Stock: Sperafico e Maluhy vão para o tudo ou nada em Londrina

Oitava etapa da temporada definirá os 10 pilotos que estarão no PlayOff.

Tudo ou nada. Esse é o lema para 14 pilotos que ainda sonham com uma vaga no PlayOff decisivo da Copa Nextel Stock Car. Neste sábado (dia 13), o autódromo internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), conhecerá os 10 finalistas, que brigarão pelo título nas quatro etapas finais. Por enquanto, o líder Marcos Gomes (126 pontos), Ricardo Maurício (113), Thiago Camilo (85), Cacá Bueno (76) e Valdeno Brito (61) são os únicos com as vagas garantidas.


Na equipe Terra Racing, o paranaense Rodrigo Sperafico, atual vice-campeão, mantém a esperança. Em 2007, o piloto entrou no PlayOff em décimo lugar e terminou a temporada em segundo. O paranaense está atualmente em 13º lugar no campeonato, com 28 pontos, e precisa de um pódio e uma combinação de resultados para sair de Londrina entre os 10.


“Este ano, estou numa situação muito mais difícil do que no ano passado. Tenho que chegar entre os três primeiros e contar com o azar de outros pilotos. Mas enquanto eu tiver chances, estarei lutando. Não se esqueça que em 2007 o Hoover tinha 1% de chance e conseguiu”, disse Sperafico, lembrando a vitória do piloto sul-mato-grossense em Brasília (DF), que o colocou no PlayOff do ano passado.


Para lutar por um bom resultado, Sperafico sabe que é essencial largar bem no travado autódromo de Londrina, que tem 3.145 metros de extensão e é formado por duas grandes retas interligadas por seqüências de curvas fechadas, o que dificulta as ultrapassagens.


“O foco será se classificar muito bem. Isso já representa 60% da corrida, porque normalmente não há muitas ultrapassagens nesta pista”, observou. Para completar, o vice-campeão destacou: “Chegou a hora de arriscar tudo”.


O companheiro Felipe Maluhy, 17º colocado, com 19 pontos, tem uma missão ainda mais difícil pela frente. Além da combinação de resultados dos rivais que estão a sua frente, só a vitória interessa ao paulista. Ao menos que os pilotos recebam de volta os pontos da etapa de Brasília deste ano, que está sub judice. Maluhy subiria para o 14º lugar.


“É muito importante saber se vamos ter ou não esses pontos de volta. Porque isso muda totalmente as minhas chances para o PlayOff”, comentou. “De qualquer forma, estou bastante animado para essa prova. Nosso carro melhorou muito na etapa do Rio, embora não tenhamos conseguido colocar tudo em prática, em virtude da chuva no classificatório. Mas ficou claro que estamos em condições melhores e acredito que teremos boas chances em Londrina”, finalizou Maluhy, que disputou o PlayOff nas últimas duas temporadas.


Os treinos para a 8ª etapa da temporada têm início nesta quinta-feira (dia 11). Na sexta-feira (12), acontecerá o classificatório. No sábado, a largada da prova está prevista para as 10h15 (transmissão ao vivo pela Rede Globo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *