Stock Car: DF receberá, no domingo, a décima etapa da temporada

A semana é de agito em Brasília para a décima etapa da Copa Nextel Stock Car. Depois de emocionante decisão da Fórmula-1, em São Paulo, agora é a vez da disputa da principal categoria do automobilismo nacional, que vai desembarcar nesta semana em Brasília, mais precisamente no Autódromo Internacional Nelson Piquet. No domingo, dia 9, o DF será palco da segunda prova válida pela Eurofarma Super Final, que apontará o campeão de 2008. A etapa ainda prevê a disputa da oitava e penúltima etapa da Copa Vicar, divisão de acesso da Stock Car. A Rede Globo mostrará a décima etapa ao vivo, a partir das 11 horas, no programa Esporte Espetacular.

A programação oficial começará na sexta-feira, dia 7, com duas sessões de treinos livres para a Copa Nextel Stock Car e para a Copa Vicar, a partir das 9 horas. No sábado, o treino classificatório da Copa Vicar será ás 9h30, com 60 minutos de duração e máximo de 16 voltas para cada piloto. Já a Copa Nextel terá a definição do grid, com a sessão classificatória dividida em três partes, começando às 11 horas.

A Stock Car estará em Brasília pela segunda vez no ano e mais uma vez no traçado externo do circuito. Depois de sediar a segunda etapa, a Capital Federal também será o palco da décima, válida pela segunda das quatro corridas da Super Final – Curitiba, Brasília, Tarumã e São Paulo. Este, aliás, é um aspecto que torna a disputa de domingo ainda mais interessante. Afinal, a briga pelo título segue aberta e os 75 pontos em disputa possibilitam que todos os dez integrantes continuem com chances de vencer.

Ricardo Maurício, da Medley/WA. Mattheis (Peugeot), lidera com competição, com 254 pontos, a mesma pontuação de Marcos Gomes, da Medley/A. Mattheis (Chevrolet), sendo que a liderança é garantida pelo maior número de vitórias. Ricardinho venceu a primeira prova do ano em Brasília, com Marquinhos em segundo, o que coloca ambos como sérios candidatos ao topo do pódio. A terceira colocação é de Thiago Camilo, da Vogel Texaco (Chevrolet), que soma 232 pontos.

A classificação geral do Playoff é a seguinte:
1º) Ricardo Maurício (SP), 245 pontos;
2º) Marcos Gomes (SP), 245;
3º) Thiago Camilo (SP), 232;
4º) Giuliano Losacco (SP), 223;
5º) Átila Abreu (SP), 217;
6º) Cacá Bueno (RJ), 214;
7º) Valdeno Brito (PB), 212;
8º) Popó Bueno (RJ), 212;
9º) Allam Khodair (SP) 208;
10º) Alceu Feldmann (PR), 207.

Copa Vicar
A briga pelo título da Copa Vicar também chega ao seu momento decisivo em Brasília. Único a pontuar em todas as etapas, Fábio Carreira está próximo de retornar à Copa Nextel Stock Car, onde competiu em 2005 e 2006. Ele precisa de um segundo lugar para fechar com chave de ouro a campanha deste ano. Diogo Pachenki, que venceu a segunda etapa, por sua vez, tem de vencer as duas provas e torcer para que seu adversário não marque mais do que seis pontos nas duas corridas. Levando-se em conta o descarte obrigatório dos dois piores resultados após as oito etapas, o paranaense está 33 pontos atrás do líder, restando ainda 50 pontos em jogo nas duas etapas finais.

A classificação do campeonato, após sete etapas, é a seguinte:
1) Fábio Carreira (SP), 115 pontos;
2) Diogo Pachenki (PR), 72;
3) Rafael Daniel (SP), 65;
4) Afonso Bastos (SC), 59;
5) André Nicastro (SP), 55;
6) Lico Kaesemodel (PR), 54;
7) Paulo Salustiano (SP) e Luiz Carreira Jr. (SP), 51;
9) Beto Giorgi (SP), 48;
10) Felipe Lapenna (SP), 41.

A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *