Stock: Copa Nextel Stock Car com diversas atrações na temporada 2008

Chegada da Goodyear, prova do milhão, transmissões e equipes são alguns dos destaques. Copa Vicar, Stock Jr. e Pick-Up Racing também têm novidades.

Prestes a iniciar sua 30ª temporada, a principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car segue mais forte do que nunca. A partir do dia 13 de abril, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, terá início a série de 12 etapas de 2008, percorrendo algumas das principais cidades do país, juntamente com as demais categorias que acompanham o evento, como a Copa Vicar, a Stock Jr. e o Brasileiro de Pick-Up Racing.  As novidades de 2008 foram divulgadas nesta terça-feira (12), em São Paulo, em coletiva de imprensa com a presença de organizadores e patrocinadores.

Com 34 carros participantes (as 16 melhores equipes de 2007 e a campeã da Light), prova com premiação de 1 milhão de dólares no Rio de Janeiro e transmissão de todas as disputas ao vivo pela Rede Globo de Televisão são algumas das atrações para 2008. Sem dúvida, esta promete ser uma temporada inesquecível para a modalidade. A primeira ação de pista está prevista para março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, para os primeiros testes de pneus.

Ainda há mais. A partir deste ano, a categoria passa a contar com mais um patrocinador importante, a Goodyear, nova fornecedora oficial de pneus da Copa. Ela se junta à Nextel, que segue nomeando  naming right – a competição, e a Caixa, que estará mais uma temporada apoiando a Stock Car. Graças a empresas como estas é que a Copa Nextel Stock Car conseguiu alcançar um patamar tão elevado.

“Estamos muito felizes com a continuidade da Nextel e da Caixa, que seguem emprestando seu prestígio para o evento. Também comemoramos a chegada da Goodyear, que tem tudo para tornar ainda mais competitiva a Stock Car. Vale também agradecer a todo o apoio da Pirelli, que durante anos esteve conosco não medindo esforços para o crescimento da competição”, destaca Carlos Col, diretor presidente da Vicar.

Para Vicente Almeida, diretor geral do segmento Consumer da Goodyear do Brasil, a presença na categoria é muito importante. “É muito gratificante para a Goodyear fazer parte da mais importante competição do gênero da América Latina. Já somos reconhecidos e temos tradição em participar de eventos automobilísticos, mas certamente nossa entrada na Stock Car será um novo marco para a Goodyear”.

Serão 17 equipes em 2008, ou seja, 34 carros no grid. Além de melhorar a segurança, permitirá uma melhor fixação de pilotos e patrocinadores por parte do público. As equipes e seus pilotos (relação extra-oficial) são as seguintes:
(1) Eurofarma RC – Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto (Mitsubishi);
(2) Medley/A.Mattheis – Marcos Gomes e Valdeno Brito (Chevrolet);
(3) Action Power Sky – Luciano Burti e Tarso Marques (Peugeot);
(4) Texaco Vogel Motorsport – Thiago Camilo e Guto Negrão (Chevrolet);
(5) JF Racing – Átila Abreu e Giuliano Losacco (Peugeot);
(6) Red Bull Racing – Hoover Orsi e Daniel Serra (Chevrolet);
(7) Terra Racing – Rodrigo Sperafico e Felipe Maluhy (Mitsubishi);
(8) Officer Pamplona’s Motorsport – Duda Pamplona e Nonô Figueiredo (Mitsubishi);
(9) AMG Motorsport – Ingo Hoffmann e Lico Kaesemodel (Mitsubishi);
(10) Boettger Competições – Allam Khodair e Alceu Feldmann (Chevrolet);
(11) Vivanz 307 Racing (WA Mattheis) – Ricardo Maurício e Willian Starostik (Peugeot);
(12) Cimed/Marques Motorsport – Thiago Marques e (nome a definir) (Peugeot);
(13) Panasonic/L& M Racing – Ricardo Zonta e Ricardo Sperafico (Peugeot);
(14) RC3 Bassani – David Mufatto e Pedro Gomes (Peugeot);
(15) Hot Car – Antonio Pizzonia e Popó Bueno (Chevrolet);
(16) Nascar Motorsport – Juliano Moro e (nome a definir) (Mitsubishi);
(17) Nova/RR – Norberto Gresse Filho e André Bragantini (equipe campeã da Light)

Com relação ao calendário, a fórmula com 12 etapas, sendo as quatro últimas válidas pelo playoff, continua valendo em 2008.  Além disso, todas as provas terão transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, realizando um antigo sonho dos fãs da categoria em todo o território nacional. O início está marcado para o dia 13 de abril, em Interlagos, São Paulo, encerrando no dia 7 de dezembro, no mesmo local. A Copa Nextel Stock Car estará acompanhada pela Stock Jr. categoria de formação da categoria.

Calendário da Copa Nextel Stock Car e Brasileiro de Stock Jr.
Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  04/05  Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília – DF)
Etapa 3  18/05  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 4  21/06  Autódromo de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul – RS)
Etapa 5  05/07  Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande – MS)
Etapa 6  02/08  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 7  31/08  a definir
Etapa 8  13/09  Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina – PR)
Etapa 9  28/09  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 10  09/11  a definir
Etapa 11  23/11  Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão – RS)
Etapa 12  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)

Stock Jr.

A Stock Jr. terá, em seu terceiro ano, novidades que devem tornar ainda mais competitiva as 12 etapas programadas para 2008, também com início no dia 13 de abril, em São Paulo. O modelo da temporada terá uma asa traseira, calços nas molas e uma manga de eixos, que permitirão aos pilotos acertarem seus carros de acordo com cada característica de cada circuito, uma reivindicação dos pilotos da categoria.

“Os resultados foram ótimos. A asa traseira deixou o carro bem mais estável nas freadas e nas curvas de alta velocidade. Já com os calços de mola pudemos mudar as características do carro em curvas de baixa velocidade, finalmente, com a nova manga de eixo deixamos o freio mais eficiente e previsível. Acho que com estas mudanças os pilotos podem aprender a acertar o carro para seu estilo e se preparar melhor para subir de categoria”, explica Felipe Giaffone, diretor da JL, que coordena a categoria juntamente com a Vicar.

Copa Vicar 2008

A Copa Vicar continuará sendo a categoria de acesso da Copa Nextel Stock Car, iniciando mais uma temporada com novidades. A partir de agora, a competição será multimarcas, reunindo os modelos da Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.  O sistema de disputa terá nove etapas, com descartes dos dois piores resultados ao final da temporada, e as equipes campeã e vice-campeã terão o direito de disputar da Copa Nextel Stock Car 2009.

O grid será de 34 carros, definidos após a classificação se houver número de inscritos superior a este. Nesta pré-temporada, equipes e pilotos seguem em negociação para definição dos times que estarão brigando pelo título da segunda melhor categoria do país.

Calendário da Copa Vicar 2008
Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  04/05  Autódromo Internacional Nelson Piquet (Brasília – DF)
Etapa 3  21/06  Autódromo de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul – RS)
Etapa 4  02/08  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 5  31/08  a definir
Etapa 6  28/09  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 7  09/11  a definir
Etapa 8  23/11  Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão – RS)
Etapa 9  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)

Brasileiro Pick-Up Racing

O Brasileiro de Pick-Up chega renovado em 2008. A categoria terá oito etapas no período entre abril, começando no dia 13, em Interlagos, e dezembro, no dia 7, também no circuito paulista, com destaque para uma prova em Fortaleza (CE). A Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Copa Nextel Stock Car, assumiu a organização e promoção da categoria em 2007 e reformulou a competição, que passará a adotar a mesma filosofia da principal categoria do automobilismo nacional, ou seja, a padronização dos carros, que traz como conseqüência um maior nível de competitividade. Em sua nova fase, a Pick-Up Racing usará os mesmos chassis tubulares, motorização, câmbio e demais elementos mecânicos, ficando a emoção e a adrenalina voltada para a perícia dos pilotos que competirão na categoria assim reestruturada.

Esta fórmula, já consagrada na Stock Car e também adotada em outras categorias do automobilismo internacional, permite a participação das montadoras, e evita os enormes custos em investimentos tecnológicos e desenvolvimento do carro que as mesmas teriam de realizar, além do que, torna viável a participação das equipes. Neste primeiro ano, as montadoras participantes são a Chevrolet, com o modelo S-10, e a Mitsubishi, com a L-200. A fornecedora de pneus será a Goodyear. Na próxima temporada, a Pick-Up terá  grid máximo 34.

Calendário do Brasileiro de Pick-Up Racing 2008
Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  18/05  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 3  09/06  a definir
Etapa 4  05/07  Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande – MS)
Etapa 5  17/08  Autódromo Virgílio Távora (Eusébio – CE)
Etapa 6  13/09  Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina – PR)
Etapa 7  19/10  a definir
Etapa 8  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *