosset e Walter Salles. Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann ocupam o terceiro lugar, com 24. Os irmãos Wagner e Fabio Ebrahim estão em quarto, com 22, enquanto Cláudio Ricci e Rafael Derani ocupam a quinta posição, com 19.