O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) vai abrir a oitava fila nos 1.000 Km de Suzuka, principal prova do automobilismo japonês que será disputada neste domingo (19/8). “Bom, foi normal. Montamos a estratégia de quatro paradas ao invés das cinco que a maioria fará e isso pode ser uma boa chance de conseguirmos uma posição melhor na corridaâ€, avisa o paulista, vai largar da 15ª posição.
A pole position ficou com o Nissan Fairlady Z do francês Sebastien Philippe e o japonês Masataka Yanagida, que depois de cinco etapas dividem a nona colocação no Campeonato Japonês de Super GT com o brasileiro. Os lÁderes do certame Ralph Firman (GBR)/Daisuke Ito (JAP)/Yuji Ide (JAP), largam da quinta posição com Honda NSX. O brasieiro Fábio Carbone, em dupla com Loic Duval, sai na 2º posição.
A sexta etapa do principal campeonato de GT da Ásia vai realizar 173 voltas no circuito de 5.807 metros que sediava o GP do Japão de F-1, com uma previsão de quase seis horas de duração. “Teremos que economizar combustÁvel pra fazer só quatro paradas, e o tempo da volta será em torno de dois minutosâ€, explica João Paulo, que largará e receberá a bandeirada, conduzindo seu Nissan Fairlady Z por três turnos, já que dividirá a pilotagem só com o japonês Seiji Ara, para ganhar tempo também na hora de troca de pilotos.
Com a previsão de que a prova de gala do automobilismo japonês seja disputada debaixo de alta temperatura, a resistência dos carros será um fator preponderante, aliado Á durabilidade dos pneus. “O Nissan é um carro reconhecidamente resistente e os pneus Yokohama tem se diferenciado quando está fazendo muito calor, como foi em nossa vitória na Malásiaâ€, comenta João Paulo. “Não sei dos outros, mas estamos usando os compostos duros e mesmo assim estamos perdendo rendimento. Está muito quente, por volta dos 38 graus centÁgrados, difÁcil de manter consistênciaâ€.
Os mais rápidos no treino de classificação para os 1.000 Km de Suzuka foram:
1. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min55s781
2. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min55s898
3. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min55s919
4. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min55s115
5. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP) / Yuji Ide (JAP), Honda NSX, 1min56s119
6. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 1min56s259
7. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP) / Takuya Izawa (JAP), Honda NSX, 1min56s322
8. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min56s600
9. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min57s369
10. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP) Jeremie Dufour (FRA), Nissan Fairlady Z, 1min55s981
11. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP) / Olivier Jarvis (ING), Toyota Lexus SC430, 1min56s867
12. Peter Dumbreck (GBR) / Ronnie Quintarelli (ITA) / Naoki Hattori (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s896
13. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP) / Hironobu Yasuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s910
14. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min57s084
15. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min57s565