Superleague Fórmula: Sporting faz de Pedro Petiz primeiro português na categoria

Pedro Petiz, um dos promissores pilotos portugueses, é a mais recente entrada para a Superleague Formula. O nortenho de 22 anos junta-se assim aos 20 pilotos da grelha para assumir os comandos do V12 de 750cv com que o Sporting Clube de Portugal vai competir na inovadora competição que junta a paixão do futebol às emoções da velocidade em quatro rodas a mais de 300 km/h.

Com vários títulos nacionais e internacionais e nome feito junto de algumas das mais prestigiadas marcas e equipas de competição, Petiz é o primeiro e, até ao momento, o único piloto português na Superleague Formula. Um facto que deverá despertar ainda mais interesse junto dos fãs lusos do automobilismo e que deixa Petiz muito motivado.

“É uma experiência única e um enorme prazer fazer parte da Superleague Formula. Afinal de contas estamos a competir num meio novo que tem tudo para ser bem sucedido. Sinto que o campeonato estará ainda mais competitivo do que em 2008, pois já não é novo, e será fulcral no meu desenvolvimento como piloto. Além do mais, não é todos os dias que temos a oportunidade de correr num carro de 750cv de potência”
, refere Petiz.

Apesar de não ter tido ainda a oportunidade de contactar com o monolugar da Superleague Formula, Pedro Petiz conta com o sempre importante conhecimento de todos os traçados onde a segunda temporada da Superleague se vai disputar. “O único contacto que tive com o carro foi durante a apresentação do mesmo aos sócios do Sporting no domingo passado. Mas já corri em todos os circuitos que recebem a Superleague Formula este ano, excepto Jarama onde vou alinhar numa prova no início de Junho. Mas a primeira corrida é logo na minha pista preferida, em Magny-Cours, pelo que penso dar já motivos de alegria à minha equipa! Mas também não posso esquecer o Estoril, que deverá ser fantástico. Como único piloto nacional sinto que também terei o apoio do meu país”, salienta o jovem piloto sem esquecer as cores que vai defender.

“O convite do Sporting Clube de Portugal é motivo de grande alegria, principalmente porque é um clube com grande nome e com o qual vim a simpatizar ao longo dos anos. Acompanhei muitos dos sucessos do Sporting, como foi o caso da final da Taça UEFA de 2005 no Estádio José Alvalade e em que tive o enorme prazer de assistir e apoiar o clube. Vou dar o meu melhor ao longo de toda a época de 2009 para dignificar a camisola verde e branca e espero conseguir vários pódios, até vitórias, em representação do Sporting”
. Um objectivo que poderá ficar facilitado pelo facto do Sporting ter a preparação do carro a cargo da Zakspeed, a mesma equipa responsável pela conquista do título de Campeão do Beijing Guoan na primeira temporada da Superleague Formula.

Enquanto isso, Alex Andreu, Presidente da Superleague Formula salientou não só a importância da entrada do Sporting para a competição, mas também o papel de Portugal. “Obrigado Portugal! Agradeço porque Portugal é o país que mais abraçou a Superleague Formula. O FC Porto foi o primeiro a responder afirmativamente ao nosso desafio, depois foi o Circuito do Estoril, que se volta ajuntar a nós depois da enchente de 2008, seguiu-se o sporting e agora também um piloto português a defender as cores deste grande clube lisboeta. Esperamos que a nossa competição, através dos clubes que dela fazem parte, sirva também para projectar os jovens pilotos portugueses”, afirmou Alex Andreu.

Por seu turno, Soares Franco, Presidente do Sporting, salientou a grandiosidade das duas competições que se juntam na Superleague Formula. “É inquestionável que o futebol e o automobilismo são os desportos mais mediáticos do mundo. Combinar os dois é, no mínimo, audaz e há que apoiar. O Sporting quer ser uma marca mundial, um dos desígnios do nosso fundador, e é por isso que temos de nos associar aos melhores projectos, foi por isso que nos associámos à Superleague Formula”, disse o presidente leonino.

PERFIL

Nome: Pedro Petiz
Idade: 22 (29 de Outubro de 1986)
Local de Nascimento: Porto, Portugal
Residência: Lisboa, Portugal
Altura: 1,83m
Peso: 71kg
Interesses: Todos os tipos de desportos, leitura e música.
Momento de futebol preferido:‪ Vitória de Portugal sobre Inglaterra por 3-2 no Euro 2000, depois de estar a perder 2-0! Todos grandes golos de Figo, João Pinto e Nuno Gomes.
Jogador preferido:‪ Existem inúmeros futebolistas que admiro. Presentemente o mais completo jogador mundial é o Cristiano Ronaldo. Contudo, o melhor de sempre, penso que não há duvidas, foi o Diego Armando Maradona.
Joga futebol?‪ Sim, quando posso gosto de jogar futebol com amigos tanto em campo de 5 como de 11.
Clube da Superleague Formula: Sporting Clube de Portugal
Site: http://www.pedropetiz.com/

Carreira na pista:
Pedro Petiz estreou-se na competição em 1999, com 12 anos, alinhando no Troféu Cabo do Mundo de Karting, em Matosinhos, passando depois para a Taça de Portugal e em seguida para o Campeonato de Portugal de Karting, tornando-se, em 2001, no mais jovem piloto de sempre a vencer uma corrida na Inter A.

Em 2002 estreou-se a nível internacional, em Itália, qualificando-se ainda para o Europeu de Karting e sagrando-se vencedor do Open Karting Portugal, bem como da Taça de Portugal de Karting. No ano seguinte voltou a qualificar-se para a fase final do Campeonato da Europa de Karting, além de marcar presença na Taça do Mundo de Karting e no Open Master de Itália Fórmula A.

O ano de 2004 marcou a entrada nos automobilismo, sendo um dos três finalistas nos testes para o Team Portugal, além de se estrear na Fórmula BMW Ibérica, onde garantiu um segundo posto na segunda corrida, e garantindo ainda a vitória na Vodafone Cup by Seat.

Em 2005 alinha pela primeira vez na Eurocup Mégane Trophy, na categoria Júnior, onde somou vários pódios e terminou a época em 3º, repetindo a dose no ano seguinte e sagrando-se Campeão. Em 2007 mantém-se na competição, mas abandona a categoria Júnior para reclamar o título absoluto. Na época de 2008 Petiz ingressa na Porsche Mobil 1 Supercup, competição que se desenrola ao longo de 11 corridas como apoio das mais importantes rondas do Mundial de F1, e sagra-se vice-Campeão por equipas.

A época de 2009 vê Pedro Petiz alinhar no Mini Challenge e estrear-se na Superleague Formula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *