Stock: LÁ­deres perdem vantagem na abertura dos playoffs

Depois de dominarem amplamente a fase seletiva, Marcos Gomes e Ricardo MaurÁ­cio (Medley) entram neste domingo na abertura dos playoffs decisivos da Stock Car com a vantagem substancialmente reduzida sobre os demais oito pilotos que restaram na briga pelo tÁ­tulo da temporada.

Dois exemplos: a diferença favorável ao lÁ­der Marcos Gomes sobre o terceiro colocado Thiago Camilo (Vogel Texaco) caiu de 26 para apenas nove pontos. MaurÁ­cio também contabiliza um prejuÁ­zo considerável, baixando de 17 para apenas quatro.

O sistema de playoffs foi introduzido em 2006 com o objetivo de tornar mais atraentes as quatro últimas corridas. As oito primeiras, desde então, servem para classificar os 10 nomes Á s finais. No ano passado, um adendo ao regulamento determinou que cada vitória na primeira fase valesse um ponto extra Á queles que passassem Á s superfinais. A alteração atendeu a um pedido dos pilotos, que, embora em grande parte concordando com o formato dos playoffs, acreditavam que a bonificação ajudaria a compensar o estreitamento da vantagem acumulada ao longo do campeonato.

Como jamais houve qualquer manifestação dos pilotos contrária ao ponto extra, equipes e pilotos constataram com surpresa na semana passada em Londrina que ele desapareceu do regulamento de 2008. “Para ser sincero, só fiquei sabendo dessa novidade três dias antes da prova. Estou sendo beneficiado, porque ganho um ponto em relação ao Marcos Gomes e dois ao Ricardo MaurÁ­cio, mas seria justo que tudo continuasse como antes”, declarou o bicampeão Cacá Bueno (RC), ganhador de uma etapa em 2008 e um dos maiores defensores da instituição do ponto extra.

Entre Á queles que deixam de somar a bonificação a maior perda é do vice-lÁ­der Ricardo MaurÁ­cio, vencedor de três provas até agora. “Nunca se sabe o que vai acontecer lá na frente. Eu contava com esses pontinhos. Numa categoria equilibrada como a Stock Car, qualquer coisinha pode fazer a diferença”, lembra MaurÁ­cio, que corre por uma equipe que já viveu a experiência de conquistar um campeonato – o de 2005, com Giuliano Losacco – por apenas um ponto. O chefe da Equipe Medley, Andreas Mattheis, reconhece que faltou uma leitura mais atenta do regulamento. “Também achava que o ponto extra continuaria existindo, mas o regulamento é soberano”, afirmou. A Medley deixa também de contar com o bÁ´nus pela vitória de Valdeno Brito na Corrida do 1 Milhão de Dólares, no Rio de Janeiro.

A Vicar, realizadora da Stock Car, nega que tenha partido dela a iniciativa de acabar com a bonificação. Segundo o diretor-presidente Carlos Col, o Conselho Técnico Desportivo Nacional modificou o item, mas recebeu a concordância da empresa. “O ponto extra foi incluÁ­do em 2007, a tÁ­tulo experimental, e retirado do regulamento para 2008”, afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa. Em sua defesa, via assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Automobilismo, o CTDN diz que durante a elaboração do regulamento de 2008 “ficou acordado entre o promotor e a CBA que o ponto extra seria abolido, pois criou muitas dúvidas e de nada adiantou na decisão do campeonato”. Não detalhou, no entanto, as dúvidas que foram criadas pela sua criação.


Os 10 finalistas começam a fase final com a seguinte pontuação:

1 – Marcos Gomes (Medley), 225
2 – Ricardo MaurÁ­cio (Medley), 220
3 – Thiago Camilo (Vogel/Texaco), 216
4 – Cacá Bueno (RC), 214
5 – Valdeno Brito (Medley), 212
6 – Átila Abreu (JF Racing), 210
7 – Giuliano Losacco (JF Racing), 209
8 – Allam Khodair (Boettger), 208
9 – Alceu Feldmann (Boettger), 207
10 – Popó Bueno (Hot Car), 206