Stock: Zonta volta ao circuito onde teve sua maior chance de vitória

Faltaram cinco voltas para Ricardo Zonta vencer sua primeira corrida na Stock Car, em BrasÁ­lia (DF), no ano passado. Depois de largar em sétimo, ele liderava com folga de quase quatro segundos sobre o segundo colocado, Hoover Orsi, quando sofreu um problema mecânico e parou no meio do circuito.

Uma nova oportunidade surge neste domingo (4). O piloto paranaense volta ao traçado brasiliense para a segunda etapa da temporada 2008, que será disputada Á s 11h00, com transmissão ao vivo da Rede Globo. Com mais algumas voltas a percorrer e o mesmo objetivo de 2007.

“Fiquei bem perto da vitória no ano passado, o carro quebrou com cinco voltas para o final, faltou pouco… A corrida mostrou que temos um bom acerto para BrasÁ­lia, mas isto é só uma base, temos que melhorar sempre, principalmente em função das mudanças que o carro sofreu de lá para cá”, afirma Ricardo Zonta, que mesmo sem receber a bandeirada fez sua melhor atuação na temporada. Como piloto e chefe de equipe da Panasonic Racing, ele prevê uma prova bastante exigente neste domingo, principalmente para os pneus, em função do asfalto abrasivo.

“Os treinos e a corrida de São Paulo foram um bom teste, mas aqui em BrasÁ­lia, em razão da pista e da temperatura, a prova será bem mais rigorosa”, revela, embora reconheça que, em termos de acerto, o fato da corrida ser disputada no anel externo, com quatro curvas para o mesmo lado, não traga nenhum quebra-cabeça para os engenheiros. “Fica até mais fácil, porque você trabalha a cambagem para um lado só, pode fazer os pneus internos trabalharem para os compostos da esquerda, que servem de apoio e são mais exigidos. É um acerto relativamente simples”, conta.

Apoiando a equipe neste sentido estará o novo contratado, o engenheiro Alexandre Gramacho, que chega Á  Panasonic Racing para trabalhar com o piloto Ricardo Sperafico, companheiro de Ricardo Zonta. “Nós contratamos o (Alexandre) Gramacho porque ele trará uma experiência importante para a equipe, vamos fazer mudanças no carro e precisamos analisar os resultados na prática. Por enquanto, o que dá para dizer é que mexemos em tudo e chegamos Á  BrasÁ­lia bem mais confiantes, por causa das alterações em relação ao que tivemos em Interlagos”.