Stock: Xandinho larga em 4º em Campo Grande

Na mais sensacional tomada classificatória da temporada, Átila Abreu (AMG) conquistou a pole – sua primeira na categoria – da 8ª etapa da Stock Car, última da fase seletiva que classificará 10 pilotos aos playoffs das quatro etapas finais. O piloto sorocabano desbancou Thiago Camilo (Vogel) nos segundos derradeiros e garantiu a melhor média da terceira e decisiva parte dos treinos em Campo Grande. Camilo terminou em segundo, à frente de Daniel Serra (Red Bull) e Xandinho Negrão (Medley), que formarão a segunda fila da corrida deste domingo. A largada está marcada para as 10 horas locais (11h de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Com apenas 22 anos, o piloto mais jovem do grid está praticamente garantido nos playffs ao somar mais três pontos extras pela pole que o deixaram com 62 ao lado de Max Wilson (RC). “Adoro Campo Grande. Foi aqui que subi ao pódio no kart e na Stock Car pela primeira vez”, observou Átila, que quase ficou de fora no Q2 por causa de um pneu furado. “A equipe fez um grande trabalho. O carro estava muito bom com pneus velhos e apenas um pouco instável com os novos.” A briga pelas últimas vagas, no entanto, continua mais do que acirrada. Graças aos dois pontos de bonificação, Camilo chegou aos 45 e roubou a 10ª posição de Allam Khodair (Full Time), que partirá apenas em 8º e tem apenas um a mais que os 43 de Xandinho.

Um dos dois estreantes da temporada ao lado de Max Wilson, Xandinho assegurou a melhor posição de largada até agora. Mas lamentou a escapada na última volta do Q3. “Acho que me custou uns dois décimos e a chance de sair pelo menos em terceiro”, afirmou. “Mas foi um bom resultado, já que agora dependo apenas de mim para alcançar o objetivo de entrar nos playoffs. Vou tentar chegar o mais à frente possível, mas sempre pensando no campeonato. Meio caminho já está andado”, acrescentou.

Xandinho disse que o recentemente renovado asfalto de Campo Grande está esfarelando e complicando a vida dos pilotos. “Foi uma classificação muito difícil e as coisas podem piorar amanhã na corrida. O consumo dos pneus será elevado e não acredito que alguém consiga completar a corrida sem a troca de pneus. Por isso, a estratégia de parada nos boxes será fundamental”, analisou.

O líder Cacá Bueno (Red Bull) sairá em 6º. Com os resultados deste sábado, as chances de classificação terminam no paranaense Lico Kaesemodel (AMG), que ocupa o 18º lugar com 22 pontos. Os olhos, contudo, deverão estar voltados na disputa entre Camilo, Xandinho e Khodair. “Eu já imaginava que nós três estaríamos bem aqui. O Khodair deve ter ter tido algum problema, porque deveria estar entre os seis primeiros”, concluiu Xandinho. Seu companheiro de equipe, William Starostik, já sem qualquer possibilidade de entrar nas superfinais, largará em 23º.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *