Stock: Copa Nextel Stock Car agita a semana em Santa Cruz do Sul

Principal categoria do automobilismo nacional fará a sexta etapa da temporada no cidade gaúcha.

A Copa Nextel Stock Car 2007 vai agitar a semana em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha receberá os melhores pilotos e equipes do país para a sexta etapa da temporada, programada para o domingo, dia 19 de agosto, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Será a terceira vez que a principal categoria do automobilismo nacional correrá na moderno circuito, prometendo disputas emocionantes nesta reta final antes do Playoff (a partir da nona etapa) que apontará o campeão da temporada. A sexta etapa da Copa Nextel Stock Car largará às 13 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTv. Pela manhã, abrindo a programação, acontecerá a sexta etapa da Stock Jr., seguida da quinta corrida do ano na Stock Car Light.

A programação de treinos começa nesta sexta-feira, dia 17, com duas sessões livres para cada categoria entre 8 e 17 horas.  No sábado acontecerão mais dois treinos livres (Jr. e Light) e as sessões classificatórias da Copa Nextel Stock Car, às 10h50 (90 minutos e máximo de 20 voltas para cada piloto), seguida da Super Classificação (apenas os dez mais rápidos do classificatório), às 12h50; da Jr., às 13h15 (30 minutos); e da Light, às 14 horas (60 minutos). No domingo, o evento terá início às 8h40 com a visitação aos boxes, enquanto a Stock Jr. abre a programação de provas às 10h20. A Stock Car Light largará às 11h25, enquanto a Copa Nextel Stock car 2007 está prevista para as 13 horas.

A Copa Nextel Stock Car vai desembarcar em Santa Cruz do Sul em um momento de decisão e indefinições. O motivo é a proximidade do Playoff, o que torna fundamental um bom desempenho a cada corrida. E neste ano, a expectativa é ainda maior em razão do equilíbrio apresentado até aqui, com um vencedor diferente em cada uma das cinco provas realizadas: Ricardo Maurício, da Medley/A.Mattheis (Chevrolet), na primeira; Rodrigo Sperafico, da Biosintética Stock Car (Volkswagen), na segunda; Tarso Marques, da Terra Racing (Mitsubishi), na terceira; Antônio Jorge Neto, da Eurofarma RC (Mitsubishi), na quarta; e Thiago Camilo, da Texaco Vogel (Chevrolet), na quinta.

Mas é na pontuação que a pequena diferença entre os pilotos fica mesmo evidente e ratifica a briga acirrada deste ano. O líder Thiago Camilo soma 77 pontos após cinco provas, enquanto o décimo colocado, Ruben Fontes, tem 30. Além disso, pelo menos outros 16 pilotos poderiam entrar entre os dez melhores apenas com uma vitória (somada a outros resultados) em Santa Cruz do Sul. “Todo mundo está fazendo corridas estratégicas e isso mostra a perfeita adequação ao regulamento do Playoff. Basta vez quantos pódios diferentes tivemos apenas em cinco provas”, destaca Thiago Camilo.

Se o Playoff começasse agora, os dez classificados seriam estes: 1º Thiago Camilo (SP), 77 pontos; 2º Ricardo Maurício (SP), 61; 3º Cacá Bueno (RJ, Mitsubishi), 57; 4º Ingo Hoffmann (SP, Mitsubishi), 51; 5º Rodrigo Sperafico (PR), 42; 6º Daniel Serra (SP, Volkswagen), 37; 7º Antônio Jorge Neto (SP), 35; 8º Felipe Maluhy (SP, Mitsubishi), 34; 9º Marcos Gomes (SP, Chevrolet), 32; e Ruben Fontes (GO, Peugeot), 30. Um exemplo da importância de marcar pontos é que o primeiro fora do grupo dos dez é o paulista Giuliano Losacco, da Texaco Vogel (Chevrolet), bicampeão da categoria, com 26 pontos.

Em 2006, os destaques da Copa Nextel Stock Car em Santa Cruz do Sul foram Ruben Fontes, vencedor da prova, Rodrigo Sperafico e Cacá Bueno, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Nas outras categorias, Marcos Gomes, da Light, Guilherme de Conto e Jason Oliveira, ambos na Jr., completaram a lista de vencedores da etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *