Super GT: João Paulo de Oliveira quer voltar Á  liderança em Suzuka, no Japão

Brasileiro liderou mais da metade da temporada e está na briga direta pelo tÁ­tulo da temporada.

O autódromo de Suzuka recebe neste domingo (23/08) a sexta etapa do Campeonato Japonês de Super GT. Terceiro colocado na principal competição de carros esportivos do Oriente, o brasileiro João Paulo de Oliveira tem como objetivo retomar a liderança do campeonato, que foi sua ao final de três das cinco rodadas disputadas. “Na primeira corrida aqui em Suzuka fizemos alguns experimentos que não funcionaram. Acredito que desta vez poderá ser melhor”, explica o piloto oficial da Nissan.

 A prova de domingo será uma verdadeira maratona, e terá 700 km de duração. “Lógico que minha meta é voltar Á  liderança e vou fazer o meu melhor para isso. Mas o objetivo inicial é chegar ao fim da corrida, pois ela será bem longa e desgastante”, explica João Paulo. Numa prova tão longa, aproveitar bem todas as etapas do fim de semana pode fazer a diferença. “Temos que acertar bem o carro para a corrida e não errar na estratégia, como na última corrida. Estes pontos são muito importantes”, explica esportista, que guia um Nissan GT-R no certame.
 
As modificações nas regras para 2009, visando ampliar a competitividade, estão funcionando. Tanto que neste ano foram quatro vencedores diferentes nas cinco etapas disputadas e a diferença entre o lÁ­der e o sexto colocado é de apenas 12 pontos. Na atual temporada, os pilotos carregam como peso extra, o dobro de quilos do valor de sua pontuação no campeonato. “Por isso acredito que algum carro mais leve deva vencer”, conta o piloto, que aponta como favoritas as duplas Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), da Honda, que ocupam a quinta posição,  e Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), da Nissan, que estão no nono posto no certame.
 
Mesmo com a conclusão do segundo terço da competição após a corrida de Suzuka, o brasileiro acredita que a disputa pelo tÁ­tulo ainda está longe de ser definida. “Este ano o equilÁ­brio sempre será grande. Acho que o tÁ­tulo sairá apenas na última etapa”, finaliza JP, como ele é conhecido no Oriente.
 
Assim está a Super GT após cinco etapas:
1) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 43;
2) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 39;
3) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 37;
4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 33;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 32;
6) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 31;
7) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 29;
8) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 26;
9) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 26;
10) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 20;
11) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 19;
12) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 17;.
13) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
13) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9.