Stock: briga pelo título na Mobil Super Final começa no fim de semana em Santa Cruz do Sul

Rio Grande do Sul será palco da primeira das quatro provas que irão definir o campeão da principal categoria do Brasil; duas sessões de treinos abrem a programação na sexta

Começa no próximo fim de semana a Mobil Super Final da temporada 2011 da Stock Car. Nas quatro últimas corridas do ano, os dez melhores pilotos da classificação competem pelo título da principal categoria do automobilismo brasileiro. E o palco escolhido para a estreia da fase decisiva foi o circuito de 3.530 metros do Autódromo de Santa Cruz do Sul, localizado na cidade de mesmo nome no Rio Grande do Sul. As atividades da 9ª etapa da Copa Caixa Stock Car começam na sexta-feira, com as duas sessões de treinos.

Na lista dos dez postulantes ao título, Cacá Bueno (Red Bull Racing) é o único que já levantou mais de uma vez o troféu de campeão e busca o tetracampeonato (2006, 2007 e 2009). Já Ricardo Maurício e Max Wilson (ambos da Eurofarma RC) lutam pelo bicampeonato da Stock Car, vencedores em 2008 e 2010, respectivamente.

Sete feras querem pela primeira vez sentir o gosto de dominar a principal categoria do Brasil. Levando-se em conta o nível técnico dos pilotos da Copa Caixa Stock Car e o equilíbrio entre os carros, o título pode valorizar ainda mais o trabalho de Thiago Camilo (Ipiranga RCM), Átila Abreu (AMG Motorsport), Popó Bueno (A.Mattheis), Marcos Gomes (Medley FullTime), Luciano Burti (Itaipava Racing), Daniel Serra (Red Bull Racing) e Allam Khodair (Blau Vogel).

Em 2011, Thiago Camilo é favorito ao título, por conta das três vitórias conquistadas até agora: Curitiba (1ª etapa), São Paulo (7ª) e Salvador (8ª). Ele se classificou em primeiro e entra na Mobil Super Final com 225 pontos na tabela, cinco a mais que Max Wilson, o segundo. Átila Abreu venceu duas vezes, em Ribeirão Preto (3ª) e no Velopark (4ª) e começa a decisão com 216 pontos.

Outro que ganhou duas etapas no ano foi Cacá Bueno, em São Paulo (2ª etapa) e Rio de Janeiro (6ª). Na classificação, Cacá fechou a primeira fase da Copa Caixa Stock Car em quarto, o que lhe garantiu 214 pontos de entrada na Mobil Super Final. Outro vitorioso em 2011 foi Luciano Burti, na 5ª etapa (Campo Grande), mas conseguiu o oitavo lugar (208 pontos) na superfinal só na última corrida da primeira fase.

Atual campeão, Max Wilson não fez pole ou venceu. Foi três vezes ao pódio ocupando o segundo lugar, Curitiba (1ª etapa), Ribeirão (3ª) e Salvador (8ª), e garantiu a segunda posição na Mobil Super Final. O companheiro Ricardo Maurício também espera uma reação nas provas finais, porque marcou dois terceiros lugares (2ª e 4ª etapas) e foi pole em São Paulo (2ª). Ricardinho garantiu o quinto lugar na fase final (212 pontos).

Popó também não saiu na pole ou venceu (foi segundo no Rio) e começa a decisão em sexto (210 pontos), à frente de Marcos Gomes, pole em Curitiba (1ª) e São Paulo (7ª), na Corrida do Milhão BMC. Daniel Serra, o nono (207), fez dois segundos lugares em 2011 (2ª e 7ª etapas), e precisa reagir na Mobil Super Final. Allam Khodair, em décimo, é quem tem menores chances de ser campeão, mas a pole e o segundo lugar em Campo Grande (5ª) mostra que o ‘Japonês Voador’ tem condições de brigar pelo título até o fim, como fez ano passado.

Depois de Santa Cruz do Sul, a Mobil Super Final continuará em Londrina (2/10), Brasília (16/10) e Velopark (6/11). Lembrando que cada um dos dez pilotos na disputa pelo título terão de descartar obrigatoriamente um dos quatro resultados da fase decisiva.

Programação da 9ª etapa da Copa Caixa Stock Car

Sexta-feira, 16 de setembro
8h – briefing obrigatório com Diretor de Prova para fotógrafos e cinegrafistas
11h40 às 12h20 – 1º treino livre da Copa Caixa Stock Car (max. 17 voltas) – grupo 1
12h30 às 13h10 – 1º treino livre da Copa Caixa Stock Car (max. 17 voltas) – grupo 2
15h20 às 16h – 2º treino livre da Copa Caixa Stock Car (max. 17 voltas) – grupo 1
16h10 às 16h50 – 2º treino livre da Copa Caixa Stock Car (max. 17 voltas) – grupo 2

Sábado, 17 de setembro
8h às 8h40 – 3º treino livre da Copa Caixa Stock Car (max. 17 voltas) – grupo 1
9h15 às 9h45 – 3º treino livre da Copa Caixa Stock Car (max. 17 voltas) – grupo 2
11h40 às 12h40 – treino de classificação da Copa Caixa Stock Car

Domingo, 18 de setembro
8h40 às 9h40 – horário promocional / visitação aos boxes
11h35 – largada da 9ª etapa da Copa Caixa Stock Car / Mobil Super Final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *