Trofeo Maserati: Alencar Jr. vence mais uma. Sempre “sobrando”

Quinta vitória nas oito etapas do Campeonato Brasileiro Maserati, temporada 2006. Este é o balanço de Alencar Jr. (LinkNet/Neo QuÁ­mica), depois de mais uma conquista na 8ª etapa, realizada neste sábado, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, em São Paulo. Foi como se fosse a coroação de um campeão por antecipação. Agora, ele soma 341 pontos, 144 Á  frente do vice-lÁ­der Rafael Derani (Revista Cavallino/Golden Cross), que chegou em 2º lugar e contabiliza 197 pontos.

 


Toda a expectativa da 8ª etapa, e também da 9ª e última que acontece amanhã Á s 13h05, estava centrada na disputa do vice-campeão, tÁ­tulo ao qual estavam concorrendo diretamente Rafael Derani, Valter Rossete, Renato Cattalini e Chico Longo, além de – matematicamente possÁ­vel – Walter Derani e Marcelo Hahn.


Por este motivo, era sabido que as duas baterias da 8ª etapa seriam muito disputadas. E como foram. Valter Rossete (Vivo/Eletrovip), que largou na 2ª colocação, superou o pole position Chico Longo, logo na primeira curva, e não deu qualquer chance aos demais oponentes no restante da 1ª bateria, chegando a colocar 17 segundos Á  frente de Alencar Jr., na 14ª volta, quando o safety car entrou na pista para encerrar a primeira parte da corrida.


Sob orientação de Betinho Gresse, personnal driver, Valter Rossete – desde a 6ª volta – tinha folga para administrar melhor a corrida. Mas, a cada volta, Rossete abria mais em relação a Chico Longo e depois a Alencar Jr.


Um fato curioso aconteceu com o piloto paranaense Plautos Lins. Na 4ª volta, ele teve de entrar no box, por causa de uma folha de papel que “grudara” na grade frontal do carro, o que provocou aquecimento em seu motor. Plautos, que largou na 7ª posição, acabou chegando na 9ª colocação, quase 1m23 de Valter Rossete.


Vale ressaltar essa curiosidade porque, na 2ª bateria, o jovem piloto deu uma aula de recuperação. De 9º lugar, Plautos encerrou a 8ª etapa em 2º lugar. A três voltas do final, Plautos chegou a ensaiar uma ultrapassagem sobre Alencar Jr.


Embora a etapa tenha apresentado lances emocionantes na disputa pela vice-liderança do campeonato, a bem da verdade é que a experiência falou mais alto. Alencar Jr., que havia largado em 5º lugar, ultrapassou com relativa facilidade Renato Cattalini, Rafael Derani e Chico Longo. Só não deu para alcançar o lÁ­der da 1ª bateria, Valter Rossete, que a uma volta do encerramento tinha 17 segundos de vantagem.


Mas, como uma verdadeira “cobra criada”, Alencar Jr. estava armando um bote para a segunda fase da etapa. Dito e feito. Na 15ª volta, Alencar Jr. passou Valter Rossete e, este por sua vez, retomou a liderança na volta seguinte, no final da reta dos boxes. Manhoso, Alencar Jr. voltaria a recuperar o 1º lugar na 17ª volta, no momento em que Rossete vacilou no ponto de freada. DaÁ­ em diante só deu Alencar Jr. Mas houve outro momento emocionante. Talvez pelo calor excessivo e perda de concentração, Valter Rossete escorregou na entrada do Senna, chocando-se com Chico Longo. Neste momento, Rafael Derani ganhou a 2ª colocação.


Com a 8ª etapa, os 10 primeiros colocados são Alencar Jr. soma agora 341 pontos (campeão por antecipação), Rafael Derani (197), Valter Rossete (195), Renato Cattalini (163), Guto Negrão (145), Chico Longo (127), Walter Derani (116), Marcelo Hahn (99), Carlos Crespo (80) e Arthur Bragantini (80).


A 9ª e última etapa do Campeonato Brasileiro Maserati, amanhã, no Autódromo Municipal José Carlos Pace, Interlagos, Á s 13h05, define a vice-liderança entre Rafael Derani, Valter Rossete e Renato Cattalini.


8ª etapa – Classificação após 27 voltas


 


1º        Alencar Jr.                 12                   52m18s192


2º        Plautos Lins              99                   a 1s211


3º        Rafael Derani           03                   a 11s983


4º        Valter Rossete          21                   a 14s599


5º        Renato Cattalini        23                   a 22s045


6º        Marcelo Hahn           16                   a 45s924


7º        Sergio Lagana         07                   26ª volta


8º        Walter Derani           70                   26ª volta


9º        Carlos Crespo          30                   26ª volta


10º      Chico Longo             19                   22ª volta