Stock: Pedro Gomes e Maurício saem na primeira fila da Stock Car

Categoria volta a quebrar recorde e põe 46 pilotos no mesmo segundo em Curitiba.

No palco onde conquistou sua solitária vitória na categoria em 2004, Pedro Gomes (L&M) conquistou a pole da 7ª etapa da Stock Car V8. Foi um dia de satisfações para a família Gomes no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. Em seu regresso às pistas depois de quatro anos de aposentadoria, o veterano Paulo ainda viu o filho mais novo, Marcos Gomes (Medley), garantir a 6ª posição no grid da prova de amanhã. Ricardo Maurício, também da Equipe Medley, completará a primeira fila. Foi a primeira pole da carreira de Pedro Gomes.

A Stock Car quebrou o recorde de equilíbrio que estabelecera na véspera ao colocar 45 pilotos no mesmo segundo nos treinos oficiais. Hoje, na primeira sessão classificatória, 46 ficaram separados pelo mesmo diminuto espaço de tempo. As características do circuito – curto, com apenas duas curvas em seus 2.550 de comprimento – ajudaram os carros a andar mais próximos do que nunca. “Tenho de agradecer ao Marcos Gomes. Meu motor não rendia bem nas retas. Só consegui o tempo que fiz porque ele me ajudou com o vácuo”, fez questão de ressaltar Maurício.

Com o 49º e penúltimo tempo, Paulão não estará entre os 38 que largarão na penúltima prova da fase eliminatória. “Uma vitória de um dos meus filhos é muito mais importante do que qualquer resultado meu”, afirmou. Marcos também não escondeu a alegria com o rendimento do irmão. “Se a pole não veio para mim, fico contente que tenha sido para ele”, destacou, admitindo apenas uma pequena frustração pelo resultado final – havia sido o 2º no primeiro qualifying. “Mexemos um pouco no carro e ele reagiu além do que esperávamos e passou a sair muito de frente”, explicou.

Maurício, em contrapartida, era apenas satisfação. Além de se colocar na primeira fila, viu o líder Cacá Bueno (RC) terminar em 3º e o segundo colocado no campeonato, Thiago Camilo (Vogel/Texaco), amargar um 14º depois da batida forte contra o guard-rail no qualifying ao evitar o choque contra o carro de David Muffato (TC3-Bassani), que rodara na entrada da reta oposta. “Ainda bem que o Marquinhos me ajudou, já que mesmo meu melhor motor continua de quatro a seis quilômetros mais lento de reta que o dele.”

Sobre a corrida, Maurício – que já está matematicamente garantido nos playoffs – disse que o fundamental será pontuar o máximo possível, de olho na vice-liderança ocupada por Camilo. “Ele está saindo bem atrás. Quem sabe dê para ganhar essa posição”, especulou. Embora saia por fora e a primeira curva seja para a direita, não se manifestou preocupado com um possível ataque de Cacá Bueno na largada. “É difícil prever o que pode acontecer. De repente, o Pedro Gomes não parta tão bem e eu consiga chegar à frente na freada”.

A mesma falta de potência num traçado onde o motor conta além de tudo foi reportada por Guto Negrão, da Vivanz 307 Racing. “Não há muito que se possa fazer quando o motor rende cinco quilômetros a menos que a média”, alegou. Com o 39º tempo, Guto entrará na prova como beneficiário do regulamento que garante vaga aos 25 melhores de 2006 e ao campeão e vice da Stock Light. No mesmo caso estão Ruben Fontes e Tarso Marques. Átila Abreu, Cristian Conde e Felipe Gama foram alijados e não largam.

O resultado dos treinos classificatórios foi este:
1º) Pedro Gomes (P3, SP), 50.870, média de 180,45 km/h
2º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 51.109
3º) Cacá Bueno (ML, RJ), 51.160
4º) Hoover Orsi (VB, MS), 51.167
5º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 51.193
6º) Marcos Gomes (CA, SP), 51.211
7º) Carlos Alves (VB, SP), 51.234
8º) Valdeno Brito (P3, PB), 51.254
9º) Alceu Feldmann (CA, PR), 51.263
10º) Thiago Marques (VB, PR), 51.510

11º) Jose Cordova (ML, PR), 51.082
12º) Enrique Bernoldi (VB, PR), 51.088
13º) Felipe Maluhy (ML, SP), 51.091
14º) Thiago Camilo (CA, SP), 51.132
15º) Rodrigo Sperafico (VB, PR), 51.229
16º) Rafael Daniel (CA, SP), 51.253
17º) Allam Khodair (CA, SP), 51.270
18º) Luciano Burti (VB, SP), 51.277
19º) Daniel Landi (P3, SP), 51.291
20º) Duda Pamplona (ML, RJ), 51.311
21º) William Starostik (ML, SP), 51.325
22º) Popó Bueno (CA, RJ), 51.336
23º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 51.336
24º) Chico Serra (P3, SP), 51.339
25º) Alan Hellmeister (ML, SP), 51.371
26º) David Muffato (P3, PR), 51.386
27º) Fábio Carreira (CA, SP), 51.392
28º) Ricardo Zonta (P3, PR), 51.442
29º) Paulo Salustiano (CA, SP), 51.475
30º) Mateus Greipel (CA, SC), 51.484
31º) Daniel Serra (VB, SP), 51.498
32º) Nono Figueiredo (ML, SP), 51.498
33º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 51.530
34º) Felipe Gama (CA, SP), 51.531
35º) Juliano Moro (ML, RS), 51.537
36º) Giuliano Losacco (CA, SP), 51.559
37º) Christian Conde (ML, SP), 51.597
38º) Atila Abreu (VB, SP), 51.597
39º) Guto Negrão (P3, SP), 51.635
40º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 51.695
41º) Tarso Marques (ML, PR), 51.695
42º) Antonio Pizzonia (VB, AM), 51.725
43º) Diogo Pachenki (CA, PR), 51.740
44º) Thiago Medeiros (P3, SP), 51.760
45º) Ruben Fontes (P3, GO), 51.786
46º) Renato Jader (VB, SP), 51.862
47º) Ruben Carrapatoso (ML, SP), 51.867
48º) Aldo Piedade Jr (ML, SP), 51.923
49º) Paulo Gomes (VB, SP), 51.973
50º) Hybernon Cysne (CA, CE), 52.074
51º) Alan Chanoski (ML, PR), 52.850

CA: Chevrolet Astra
VB: Volkswagen Bora
ML: Mitsubishi Lancer
P3: Peugeot 307

Foto: Miguel Costa Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *