Super GT: Depois de vitória, João Paulo prevÁª dificuldades para a corrida em Sugo

Brasileiro recebeu 50 kg de lastro em seu GT-R após a vitória em Sepang, na Malásia.

Vencedor da última corrida disputada pelo Campeonato Japonês de Super GT – principal categoria de carros esportivos do Oriente -, em Sepang (Malásia), o brasileiro João Paulo de Oliveira prevê dificuldades para a quinta etapa, neste fim de semana (26 e 27/07), no Autódromo japonês de Sugo. “Com a vitória tivemos que colocar um lastro de 50 kg no carro. Somando com os 80 kg de penalização por boa performance que os Nissan sofreram durante a temporada, serão 130 kg. Vai ser difÁ­cil”, desabafa o piloto oficial da montadora japonesa. A corrida terá 300 km de duração.

Além do aumento do peso do carro, que já traria desvantagens, João Paulo também terá uma diminuição da potência do seu GT-R. Como o peso máximo de lastro permitido na Super GT é de 100 kg, os 30 kg excedentes serão compensados com a diminuição do restritor de entrada de ar que alimenta o motor. “Com isso perderemos potência e aderência, o que é muito ruim num circuito travado como Sugo”, afirma o piloto, que ocupa a quinta colocação na competição.

Desta forma, o brasileiro ficará contente se cruzar a linha de chegada dentro da zona de pontuação. “Nosso objetivo é tentar marcar alguns pontos. Se chegarmos em 9º ou 10º somamos na classificação do campeonato e ainda perderemos alguns quilos de lastro”, afirma JP, como ele é conhecido no Japão. Ele, no entanto, prevê uma melhora de rendimento para as próximas etapas. “Para a outra corrida, em Suzuka, a situação ainda será muito difÁ­cil, já que perderemos no máximo 20 kg aqui em Sugo. Teremos que concentrar nossas forças a partir da sétima etapa, em Motegi”, completa.

Confira a classificação do Campeonato Japonês de Super GT após quatro etapas:

1º) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 46 pontos
2º) Andre Lotterer (ALE)/Juichi Wakisaka (JAP), Toyota SC430 (B), 38
3º) Michael Krumm (ALE)/Masataka Yanagida (JAP), Nissan GT-R (B), 37
4°) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Toyota SC430 (B), 35
5º) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 30
6º) Ryo Michigani (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 30
7º) Sebastien Phillipe (FRA)/Tsugio Matsuda (JAP), Nissan GT-R (B), 20
8º) Peter Dumbreck (ESC)/Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota SC430 (B), 19
9º) Ralph Firman (IRL)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 17
10º) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 16
11º) Loic Duval (FRA)/Katsuyuki Hiranaka (JAP), Honda NSX (D), 12
12º) Takeshi Tsuchiya (JAP)/Hiroaki Ishiura (JAP), Toyota SC430 (Y), 11
13º) Katsutomo Kaneishi (JAP)/Toshihiro Kaneishi (JAP), Honda NSX (B), 11
14º) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Toyota SC430 (B), 10
15º) Ronnie Quintarelli (ITA)/Naoki Yokomizo (JAP), Nissan GT-R (B), 4 pontos