Stock: Rodrigo Sperafico é o pole em Santa Cruz do Sul

Prova deste domingo pode garantir primeiros classificados aos playoffs.

 


O paranaense Rodrigo Sperafico conquistou a pole – sua segunda do ano – da sexta etapa da Stock Car. O piloto da Action Power foi o mais rápido do superqualifying, ao registrar o tempo de 1min25s852, e abrirá a primeira fila ao lado do líder Thiago Camilo (Vogel/Texaco) no Autódromo Internacional de Santa Cruz, a 155 km de Porto Alegre (RS). A prova deste domingo, marcada para as 13 horas com previsão de chuva e transmissão ao vivo pelo SporTv, poderá assegurar antecipadamente as primeiras vagas aos playoffs. Além de Camilo, que comanda a tabela com 77 pontos, Ricardo Maurício (Medley), segundo colocado no campeonato com 61 e que partirá em 6º, tem boas chances de se garantir matematicamente na fase decisiva.


Apesar de dividir a terceira fila com o companheiro Marcos Gomes, Maurício não escondeu a pequena frustração pelo resultado. “Fui bem na primeira classificação e cheguei a ficar em terceiro, mas minha melhor volta foi retirada por causa de uma bandeira vermelha na última curva. Fizemos algumas mudanças para a segunda tomada e o carro piorou, provavelmente por causa dos pneus. Piorei oito décimos, mesmo usando novamente um jogo zero. Agora, é torcer para dar tudo certo na largada e tentar ir para cima”, afirmou.


Marcos Gomes, ao contrário, considerou o 5º lugar como “positivo”, embora concordando com o parceiro na avaliação dos pneus. “Acertamos ao voltar ao carro antigo, das quatro primeiras etapas. Também esperava ir melhor no superqualifying, mas algo não funcionou. Pode ter sido os pneus ou algo na calibragem. Em termos de campeonato, meus adversários mais próximos largarão bem atrás, o que não deixa de ser bom”, comentou Marcos Gomes, que ocupa a 9º colocação com 32 pontos.


A primeira tomada classificatória, que levou os 10 melhores ao superqualifying e definiu os nove que ficaram fora do grid máximo de 38 carros, foi truncada por cinco bandeiras vermelhas e nada menos de 17 escapadas da pista. O tempo frio e encoberto, embora sem a chuva leve do início da manhã, manteve o asfalto distante das condições ideais de aderência e complicou o trabalho dos pilotos. Com base na reserva de mercado ditada pelo regulamento, que garante participação aos 25 primeiros do campeonato de 2006 e o campeão e vice da Stock Car Light, Alceu Feldmann e Thiago Marques tomaram os lugares de Guálter Salles (punido por ter dado uma volta além das 16 máximas) e Átila Abreu.


Entre as marcas, a Chevrolet colocou cinco carros entre os 10 primeiros. A maior surpresa foi o excelente treino de Fábio Carreira, que pela primeira vez entrou no superqualifying. Outro destaque foi o início de reação prometido por Guto Negrão (Vivanz 307 Racing), que partirá em 16º em sua melhor posição de largada em 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *