Stock Car: Na ‘batalha de Curitiba’, recordistas também são de São Paulo

Além da hegemonia no campo das vitórias, pilotos de paulistas também detêm as melhores marcas no traçado paranaense.

Uma briga particular entre os pilotos de São Paulo e do Paraná deve acontecer neste fim de semana (11 e 12 de abril) no autódromo de Curitiba. O motivo é simples: os pilotos locais tentarão retomar a hegemonia em sua própria pista, que atualmente está nas mãos dos representantes de São Paulo. Das últimas 18 provas disputadas naquele circuito, nada menos que 15 foram vencidas por paulistas, sendo que o atual piloto da equipe Hot Wheels Racing, Chico Serra, é o maior vencedor, com quatro primeiros lugares. Mas não é só aÁ­ que está o domÁ­nio dos pilotos do Estado vizinho. Felipe Maluhy, da Tracker Racing, é o atual recordista de melhor volta em corrida, tendo registrado 1:22.017 durante a segunda etapa do campeonato de 2006. Já a melhor marca para pole position no traçado misto está nas mãos de Luciano Burti (Amanco/Poliron), que estabeleceu 1:20.549 nos treinos classificatórios da temporada daquele mesmo ano.

“Estes números são importantes, pois aquecem a rivalidade, o que é saudável do ponto de vista esportivo”, diz Felipe Maluhy. “Mas para os pilotos, individualmente, o que importa são os seus resultados pessoais na prova de domingo”, completa o piloto da equipe Tracker Racing.

O Paraná tem hoje o segundo maior contingente de pilotos na Stock Car, com oito representantes. Pelo desempenho na primeira etapa, disputada há duas semanas em Interlagos (SP), Zonta (Panasonic Racing), Alceu Feldmann (Arigaf / Boettger) e Lico Kaesemodel (Agecom / AMG) são os que têm mais chance de vencer neste domingo de Páscoa.

Já Maluhy acredita que terá mais tempo para se adaptar ao bólido neste final de semana. Em Interlagos, muitas equipes tiveram problemas devido aos poucos testes que aos quais o novo carro de 2009, o modelo JL-G09, havia sido submetido até então. “A primeira etapa foi muito tumultuada”, disse. “A demora em anunciar o nosso pacote 2009 afetou diretamente no resultado na pista, mas, mesmo tendo andado pouco, já tive facilidade em modificar o balanço do carro. Acho que o nosso campeonato começa de verdade em Curitiba”, explicou o competidor, que abandonou a primeira etapa logo no inÁ­cio, em decorrência de um acidente.