Stock: Vai começar o maior evento do automobilismo nacional

A temporada 2008 da principal categoria do automobilismo nacional começa neste final de semana. Trata-se da Copa Nextel Stock Car, que terá a primeira das suas 12 etapas no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Em seu 30º ano, a Stock Car, criada em 1979, reunirá 34 pilotos, todos brigando pelo tÁ­tulo mais importante do calendário brasileiro. Nomes como Cacá Bueno, bicampeão da categoria, Ricardo Sperafico, vice em 2007, Thiago Camilo, terceiro colocado na temporada passada, e o experiente e consagrado Ingo Hoffmann, 12 vezes vencedor, entre outros, devem garantir o show nas pistas de seis estados e do Distrito Federal. Como motivação, a bolsa de 6,4 milhões de reais que o evento distribuirá aos melhores e mais rápidos do ano. A expectativa também é positiva para as outras categorias em disputa: a Copa Vicar, que classifica seus vencedores para a Copa Nextel, com 32 inscritos, e a Stock Jr., que já em sua terceira temporada reunirá 19 pilotos.

O campeonato deste ano terá várias atrações. São elas a participação de apenas 34 carros (as 16 melhores equipes de 2007 e a campeã da Light), a prova com premiação de 1 milhão de dólares no Rio de Janeiro, o maior premio individual já pago em eventos esportivos no paÁ­s, e transmissão de todas as disputas ao vivo pela Rede Globo de Televisão são algumas das atrações para 2008. Completam a relação de novidades o retorno do reabastecimento (pit stop), novo sistema de classificação e um novo diferencial que, sem dúvida, fazem desta temporada a maior forte de todos os tempos.


Ainda há mais. A partir deste ano, a categoria passa a contar com mais um patrocinador importante, a Goodyear, nova fornecedora oficial de pneus da Copa. Ela se junta Á  Nextel, que segue nomeando  naming right – a competição, e a Caixa, que estará mais uma temporada apoiando a Stock Car. Graças a parceria com empresas como estas é que a Copa Nextel Stock Car conseguiu alcançar um patamar tão elevado.


Serão 17 equipes em 2008, ou seja, 34 carros no grid. Além de melhorar a segurança, permitirá uma melhor fixação de pilotos e patrocinadores por parte do público. As equipes e seus pilotos são as seguintes: (1) Eurofarma RC – Cacá Bueno e Antonio Jorge Neto (Mitsubishi); (2) Medley/A.Mattheis – Marcos Gomes e Valdeno Brito (Chevrolet); (3) Action Power Sky Luciano Burti e Tarso Marques (Peugeot); (4) Vogel Motorsport – Thiago Camilo e Guto Negrão (Chevrolet); (5) JF Racing – Átila Abreu e Giuliano Losacco (Peugeot); (6) Red Bull Racing Hoover Orsi e Daniel Serra (Chevrolet); (7) Terra Racing – Rodrigo Sperafico e Felipe Maluhy (Mitsubishi); (8) Officer Pamplona’s Motorsport Duda Pamplona e NonÁ´ Figueiredo (Mitsubishi); (9) AMG Motorsport – Ingo Hoffmann e Lico Kaesemodel (Mitsubishi); (10) Boettger Competições – Allam Khodair e Alceu Feldmann (Chevrolet); (11) WA Mattheis – Ricardo MaurÁ­cio e Willian Starostik (Peugeot); (12) K-Med Racing Thiago Marques e AntÁ´nio Pizzonia (Peugeot); (13) Panasonic/L& M Racing  Ricardo Zonta e Ricardo Sperafico (Peugeot); (14) RC3 Bassani David Mufatto e Pedro Gomes; (15) Hot Car Juliano Moto e Popó Bueno (Chevrolet); (16) Nascar Motorsport Thiago Medeiros e Carlos Alves (Mitsubishi); (17) Nova/RR – Norberto Gresse Filho e André Bragantini (campeã da Light)


As outras divisões da Stock Car também chegam renovadas. A Copa Vicar, que substitui a Stock Light, agora é multimarcas, mas continua sendo a porta de acesso para a Copa Nextel, classificando campeão e vice-campeão para a disputa principal. Reforçada por pilotos que disputaram a Copa Nextel e a Stock Jr. em 2007, a Copa Vicar tem tudo para superar com folga o sucesso dos últimos anos. A Stock Jr. iniciará sua terceira temporada com alguns diferenciais importantes no carro. O modelo deste ano terá uma asa traseira, calços nas molas e uma manga de eixos, que permitirão aos pilotos acertarem seus carros de acordo com cada caracterÁ­stica de cada circuito, um pedido dos pilotos da categoria desde a estréia. Vale ressaltar os excelentes resultados da Stock Jr., que em pouco tempo já revelou vários destaques, sendo que nada menos que oito pilotos saÁ­dos da categoria disputarão a Copa Vicar e a Copa Webmotors Pick Up Racing


Bolsa


Ao todo, o evento distribuirá R$ 6,4 milhões. A Copa Nextel Stock Car distribuirá cerca de R$ 4 milhões em 2008. O vencedor de uma etapa receberá 20 mil reais, sendo 15 pela primeira posição oferecidos pela Goodyear e 5 da Caixa. O segundo colocado garantirá 10 mil reais, enquanto o terceiro ficará com 6 mil. O piloto que fizer a volta mais rápida ao longo da corrida ainda receberá o troféu Velocidade Nextel e um prêmio no valor de 10 mil reais.  A Nextel, pelo segundo ano consecutivo, ainda garantirá ao campeão de 2008 um total de 200 mil reais. Por prova, o vencedor receberá R$ 15 mil, enquanto o vice ficará com R$ 10 mil e o terceiro R$ 6 mil. Ainda na Copa Nextel, os mais velozes no treino classificatório também serão compensados pela conquista. O pole receberá 5 mil reais, ficando o segundo colocado com 3 mil e o terceiro com 2 mil. 


Na Copa Vicar, que classificará campeão e o vice para a Copa Nextel de 2009, conta com premiação total de R$ 1.782.582,00. Os três pilotos mais bem colocados ficarão com R$ 9 mil, R$ 6 mil e R$ 3,5 mil, respectivamente. A Stock Jr. não ficou de fora e terá uma premiação total de R$ 100 mil, entre dinheiro e dois carros populares para os campeões da Pro e Master.  A Copa Webmotors Pick Up Racing, por sua vez, tem bolsa individual de R$ 652 mil.


Com relação ao calendário, a fórmula com 12 etapas, sendo as quatro últimas válidas pelo playoff, continua valendo em 2008.  Além disso, todas as provas terão transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, realizando um antigo sonho dos fãs da categoria em todo o território nacional. O inÁ­cio está marcado para o dia 13 de abril, em Interlagos, São Paulo, encerrando no dia 7 de dezembro, no mesmo local. A Copa Nextel Stock Car estará acompanhada pela Stock Jr. categoria de formação da categoria.


Calendário da Copa Nextel Stock Car 2008


Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  04/05  Autódromo Internacional Nelson Piquet (BrasÁ­lia – DF)
Etapa 3  18/05  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 4  21/06  Autódromo de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul – RS)  sábado
Etapa 5  05/07  Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande – MS) – sábado
Etapa 6  02/08  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP) – sábado
Etapa 7  31/08  Autódromo Internacional Nelson Piquet  (Rio de Janeiro  RJ)
Etapa 8  13/09  Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina – PR) – sábado
Etapa 9  21/09  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 10  09/11  BrasÁ­lia/Salvador
Etapa 11  23/11  Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão – RS)
Etapa 12  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)


Stock Jr.


A Stock Jr. terá, em seu terceiro ano, novidades que devem tornar ainda mais competitiva as 11 etapas programadas para 2008, também com inÁ­cio no dia 13 de abril, em São Paulo, deixando de acompanhar o evento principal na décima etapa. O modelo da temporada terá uma asa traseira, calços nas molas e uma manga de eixos, que permitirão aos pilotos acertarem seus carros de acordo com cada caracterÁ­stica de cada circuito, uma reivindicação dos pilotos da categoria.


“Os resultados foram ótimos. A asa traseira deixou o carro bem mais estável nas freadas e nas curvas de alta velocidade. Já com os calços de mola pudemos mudar as caracterÁ­sticas do carro em curvas de baixa velocidade, finalmente, com a nova manga de eixo deixamos o freio mais eficiente e previsÁ­vel. Acho que com estas mudanças os pilotos podem aprender a acertar o carro para seu estilo e se preparar melhor para subir de categoria”, explica Felipe Giaffone, diretor da JL, que coordena a categoria juntamente com a Vicar.


Os pilotos são os seguinte: Leonardo Medrado (M-RJ), Rodrigo Barone (M-SP), Patrick Gonçalves (M-BA), Pedro Boesel (P-PR), Lucas Finger (P-PR), João Marcelo (M-SP), Ana Lima (P-SP), Sérgio Ramalho (P-PE), Adriano Amaral (M-SP), Fellipe Granzotto (P-SP), Daniel Pflaumer (P-SP), Carlo Kain (M-SP), Marcelo Munhoz (M-SP), Fábio Fogaça (P-SP), Beto Cavaleiro (M-SP) e Caio Travaglini (P-SP).


Copa Vicar 2008


A Copa Vicar continuará sendo a categoria de acesso da Copa Nextel Stock Car, iniciando mais uma temporada com novidades. A partir de agora, a competição será multimarcas, reunindo os modelos da Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.  O sistema de disputa terá nove etapas, com descartes dos dois piores resultados ao final da temporada, e as equipes campeã e vice-campeã terão o direito de disputar da Copa Nextel Stock Car 2009.  O grid será de 34 carros, definidos após a classificação se houver número de inscritos superior a este. Nesta pré-temporada, equipes e pilotos seguem em negociação para definição dos times que estarão brigando pelo tÁ­tulo da segunda melhor categoria do paÁ­s.


A relação de pilotos deste ano é a seguinte: 1. LuÁ­s Carreira Jr. (Carreira Racing); 2André Nicastro (Carreira Racing); 4. Gustavo Sondermann (DCM Motorsport); 7. Alexandre Cunha (Scuderia Tekprom); 8. Diogo Pachenki (Pachenki Motorsport); 9. Cristiano Federico (ATW Racing Team); 10. Ruben Carrapatoso (Win Motorsport); 16. Afonso Bastos (F&F Racing); 17. Eduardo Berlanda (F&F Racing); 18. Rodrigo Navarro (Hot Car Competições); 20.Cláudio Pianowski (NEP Competições); 21. Cadu Pasetti (Scuderia 111); 22. Rafael Daniel (DCM Motorsport); 24. Alan Helmeister (Win Motorsport); 31. Filipe Nogueira (Autogiro Lobo); 36. Eduardo Santos (W2 Racing); 41. Hybernon Cysne (Katálogo Racing); 43. Cássio Homem de Mello (FTS Competições); 46. Lucas Molo (Scuderia Tekprom); 47. Daniel Landi (Full Time); 49. Juliano Silveira (TM Sports); 54. Murilo Macedo (J. Racing); 55. Paulo Salustiano (Full Time); 57. Jason Oliveira (Carlos Alves Competition Team); 62. Renato Russo (ATW Racing Team); 63. Lico Kaesemodel (AMG Motorsport); 69. Tiago Gonçalves (TG Competições); 71. Fábio Carreira (RCM Motorsport); 73. Fernanda Parra (Katálogo Racing); 75. Serafim Jr. (W2 Racing); 77. Henrique Lambert (TG Competições); 87. Ruben Fontes (TM Sports); 88. Leandro Romera (Racequip Lobo); 90. Eduardo Leite (Win Motorsport); 92. Renato Rattes (Hot Car Competições).


Calendário


Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  04/05  Autódromo Internacional Nelson Piquet (BrasÁ­lia – DF)
Etapa 3  18/05 – Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 4  21/06  Autódromo de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul – RS) – sábado
Etapa 5  02/08  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP) – sábado
Etapa 6  31/08  Autódromo Internacional Nelson Piquet  (Rio de Janeiro  RJ)
Etapa 7  21/09  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 8  09/11  BrasÁ­lia/Salvador
Etapa 9  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)


Copa Webmotors Pick Up Racing


A perspectiva de uma categoria mais forte e competitiva se confirmou para a Pick Up Racing em 2008. Reformulada pela Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Copa Nextel Stock Car, a categoria adotou a mesma filosofia da principal categoria do automobilismo nacional, ou seja, a padronização dos carros, que traz como conseqüência um maior nÁ­vel de competitividade. E a temporada chega com um reforço importante: a Webmotors, que assinará o evento em suas oito etapas programadas, de 13 de abril a 7 de dezembro. A Copa Webmotors Pick Up Racing terá a participação de duas montadoras: a Chevrolet, com o modelo S-10, e a Mitsubishi, com a L200.


Serão oito etapas, sendo cinco delas junto com a Copa Nextel Stock Car, uma prova em Belo Horizonte e duas provas no Nordeste, este o primeiro passo para uma futura presença da categoria principal na região. Em sua nova fase, a Pick Up Racing usará os mesmos chassis tubulares, motorização, câmbio e demais elementos mecânicos, ficando a emoção e a adrenalina voltada para a perÁ­cia dos pilotos que competirão na categoria assim reestruturada. Esta fórmula, já consagrada na Stock Car e também adotada em outras categorias do automobilismo internacional, permite a participação das montadoras, e evita os enormes custos em investimentos tecnológicos e desenvolvimento do carro que as mesmas teriam de realizar, além do que torna viável a participação das equipes.
Calendário


Etapa 1  13/04  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2  08/06  Autódromo de Santa Luzia (Belo Horizonte  MG)
Etapa 3  05/07  Autódromo Internacional de Campo Grande (Campo Grande – MS)  sábado
Etapa 4  10/08  Autódromo Ayrton Senna (Caruaru  PE)
Etapa 5  17/08  Autódromo VirgÁ­lio Távora (Eusébio – CE)
Etapa 6  21/09  Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)
Etapa 7  23/11  Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão – RS)
Etapa 8  07/12  Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)


A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocÁ­nio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocÁ­nio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.