Skip Barber: Felipe Polehtto volta às pistas em New Jersey

Brasileiro segue com boas chances de título na categoria nos Estados Unidos.

O piloto Felipe Polehtto chega nesse fim de semana (11 a 14) a New Jersey para mais uma rodada dupla em busca do título da Skip Barber National. A quinta e a sexta etapas acontecem no New Jersey Motorsports Park. Polehtto está em segundo no campeonato, com 125 pontos, apenas um atrás do líder Connor De Phillipi.


“A expectativa para as provas é boa. A pista tem muitas curvas de média para baixa velocidade e uns trechos bem técnicos, eu acho que combinam muito bem com meu estilo de pilotagem. A pista também tem muitos pontos de ultrapassagem, por isto é importante fazer uma boa tomada de tempo para largar o mais na frente possível”, explicou Felipe.


Nas quatro corridas deste ano, o piloto de 19 anos terminou sempre no top-5. As últimas etapas que Felipe disputou foram em abril (25 e 26) na Virginia, sendo que ele conquistou a pole nas duas corridas do fim de semana, foi terceiro em uma e venceu a outra. “Ficar mais de um mês sem correr faz falta. Você volta sempre um pouco enferrujado, mas após umas cinco voltas já está acostumado novamente. Durante este mês, não tive a oportunidade de pilotar nada, porém estava bem ocupado com as 500 milhas de Indianápolis”, comentou.


Felipe, que mora em Indianápolis há dois anos, acompanhou de perto a tradicional prova das 500 milhas. “É algo muito interessante. A sensação, só de estar no Speedway, já é algo fantástico. Correr então deve ser o máximo. Espero poder participar da prova no futuro e possivelmente lutar e conquistar várias vitórias”. Na cidade de Indiana, ele também frequenta a Universidade de Indianápolis, onde cursa Engenharia da Competição Automobilística.


Esse é o segundo ano do carioca na categoria; em 2008 ele chegou a liderar o campeonato, mas terminou em 3º no geral. Além de bons resultados no kart, Polehtto venceu a Seletiva Tony Kanaan no fim de 2005 e foi campeão na temporada de estreia da Stock Jr, em 2006.


Sobre a Skip Barber National


A Skip Barber National é uma respeitada categoria de base de monopostos americana. Além de ser o caminho natural depois do kart, é uma categoria muito disputada e de custo relativamente baixo, mas muito importante no caminho para a Fórmula Indy. “Um dos grandes atrativos é a grande premiação para o campeão, que ganha uma temporada paga na Star Mazda, no valor de $350 mil dólares”, contou Polehtto. Pilotos como Marco Andretti e o brasileiro Raphael Matos, estreante na categoria mais importante do automobilismo nos EUA e vencedor da Indy Lights em 2008, sagraram-se campeões em 2004 e 2003, respectivamente.


As etapas são sempre disputadas em rodadas duplas (em 2009, serão sete, totalizando 14 corridas). O sistema de pontuação premia com 35 pontos o campeão de cada prova, 32 para o segundo, 30 para o terceiro; o quarto recebe 28, o quinto, 26, o sexto, 25, o sétimo 24, e assim por diante até o 24º que recebe 7 pontos. Os pilotos que conquistam a pole também são gratificados com 1 ponto.


Atualmente, Polehtto é o único brasileiro na Skip Barber. Além dele, muitos americanos estão na disputa, entre eles, a jovem Ashley Freiberg, única mulher no grid. Canadá, Irlanda do Norte, Escócia, França, África do Sul, Bélgica, Colômbia e Venezuela também contam com representantes. “O clima entre os pilotos é bom, não existe nenhuma grande inimizade. Mas, geralmente após as corridas, as coisas tendem a esquentar por um tempo”, concluiu Felipe Polehtto.


Confira a programação do fim de semana (horários de Brasília):


Quinta-feira (11):
11h30 às 12h10 – treinos livres
15h30 às 16h10 – treinos livres
18h50 às 19h30 – treinos livres


Sexta-feira (12):
12h30 às 13h00 – treinos livres
17h15 às 18h00 – treinos livres


Sábado (13):
11h15 às 11h45 – treino classificatório para a corrida 1
17h15 às 17h45 – corrida 1


Domingo (14):
11h40 às 12h10 – treino classificatório para a corrida 2
17h15 às 17h45 – corrida 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *