Spyder Race Brasileiro: Mascarello e Carlos Eduardo vencem em Sta. Cruz do Sul

O mato-grossense Raijan Mascarello venceu novamente em Santa Cruz do Sul, mostrando soberania na pista gaúcha; na categoria Light, Carlos Eduardo vence em sua segunda corrida pelo certame.

Depois de vencer a etapa de abertura que acontece em Santa Cruz do Sul no mês de março, Raijan Mascarello (Guerra Motorsport) retornou Á  cidade gaúcha e novamente venceu, agora pela 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race.

Largando na pole position, Mascarello perdeu a ponta para o paulista Fernando Fortes (SP Mec) assumiu a ponta trazendo na segunda colocação Henrique Assunção (RJ Racing); Valter Pinheiro (Guerra Motorsport) saiu do fundo fazendo uma ótima largada, mas errou na curva 1 rodando sozinho.

Na categoria Spyder Race Light, Carlos Eduardo (Cesinha Competições) conseguiu manter a ponta trazendo seu companheiro de equipe e estreante no certame, Jansen Bueno. Peter Jr. (SP Mec), vencedor na abertura, caiu para a terceira colocação na largada.

Na terceira volta Fortes abandona a prova devido a uma mangueira de combustÁ­vel rasgada, abrindo a primeira posição para Mascarello que havia ultrapassado Assunção. Kastropil (Autogiro) é o quarto colocado, seguido por Sergio Martinez (Autogiro) que em Santa Cruz vez seu regresso ao certame nacional de protótipos. Peter Jr. entra no box e abandona a prova, com problemas no eixo traseiro esquerdo do seu protótipo n° 18; com o abandono, o jovem piloto de apenas 17 anos perdeu também a ponta da categoria Spyder Race Light.

Carlos Eduardo que fez sua segunda prova pela categoria travou uma ótima disputa com Sergio Martinez; mesmo não valendo posição no campeonato, devido ao primeiro ser da Spyder Race Light e o segundo Spyder Race.

Na entrada do Safety Car programado, na volta 14, Mascarello passou na primeira colocação, seguido por Henrique Assunção, Ronaldo Kastropil, Carlos Eduardo (lÁ­der da Spyder Race Light), Fúlvio Marote, Jansen Bueno, Luciano Borghesi, Jefferson Leandrini, Valter Pinheiro e Beto Papazissis, que entrou no box para passar a pilotagem para seu parceiro, Humberto Santos.

Raijan Mascarello conseguiu manter a ponta na relargada, seguido por Henrique e Kastropil; Valter Pinheiro, retardatário ficou lado a lado com Assunção, dividindo a curva 1. Lutando com o carro após a troca do motor na noite de sábado, Fúlvio Marote (RJ Racing) rodou sozinho tentando acompanhar os lÁ­deres na volta 18.

Uma volta depois foi a vez de Valter Pinheiro abandonar com problemas no motor; para sair da pista o carioca foi obrigado a cruzá-la, atrapalhando o piloto Carlos Eduardo, até então lÁ­der da Spyder Race Light que perdera a ponta para Bueno.

O estreante aproveitou e abriu, mas com um carro bem equilibrado, na 21ª volta Carlos Eduardo retomou a liderança da categoria; os três pilotos da Cesinha Competições inclusive andaram muito próximos durante as últimas voltas, mas terminaram por cruzar a linha de chega com Carlos vencendo, seguido por Jansen e Borghesi.

Raijan sai de Santa Cruz do Sul com a liderança isolada do certame e vencedor das duas provas de abertura consecutivas; na Spyder Race Light, pódio dominado pela Cesinha Competições, e novo lÁ­der: Luciano Borghesi.

Após  a prova, Mascarello confessou que a vitória foi mais difÁ­cil do que pareceu: “Meu carro começou a falhar desde o começo da prova, não sabÁ­amos exatamente o que estava acontecendo ou se chegaria até o final. Mas tudo deu certo e conquistamos mais essa importante vitória rumo ao tÁ­tulo de 2012”, finalizou o vencedor do protótipo n°15.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race acontece no dia 27 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba (PR).

Confira o resultado da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race:

1º) (15) Raijan Mascarello (MT) – Spyder Race – Guerra Motorsport
2º) (45) Henrique Assunção (SP) – Spyder Race – RJ Racing
3º) (53) Ronaldo Kastropil (SP) – Spyder Race – Autogiro
4º) (17) Carlos Eduardo (PR) – Spyder Race Light – Cesinha Competições
5º) (11) Jansen Bueno (PR) – Spyder Race Light – Cesinha Competições
6º) (45) Luciano Borghesi (PR) – Spyder Race Light – Cesinha Competições
7º) (78) Fulvio Marote (SP) – Spyder Race – RJ Racing
8º) (44) Jeferson Leandrini (SP) – Spyder Race Light – Benfica Competições
9º) (36) Alexandre Papazissis (SP) / Beto Santos (SP) – Spyder Race – RSports

Não completaram:
(06)Valter Pinheiro (RJ) – Spyder Race – Guerra Motorsport
(28) Sergio Martines (SP) – Spyder Race – Autogiro
(18) Peter Junior (SP) – Spyder Race Light – SP Mec
(32) Fernando Fortes (SP) – Spyder Race – SP Mec
(02) Matheus Tercette (MG) – Spyder Race Light – RSports