Truck: Bueno na pole-position e Grêmio na primeira fila em Guaporé

O Grêmio, com Vignaldo Fizzio larga na primeira fila em casa

Está definido o grid de largada do GP Aurélio Batista Felix, a quinta etapa do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. Diumar Bueno crava a pole-position no Autódromo internacional de Guaporé.

O paranaense, dono do caminhão de número 11 foi para a pista molhada com pneus slick, passando para a fase definitiva do treino na 1ª posição. Bueno repetiu o feito no Top Qualifying largando pela primeira vez no topo.

Vignaldo Fizzio, da ABF Grêmio Competições, larga na primeira fila atrás de Bueno. Fizzio foi o 5º a entrar na pista marcando sua melhor volta em 1:29.017 superando Adalberto Jardim que largará na 3ª posição neste domingo. Ambos marcaram seus melhores tempo em largada no ano.

A equipe Volkswagen marca presença entre os cinco primeiros com Valmir Benavides na 4ª posição. “Hisgué” também ocupa a 4ª posição no Campeonato Brasileiro. Na terceira fila aparece Roberval Andrade, que depois de enfrentar problemas na primeira parte do classificatório, voltou para a pista marcando o 5º melhor tempo do dia.

Pedro Muffato larga na 6ª posição no grid. Completando a lista dos pilotos presentes no Top Qualyfying temos as duas mulheres do grid. Cristina Rosito, da DF Motorsport e Débora Rodrigues, da Volkswagen ficaram com a 7ª e 8ª posições, respectivamente.

A classificação:

O treino classificatório começou ao mesmo tempo que a chuva em Guaporé, apenas os quatro primeiros pilotos foram para a pista quando ainda estava seca. Foram eles: Rosito, Muffato, Fizzio e Bueno, que passou para o top qualifying com melhor tempo.

A chuva forte fez com que os comissários de prova presente entendessem que as condições da pista era de chuva, oferencendo ao pilotos e equipes 15 minutos para definição dos pneus. A decisão foi feita de acordo com cada equipe.

Ainda na primeira parte do classificatório, Roberval Andrade foi punido por excesso de velocidade nos boxes. Descontente com a punição, Andrade foi em busca de explicações conseguindo a reverter o caso pela CBA. O piloto da Ticket Car Corinthians Motorsport foi inocentado da penalidade pela falta de sinalização do radar. A CBA assumiu o erro e o piloto retornou para o grid, ficando na 5ª posição no grid de largada.

A segunda parte do treino classificatório teve pela primeira vez na história duas mulheres disputando a pole-position. Rosito e Débora Rodrigues foram para o Top Qualifying pela primeira vez no ano.

As expectativas do Top Qualifying eram grandes, pois apenas três pilotos entrarariam com pneus slicks. Bueno foi um deles, e acabou levando a melhor no classificatório na cidade Gaucha, superando o gremista Fizio no final. Jardim larga em terceiro.

A corrida acontece neste domingo (09) à partir das 13h (de Brasilia) com transmissão da Band ao vivo.

Com a palavra:

Diumar Bueno:

“Prevaleceu a estratégia da equipe, pois resolvemos ir para o tudo ou nada saindo com todos os pneus slicks, então, veio coroar um trabalho fantástico que a equipe vem fazendo todo o final de semana. A condição do tempo deu uma mudada, uma animada e uma oportunidade para muita gente. Ainda bem que soubemos aproveitar bem. Amanhã é fazer uma corrida de paciência, pois a pista é bastante técnica e temos tudo para sair com um bom resultado”.

Vignaldo Fizio:

“Colocar o Grêmio na primeira fila já é emocionante, mais ainda, classificar a frente do Corinthians. Foi uma questão de sorte que aproveitamos bem com a chuva, mas automobilismo é isso mesmo, tem que ter sorte. Aproveito para dedicar esse segundo lugar para torcida do Grêmio, que me apoiou desde que cheguei aqui, até fazendo carreata pelas ruas, e já que deram chance, amanhã vamos brigar pela vitória”,

Adalberto Jardim:

“É um resultado bem atípico, não pelos pilotos, mas pelos caminhões que estão na frente. Mas para a Fórmula Truck, para o evento, foi um ânimo a mais, e achei demais. É óbvio que gostaria de fazer a pole, mas fiquei extremamente feliz pelo Diumar e o Fizio. Não poderia ter sido melhor, pois misturou os caras que estão brigando pelo título lá atrás. Amanhã será um começo complicado, mas acho que foi um dia muito bacana para a categoria”.

Top Qualifying

1º) 11 – Diumar Bueno (V, PR), 1:28.983, média de 124,60 Km/h
2º) 100 – Vignaldo Fizio (M, SP), 1:29.017
3º) 23 – Adalberto Jardim (W, SP), 1:29.417
4º) 2 – Valmir Benavides (W, SP), 1:30.898
5º) 1 – Roberval Andrade (S, SP), 1:30.956
6º) 20 – Pedro Muffato (S, PR), 1:31.245
7º) 71 – Cristina Rosito (F, RS), 1:33.547
8º) 7 – Débora Rodrigues (W,PR), Sem tempo

Classificatório:

9º) 4 – Felipe Giaffone (W, SP), 1:37.770
10º) 73 – Leandro Totti (M, PR), 1:38.766
11º) 6 – Wellington Cirino (M, PR), 1:39.319
12º) 3 – Geraldo Piquet (M, DF), 1:39.395
13º) 83 – Regis Boessio (M, SP), 1:39.922
14º) 55 – Paulo Salustiano (I, SP), 1:40.011
15º) 70 – Danilo Dirani (F, SP), 1:41.453
16º) 14 – João Maistro (V, PR), 1:41.583
17º) 9 – Renato Martins (W, SP), 1:41.606
18º) 77 – André Marques (V, SP), 1:42.517
19º) 88 – Beto Monteiro (I, PE), 1:48.292
20º) 50 – Fred Marinelli (I, PR), 1:51.668
—-º) 32 – Luiz Pucci (V, ARG), Sem tempo
—-º) 99 – Luiz Lopes (S, SP), Sem tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *