Stock: Cimed Racing estréia na Stock Car com Luciano Burti e Thiago Marques

Equipe comandada por Paulo de Tarso, da experiente Action Power, espera brigar por vitórias na temporada 2007.


A temporada de 2007 da Stock Car será marcada por várias novidades: premiação milionária, quatro carros diferentes no grid, recorde de ex-pilotos de F-1 e, claro, alguns estreantes. Entre os destaques dos recém-chegados à categoria, está a Cimed Racing, que contará com os pilotos Luciano Burti e Thiago Marques na temporada 2007, sob os cuidados da equipe Action Power, comandada pelo experiente Paulo de Tarso.

O lançamento oficial da equipe será nesta quinta-feira, em Interlagos, mas nesta terça-feira o carro já entrou na pista com a disputa do primeiro dia de testes da pré-temporada da Stock Car. Os 47 pilotos inscritos disputam em Interlagos hoje e amanhã quatro sessões de treinos, voltando à pista na sexta-feira já como parte da programação do primeiro GP da temporada, marcado para este domingo às 11h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Apesar de ser estreante, a Cimed Racing espera brigar por vitórias já em seu primeiro ano. Para isso, contará com a experiência prévia de pilotos e equipe, que demonstraram bastante potencial nos últimos anos.

Depois de sua passagem na F-1, onde esteve de 2000 a 2005, com passagens pelas equipes Stewart, Jaguar, Prost e Ferrari, Luciano Burti (Cimed-Brasil Telecom-Sky) voltou a competir no Brasil, iniciando sua trajetória na Stock Car em 2005.

Pela equipe RC Competições, o paulista conquistou um pódio logo em sua corrida de estréia, em São Paulo, e, com outros bons resultados acumulados, tornou-se o “estreante do ano” em 2005. Na temporada passada, pela Action Power, Burti fez duas pole positions e também subiu ao pódio em Buenos Aires, ficando próximo de sua primeira vitória na categoria, seu principal objetivo para este ano.

“Vou para o meu terceiro ano na Stock Car e acho que o momento é ideal para brigar pela primeira vitória. Ela quase veio em Curitiba e em Santa Cruz do Sul no ano passado, faltando um pouco de sorte para vencer estas corridas. Mas o que importa é que neste momento nós estamos preparados para buscar o primeiro lugar em todas as provas e é com este pensamento que encaro o desafio deste ano com a Cimed Racing”, diz Burti.

Thiago Marques também está confiante que a equipe pode brigar pelas primeiras colocações. “A verdade é que fazer previsões na Stock Car está a cada ano mais difícil, porque a qualidade do grid só aumenta e no topo do pódio só cabe um! Obviamente será um ano muito competitivo, certamente o maior desafio de minha carreira”, disse Marques (Cimed-Sky-Alpina).

O paranaense é um legítimo representante de uma nova geração que já pôde traçar sua carreira focando a Stock Car. Até os 21 anos de idade, Thiago jamais competiu em nenhuma categoria, estreando direto da Stock Car Light, onde se sagrou campeão em 2001, conseguindo sua vaga na categoria principal já no ano seguinte.

No treino de hoje, os dois pilotos preferiram focar os trabalhos na checagem do carro –chamada de shakedown. “O carro é todo desmontado de uma temporada para outra, parafuso por parafuso, e o primeiro dia de treinos serve mais para verificação de todos os componentes”, disse Marques.

Burti também avaliou que o dia foi de recomeço –e não de marcar tempos competitivos. “Na verdade, acho que ninguém se preocupou em virar rápido. Ainda estamos conhecendo o novo pneu nacional. A performance é bem diferente do composto italiano, mas esperamos um benefício maior com esta mudança ao longo da temporada”, diz Burti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *