Stock: Marcos Gomes/Antonio Pizzonia vencem a corrida de duplas em Curitiba

A dupla Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Voxx Racing Team) venceu neste domingo (06/03), a Corrida de duplas, etapa de abertura da temporada 2016, disputada no Autódromo de Curitiba. As duplas Allam Khodair/Antonio Felix. Costa (Full Time Sports) e Ricardo Mauricio/Guilherme Salas (Eurofarma RC) completaram o pódio.

Pole-position, Maurício liderou até a parada obrigatória nos boxes, para o reabastecimento e troca de pneus. Salas assumiu o carro, mantendo a posição. Pouco depois do encerramento da janela de pits, Marcio Campos (C2 Team) saiu da pista, e ficou em um ponto perigoso da pista. Acionando o Safety-Car. Gomes, que havia alinhado em quinto, entregou o carro para Pizzonia em segundo lugar.

Com a prova reiniciada, o ex-piloto da Williams e Jaguar na F-1, foi para cima de Salas. Faltando 21 minutos para o final, Pizzonia conseguiu a ultrapassagem, pelo primeiro lugar.

Com Pizzonia abrindo vantagem, Salas começou a ser pressionado por Da Costa. Com uma fantástica ultrapassagem, o português, que disputa o DTM, superou Salas na reta principal. Primeiro da Costa atacou por fora, jogando depois o carro para o lado de dentro.

Faltando 15 minutos para o final, Cesar Ramos (RZ Motorsport) bateu, provocando o segundo Safety-Car. Na relargada, Pizzonia manteve a ponta, levando o carro até o final sem problemas.

“Ontem eu fui mal na classificação. Não dormi bem, chateado comigo mesmo, mas hoje conseguimos dar a volta por cima. Fiz um bom início de corrida e depois o Pizzonia fez um trabalho excepcional. Ele foi para cima, passou o líder e depois administrou os pneus, que já estavam bem gastos. É um resultado excelente para a equipe e espero que consigamos manter assim até o final para brigar pelo título de novo”, afirmou Gomes, atual campeão da categoria (e segundo colocado na prova de 2015, disputada em Goiânia, ao lado do australiano Mark Winterbotton).

Para Pizzonia, que ano passado terminou o ano em ritmo de despedida da categoria, foi um belo retorno. “Pena que é uma volta tão curta, de uma corrida só. Não poderia ter sido melhor, e só tenho a agradecer o convite do Marquinhos e pela confiança no meu trabalho. Era uma responsabilidade muito grande, dividir o carro com o atual campeão da categoria na melhor equipe do último ano. Deu tudo certo. Estou feliz em poder ajudar”, disse.

Khodair e da Costa terminaram em segundo. No ano passado, a dupla completou a prova em terceiro.

“Acertamos novamente na escolha do (Antonio) Félix, um cara que além de rápido traz muita harmonia ao box. Consegui fazer uma boa largada, economizei bastante no push para que ele tivesse no final. O resultado foi ótimo e agora temos de focar no campeonato”, declarou Khodair.

“Eu tinha que surpreender, porque com o push a ultrapassagem fica muito óbvia: o cara vai para dentro para defender e você tenta por fora. Então eu fingi que ia atacar por fora e no final acabei por dentro. Acho que ele arriscou um pouco mais e na freada chegamos a nos tocar, mas ficou tudo bem. Estou muito satisfeito com o resultado”, falou da Costa, sobre a ultrapassagem em Salas.

Maurício, vencedor da prova no ano passado (ao lado do argentino Nestor Girolami), completou o pódio, junto com Salas.

“Foi um resultado excelente. Uma corrida que tinha muita gente com mais experiência que ele”, falou Ricardo Maurício, referindo-se ao parceiro Guilherme Salas. “Desde o começo estávamos sem o retrovisor do lado direito, que havia quebrado. Acabamos improvisando, mas nesta pista você realmente precisa dele para se defender, e foi exatamente pelo lado que fomos ultrapassados pelo Félix da Costa. De qualquer forma, este começo de ano mostrou que estamos com um carro competitivo, o que é importante. Claro que a vitória seria muito bom, mas eu queria parabenizar o Salas, que andou bem o fim de semana inteiro. Ele foi exemplar, se adaptou rápido, mostrou-se veloz desde a quinta-feira e foi muito bem”, elogiou.

“Foi muito bom, até mesmo para o meu futuro. Agora vamos ver o que será este ano. O objetivo é conseguir alguma coisa na Stock Car”, disse Salas, que competiu no ano passado ao lado de Popó Bueno.

Vencedores da prova em 2014, Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Voxx Racing Team) terminaram em quarto. Mas foi punida com o acréscimo de 20 segundos no tempo de corrida por incidente com Daniel Serra.

Daniel Serra/Danilo Dirani (Red Bull Racing) passaram para quarto, seguidos por Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor (Shell Racing) completaram a curta zona de pontos da prova.

A dupla Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Shell Racing), que largou em último, fez uma grande prova. Terminando em sexto.

Vitor Genz/David Muffato (Eisenbahn Racing Team), Lucas Foresti/Luiz Razia (Full Time-ProGP) e Diego Nunes/Dennis Dirani (União Química Racing) e Rafael Suzuki/Franco Vivian (Vogel Motorsport)fecharam os dez primeiros.

Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) marcou a melhor volta da prova. Formando dupla com Lucas di Grassi, o carro se manteve entre os primeiros colocados até as voltas finais. Em uma disputa por posição, di Grassi recebeu um toque de Augusto Farfus (Full Time Sports), perdendo várias posições. Farfus, parceiro de Rubens Barrichello, acabou levando um drive-through por atitude anti-desportiva, faltando duas voltas para o final. Na volta final, com problemas em um pneu, di Grassi abandonou.

Foi a última prova da história da Stock Car no Autódromo de Curitiba (que será desativado no meio do ano).

Gomes lidera o campeonato com seis pontos, seguido por Khodair com cinco e Maurício com quatro pontos.

A próxima etapa, a primeira em rodada dupla, acontece no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), no dia 10 de abril.

Resultado da Corrida de Duplas*
1-) 80 Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Voxx Racing Team) – 46 voltas em 1h06min42s638 (média de 152.9 km/h)
2-) 18 Allam Khodair/Antonio F. Costa (Full Time Sports) – a 1s398
3-) 90 Ricardo Mauricio/Guilherme Salas (Eurofarma RC) – 2s149
4-) 29 Daniel Serra/Danilo Dirani (Red Bull Racing) – a 15s920
5-) 10 Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor (Shell Racing) – a 17s271
6-) 51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Shell Racing) – a 17s947
7-) 46 Vitor Genz/David Muffato (Eisenbahn Racing Team) – a 18a348
😎 12 Lucas Foresti/Luiz Razia (Full Time-ProGP) – a 18a731
9-) 70 Diego Nunes/Dennis Dirani (União Química Racing) – a 19s320
10-) 8 Rafael Suzuki/Franco Vivian (Vogel Motorsport) – a 23s034
11-) 28 Galid Osman/Damián Fineschi (Ipiranga-RCM) – a 23s237
12-) 5 Denis Navarro/Felipe Maluhy (Vogel Motorsport) – a 6s681
13-) 110 Felipe Lapenna/Marco Cozzi (Hot Car Competições) – a 29s710
14-) 21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (Ipiranga-RCM) – a 30s236
15-) 45 Fabio Carbone/Vicente Orige (Mico’s Racing) – a 31s269
16-) 88 Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Voxx Racing Team) – a 12s394**
17-) 74 Popó Bueno/Beto Gresse (Cavaleiro Racing) – a 33s054
18-) 65 Max Wilson/Vitor Meira (Eurofarma RC) – a 39s52s
19-) 6 Alceu Feldman/Tarso Marques (Mico’s Racing) – a 44.749
20-) 111 Rubens Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Sports) – a 3 voltas
21-) 66 Felipe Guimarães/Duda Pamplona (Full Time-ProGP) – a 6 voltas
22-) 77 Valdeno Brito/Maxime Martin (TMG Motorsport) – a 6 voltas**
23-) 26 Raphael Abbate/Nicolas Costa (Hot Car Competições) – a 7 voltas

NÃO COMPLETARAM
24-) 1 Thiago Marques/Cesar Ramos (RZ Motorsport) – a 13 voltas
25-) 7 Beto Cavaleiro/Sergio Jimenez (Cavaleiro Racing) – a 14 voltas
26-) 4 Julio Campos/Allan Heillmeister (C2 Team) – a 17 voltas
27-) 0 Cacá Bueno/Ricardo Sperafico (Red Bull Racing) – a 17 voltas**
28-) 9 Guga Lima/Tuka Rocha (TMG Motorsport) – a 18 voltas
29-) 83 Gabriel Casagrande/Marcio Campos (C2 Team) – a 23 voltas
30-) 3 Bia Figueiredo/Beto Monteiro (União Química Racing) – a 27 voltas
31-) 14 Luciano Burti/Felipe Giaffone (RZ Motorsport) – a 43 voltas
32-) 63 Nestor Girolami/Franco Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 43 voltas
MELHOR VOLTA: Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (21), 1:20.401 (165,4 km/h)
** #0 e #77 punidos com a perda de 20 segundos no tempo total de prova por irregularidade no procedimento de pit stop
*Resultados sujeitos a verificações técnicas/desportivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *