Super Formula: Kazuki Nakajima é o campeão de 2014

O japonês Kazuki Nakajima (Tom’s) conquistou o título da temporada 2014 da Super Formula.

O título foi confirmado com a vitória na última prova do ano, disputada no domingo (09/11) no circuito de Suzuka, no Japão. Em 2012, Nakajima foi campeão da F-Nippon, que foi sucedida pela Super Formula.

Ex-piloto da Williams na F-1, Nakajima somou 46 pontos, 6,5 a mais do que o vice-campeão, o brasileiro João Paulo de Oliveira (Impul).

O alemão André Lotterer (Tom’s), que neste ano disputou o GP da Bélgica de F-1 pela Caterham, terminou em terceiro com 34,5 pontos.    

O francês Loic Duval (LeMans) foi o quarto, com 29,5 pontos,  seguido pelo japonês Hiroaki Ishiura (Inging) com  26, e o britânico James Rossiter (Kondo) com 22 pontos.

Além de Nakajima e Lotterer, mais dois ex-pilotos de F-1 disputaram a temporada. O indiano Narain Karthikeyan (Impul) e o italiano Vitantonio Liuzzi (Real).

A temporada foi formada por sete etapas, sendo cinco em rodada única, e duas em rodada dupla. 

Resultados das provas:

Final, Suzuka, 13 abril:

1 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 43 voltas em 1.15’49″802
2 – James Rossiter (Dallara-Toyota) – Kondo – 16″221
3 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Inging – 22″125
4 – Ryo Hirakawa (Dallara-Toyota) – LeMans – 29″690
5 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 33″617

Final, Fuji, prova 1, 18 de maio:

1 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul – 25 voltas
2 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 5″203
3 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 7″079
4 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 7″722
5 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Inging – 16″558

Final, Fuji, prova 2, 18 maio:

1 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 35 voltas
2 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul 3″497
3 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 16″543
4 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 21″069
5 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Mugen – 25″479

Final, Fuji, 13 de julho:

1 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 55 voltas em 1:26’37″171
2 – Ryo Hirakawa (Dallara-Toyota) – LeMans – 0″780
3 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Inging – 3″219
4 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Inging – 3″950
5 – Naoki Yamamoto (Dallara-Honda) – Mugen – 6″12

Final, Motegi, 24 de agosto:

1 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul – 52 voltas em 1:36’23″266
2 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Inging – 1″240
3 – Andrea Caldarelli (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1″788
4 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 2″256
5 – Hideki Mutoh (Dallara-Honda) – Dandelion – 2″680

Final, Autopolis, 14 de setembro:

1 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 46 voltas
2 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 12″939
3 – Joao Paulo de (Dallara-Toyota) Oliveira – Impul – 14″268
4 – Koudai Tsukakoshi (Dallara-Honda) – Real – 15″210
5 – James Rossiter (Dallara-Toyota) – Kondo – 16″992

Final, Sugo, 28 de setembro:

1 – Tomoki Nojiri (Dallara-Honda) – Dandelion – 68 voltas
2 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1.87
3 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 5.506
4 – James Rossiter (Dallara-Toyota) – Kondo – 16.075
5 – Daisuke Nakajima (Dallara-Honda) – Nakajima – 16.784

Final, Suzuka 1, 09 de novembro:

1 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul – 19 voltas
2 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 3.846
3 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 5.577
4 – Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 14.111
5 – Hiroaki Ishiura (Dallara-Toyota) – Cerumo/Inging – 17.401

Final, prova 2, 09 de novembro:

1 – Kazuki Nakajima (Dallara-Toyota) – Tom’s – 28 voltas
2 – Andre Lotterer (Dallara-Toyota) – Tom’s – 8″831
3 – Loic Duval (Dallara-Toyota) – LeMans – 9″409
4 – Joao Paulo de Oliveira (Dallara-Toyota) – Impul – 10″819
5 – Ryo Hirakawa (Dallara-Toyota) – LeMans – 22″056

Campeonato, final:

1. Nakajima 46; 2. De Oliveira 39.5; 3. Lotterer 34.5; 4. Duval 29.5; 5. Ishiura 26; 6. Rossiter 22; 7. Kunimoto 19.5; 8. Hirakawa 16.5; 9. Yamamoto 14.5; 10. Nojiri 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *