Super GT: João Paulo de Oliveira reassume liderança do campeonato no Japão

Brasileiro foi o quarto colocado na Super GT em Fuji.

O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) atingiu sua meta de reassumir a liderança do Campeonato Japonês de Super GT. Nesta segunda feira (04/5) ele terminou na quarta posição em Fuji, durante a disputa da terceira etapa da principal competição de carros esportivos do Oriente. “Alcançamos nosso objetivo para esta etapa. Sem dúvida foi uma corrida fenomenal, onde reassumimos a liderança do campeonato tanto de equipes como pilotos”, comemorou. Com Nissan GT-R, ao lado do japonês Seiji Ara ele soma 31 pontos, um de vantagem sobre a dupla Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), com Lexus SC430.

 

Com o carro mais pesado do grid em virtude do regulamento que penaliza os melhores desempenhos para equilibrar o campeonato, João Paulo de Oliveira sabia que tinha que avançar logo no inÁ­cio para poder abrir alguma vantagem sobre seus concorrentes na tabela de classificação. Partindo da quarta fila, com o oitavo tempo, o brasileiro fez uma excepcional largada, pulando para a vice-liderança da prova. “A largada foi o mais impressionante. Foi sem duvida uma de minhas melhores largadas”, admitiu. “Depois disso continuei forte e ultrapassei o carro do pole position”.

 

Durante o perÁ­odo em que conduziu o seu Nissan GT-R João Paulo manteve-se na liderança. Quando o seu companheiro Seiji Ara assumiu a pilotagem eles caÁ­ram de posição. “No turno do meu companheiro nós caÁ­mos para o quarto posto, o que já era esperado, pois o carro estava muito pesado e era muito difÁ­cil manter a colocação”, explicou. Quando reassumiu a pilotagem para o seu último turno, o brasileiro lutou muito com a Toyota para manter o quarto lugar. “Consegui me manter com muito esforço, lutando bastante”.

 

O brasileiro ficou extremamente feliz com resultado que o levou novamente Á  liderança do campeonato, que havia assumido quando venceu a prova de abertura da temporada. “Foi um resultado excelente. Agora temos um espaço de um mês até a próxima corrida, em Sepang”, falou com entusiasmo, lembrando que nos dois últimos anos ele foi o vencedor justamente da prova da Malásia, e onde já passa a ser o favorito novamente.

 

Estes foram os oito primeiros da prova de Fuji:

 

1) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 88 voltas em 2h26min09s788;

2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), a 0s219;

3) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), a 18s997;

4) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), a 39s195;

5) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), a 45s975;

6) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), a 47s407;

7) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), a 1min13s285;

8) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), a 1min13s515.

 

Assim está a Super GT após três etapas:

 

1) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 31;

2) Andre Loterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 30;

3) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 27;

4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 22;

5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 21;

6) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 20;

7) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 19;

8) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;

9) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 12;

10) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 11;

11) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9;

12) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 4;

13) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 3;

12) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 2.