Super GT: João Paulo larga na oitava fila com estratégia para prova longa

O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) vai abrir a oitava fila nos 1.000 Km de Suzuka, principal prova do automobilismo japonês que será disputada neste domingo (19/8). “Bom, foi normal. Montamos a estratégia de quatro paradas ao invés das cinco que a maioria fará e isso pode ser uma boa chance de conseguirmos uma posição melhor na corrida”, avisa o paulista, vai largar da 15ª posição.

 


A pole position ficou com o Nissan Fairlady Z do francês Sebastien Philippe e o japonês Masataka Yanagida, que depois de cinco etapas dividem a nona colocação no Campeonato Japonês de Super GT com o brasileiro. Os líderes do certame Ralph Firman (GBR)/Daisuke Ito (JAP)/Yuji Ide (JAP), largam da quinta posição com Honda NSX. O brasieiro Fábio Carbone, em dupla com Loic Duval, sai na 2º posição. 


A sexta etapa do principal campeonato de GT da Ásia vai realizar 173 voltas no circuito de 5.807 metros que sediava o GP do Japão de F-1, com uma previsão de quase seis horas de duração. “Teremos que economizar combustível pra fazer só quatro paradas, e o tempo da volta será em torno de dois minutos”, explica João Paulo, que largará e receberá a bandeirada, conduzindo seu Nissan Fairlady Z por três turnos, já que dividirá a pilotagem só com o japonês Seiji Ara, para ganhar tempo também na hora de troca de pilotos.


Com a previsão de que a prova de gala do automobilismo japonês seja disputada debaixo de alta temperatura, a resistência dos carros será um fator preponderante, aliado à durabilidade dos pneus. “O Nissan é um carro reconhecidamente resistente e os pneus Yokohama tem se diferenciado quando está fazendo muito calor, como foi em nossa vitória na Malásia”, comenta João Paulo. “Não sei dos outros, mas estamos usando os compostos duros e mesmo assim estamos perdendo rendimento. Está muito quente, por volta dos 38 graus centígrados, difícil de manter consistência”.


Os mais rápidos no treino de classificação para os 1.000 Km de Suzuka foram:


1. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min55s781


2. Loic Duval (FRA) / Fábio Carbone (BRA), Honda NSX, 1min55s898


3. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min55s919


4. Toranosuke Takagi (JAP) / Yuji Tachikawa (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min55s115


5. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP) / Yuji Ide (JAP), Honda NSX, 1min56s119


6. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX, 1min56s259


7. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP) / Takuya Izawa (JAP), Honda NSX, 1min56s322


8. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP), Honda NSX, 1min56s600


9. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP), Toyota Lexus SC430, 1min57s369


10. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP) Jeremie Dufour (FRA), Nissan Fairlady Z, 1min55s981


11. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP) / Olivier Jarvis (ING), Toyota Lexus SC430, 1min56s867


12. Peter Dumbreck (GBR) / Ronnie Quintarelli (ITA) / Naoki Hattori (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s896


13. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP) / Hironobu Yasuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min56s910


14. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min57s084


15. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP), Nissan Fairlady Z, 1min57s565

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *