Stock: Júlio Campos substitui Ricardo Zonta em Curitiba

Piloto e chefe de equipe da Panasonic Racing estará nos Estados Unidos disputando uma corrida da Grand-Am.

Ricardo Zonta não disputará a terceira etapa da temporada da Stock Car, no próximo domingo (18), em Curitiba (PR), em razão da coincidência de datas com a Grand-Am, a outra categoria que tem sua participação em 2008. Neste primeiro momento, como a prioridade é a seqüência de sua carreira internacional, a opção foi pela corrida do outro campeonato, que será realizada no mesmo fim de semana, em Laguna Seca, nos Estados Unidos, válida como a quinta das 15 provas de um calendário totalmente concentrado na América do Norte.  “Tem sido um ano bastante corrido para mim, com a Stock Car, a Grand-Am e as 24 Horas de Le Mans. Estou conseguindo conciliar as atividades, mas já sabia que em alguns fins de semana isto seria impossÁ­vel, então procuramos um piloto rápido para reforçar a equipe na Stock Car na minha ausência”, afirma.

E ele encontrou Júlio Campos. Paranaense como ele, para não deixar a torcida local na mão, e uma das principais revelações da categoria de base nos últimos anos. Depois do terceiro lugar na antiga Stock Car Light, em 2005, ele fez provas esporádicas na classe principal nos dois últimos anos, mas reconhece que esta será sua melhor oportunidade até o momento. “Eu sabia que era uma opção do Ricardo Zonta há bastante tempo, mas ainda faltava definir algumas coisas, então não divulgamos nada. Já tive algumas oportunidades na categoria, mas sempre em equipes menores. Esta com certeza será a melhor delas” revela o piloto, um dos grandes nomes do kartismo brasileiro na década passada, que estréia na Panasonic Racing correndo em casa, em Curitiba. Com ele, a equipe segue sendo a única 100% paranaense da Stock Car: o outro piloto, Ricardo Sperafico, é de Toledo (PR).

“Em termos de experiência de pista, não muda nada estrear em Curitiba, mas com certeza é muito especial em razão do suporte da famÁ­lia e dos amigos. Sem contar que é o traçado que eu mais gosto no Brasil”, afirma o escolhido. A confiança profissional de Ricardo Zonta em seu substituto vem de uma relação de mais de dez anos. Antes mesmo de chegar Á  Fórmula 1, ele já conhecia Júlio Campos, na época um garoto que ganhava tudo no kart. “Nós nos conhecemos desde que ele corria na Fórmula 3000 em 1996”, lembra Júlio Campos, hoje com 26 anos de idade. O piloto passa a ser, desde já, uma opção confiável da equipe para as demais etapas que Ricardo Zonta pode perder ao longo do ano, em função dos compromissos no exterior. Os treinos para a Stock Car em Curitiba começam na próxima sexta-feira.

Conheça Júlio Campos

Nascido em Curitiba, no dia 15 de janeiro de 1982, Júlio Campos ganhou destaque em função da série de resultados positivos obtidos no kart, onde começou a vencer em 1991. No perÁ­odo de quase dez anos na modalidade, foi tetracampeão brasileiro, tricampeão paranaense, bicampeão metropolitano, paulista, panamericano e sul-americano e ainda ganhou a Seletiva de Kart Petrobras, o maior prêmio do kartismo brasileiro, em 2000. No ano seguinte, aplicou o dinheiro da conquista em sua estréia no automobilismo, correndo nos Estados Unidos.

Sua primeira categoria foi a Skip Barber. Foi campeão logo no ano de estréia, trazendo um tÁ­tulo inédito para o Brasil. Depois, passou para a Barber Dodge, mas, sem patrocÁ­nio para seguir fora do paÁ­s, precisou voltar para casa e mudar o rumo da carreira, passando a correr com carros de turismo. Fez uma temporada na Stock Car Light, terminando em 3º em 2005, e em seguida passou a fazer provas esporádicas na Stock Car. Neste ano, chegou a participar de uma etapa da Copa Vicar, na abertura do campeonato, mas deixou a categoria para ficar disponÁ­vel para substituir Ricardo Zonta.