SuperBike: Indefinição climática marca a disputa pela pole position no Rio de Janeiro

O tempo instável marcou o segundo dia de atividades na quarta etapa do TNT SuperBike, que acontece a partir das 15h deste domingo, no autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Na SuperPole, treino voltado aos dez pilotos mais rápidos do dia, quem levou a melhor foi Rodrigo de Benedictis, que larga na posição de honra do grid pela terceira vez em sete etapas do SuperBike Series, com o tempo de 1:19.809.

Durante boa parte do dia, a pista permaneceu molhada devido à chuva que caiu durante a madrugada e parte da manhã. À tarde, as condições melhoraram sensivelmente e os pilotos puderam melhorar os tempos registrados na primeira sessão de treinos. Mas, logo no início da disputa da SuperPole, a chuva voltou mais forte e transformou a sessão numa loteria, beneficiando alguns e prejudicando outros competidores.

Com a indefinição climática prevista também para o domingo, Benedictis pretende fazer uma prova cautelosa para brigar pela primeira vitória na temporada. “Cheguei em Jacarepaguá após ter errado nas duas últimas provas do campeonato, mas hoje comecei melhor e consegui mais uma pole. Largo na frente e amanhã vou fazer uma corrida com a cabeça já que o tempo aqui não está bom”, disse.

Ao invés de desanimar, a expectativa de chuva provoca sentimento contrário no segundo colocado, Cachorrão. “Apesar de estar molhada, a pista está boa, com boa aderência. Gosto de correr aqui, de pista molhada e acho que posso ir bem amanhã. Fiz algumas alterações no acerto da minha suspensão, a deixei mais mole, para garantir mais aderência para correr nessas condições”, explicou Cachorrão.

Heber Pedrosa, em sua segunda prova no SuperBike Series, começa a despontar entre os ponteiros. Terceiro colocado nos treinos livres da sexta-feira, Pedrosa larga na mesma posição na prova de amanhã e pode dar trabalho para os adversários. “Já tinha ido bem ontem e hoje a sorte também me ajudou ainda mais, já que fiz minha melhor volta nas duas primeiras tentativas, aonde a pista estava seca”, declarou. Alan Douglas fecha a primeira fila do grid e larga na quarta colocação.

Loteria

Favorito para brigar pela pole postion, Bruno Corano foi um dos prejudicados pela chuva de última hora. O piloto, que tinha marcado o segundo melhor tempo na última sessão classificatória, tinha grandes condições para brigar pela pole. Entretanto, Corano larga apenas em nono e terá de fazer uma prova de recuperação para brigar por uma vaga no pódio ou pela vitória no domingo.

“No ultimo treino classificatório, sem forçar, fiquei a milésimos do melhor tempo do dia, mas, no momento que iniciou a SuperPole, esperei míseros sessenta segundos para sair. Foi  tempo suficiente para alguns terem conseguido virar rápido, e quando fui para a pista, começou a chover forte, impedindo totalmente que eu atingisse os tempos conquistados pelos outros pilotos” ressaltou.

Murilo Colatreli fez a volta mais rápida na SuperPole porém, foi penalizado pela direção de prova na sexta-feira e perdeu a melhor volta conquistada na sessão. Entretanto, Murilo está confiante para fazer uma boa prova. “Tive um imprevisto ontem e não pude comparecer ao briefing. Fui corretamente punido por isso agora é arcar com as conseqüências. Minha equipe fez um grande acerto para minha moto e sei que tenho grandes chances de fazer uma grande prova amanhã”, explicou Colatreli.

Master, Pro-AM e Estreante

Na categoria Master, para pilotos acima de 45 anos, o Paulo Gabriel fez o tempo de 1:20.629 e vem disposto a conquistar a liderança da categoria. “Ainda me recupero do acidente que sofri na quarta etapa do campeonato e ainda sinto dores no meu braço direito. Mas com perseverança, vou buscar a liderança da categoria nessa e nas próximas etapas do TNT SBK, já que ainda restam quatro provas para o final”, disse o piloto.

Na categoria Pro Amador, Diego Pretel foi o mais rápido e vai largar à frente de Anderson Fernando, o Danadinho, e Helder Shad, que vai correr em casa neste final de semana. Alan Douglas, que marcou o quarto tempo no geral, foi o mais rápido na categoria estreante.

Os interessados em acompanhar a prova ao vivo podem adquirir os ingressos nas bilheterias no autódromo e os bilhetes dão direito para assistir à 8ª etapa do Itaipava GT. As entradas custam R$ 5 para estudantes e R$ 10 a inteira. A 4ª etapa do TNT SBK será transmitida ao vivo pela internet no www.superbike.com.br e em mais outros dez sites especializados em motociclismo. Através do www.cronomap.com.br, os tempos da prova poderão ser conferidos ao vivo.

O SuperBike Series tem a realização da MotoSchool e organização da Brandworks. Patrocínio de Pirelli, Kawasaki, Alemão Pneus, Alpinestars, L´acqua di Fiori, Brembo, Maxima Racing Oils e Shark. Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo, CPTM, ESPN Brasil e Metropolitana FM.

Resultados SuperPole TNT SBK*

1 – #4 Rodrigo de Benedictis 1:19.809

2 – #51 José Luiz “Cachorrão” Teixeira 1:20.113

3 – #42 Heber Pedrosa 1:21.293

4 – #78 Alan Douglas 1:21.589

5 – #17 Danilo Lewis 1:21.990

6 – #28 Maycon Zandavalli 1:23.836

7 – #90 Alecsandre “Doca” Grandi 1:29.663

8 – #74 Murilo Colatreli 1:35.523* *

9 – #34 Bruno Corano1:41.969

10 – #88 Diego Pretel (não disputou a sessão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *