Truck: Categoria entra na pista nesta sexta-feira

Começam nesta sexta-feira (10), os treinos oficiais para a oitava etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck que deverá acontecer no próximo domingo (12) no Autódromo Internacional de Curitiba. Serão duas sessões de treinos livres de uma hora cada, marcadas para as 14h00 e 16h00, quando os F-Truck poderão medir forças para a prova decisiva de domingo.

Como antepenúltima etapa do campeonato, a etapa de Curitiba é considerada o momento fundamental para a definição de quem realmente estará na decisão do tÁ­tulo da temporada. E a briga maior no circuito Raul Boesel será mesmo entre os cinco primeiros colocados: o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 123 pontos, seu companheiro de equipe Geraldo Piquet de BrasÁ­lia com 105, o paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) em terceiro, com 100, e os também paulistas Valmir Benavides (Volkswagen) com 95 e Roberval Andrade (Scania) com 93.

Sabendo da responsabilidade de um bom resultado na pista paranaense, as equipes vieram preparadas até os dentes para essa etapa. Os F-Truck da ABF Mercedes-Benz estão prontos nos dois primeiros boxes do paddock como sempre se posicionam. Cirino e Piquet estão otimistas com a prova de domingo, principalmente pelo atual bom desempenho que os modelos Axor vêm tendo nas últimas provas. E os motores de 12 litros teoricamente são favorecidos no circuito com uma reta longa e várias curvas de alta como o de Curitiba. “Estamos prontos para uma boa corrida”, diz Wellington Cirino que venceu as duas provas de 2001 em Curitiba, ano em que ele conseguiu seu primeiro dos três tÁ­tulos da categoria.

Com a mesma determinação e acreditando no equipamento, aparecem os dois pilotos da Roberval Motorsport, o próprio Roberval Andrade e o pernambucano Beto Monteiro, os dois com caminhões Scania. A equipe fez dois dias de treinos no circuito de Londrina e Roberval acredita no trabalho, principalmente de suspensão feito para Curitiba. “Nós demos pelo menos 150 voltas e testamos várias opções de acertos da suspensão. O caminhão está rápido e equilibrado”, diz o quinto colocado no campeonato Roberval Andrade.

As terceira e quarta posições são ocupadas também por uma dupla de companheiros de equipe. Felipe Giaffone e Valmir Benavides, que fazem parte da RM Competições, juntamente com Renato Martins e Débora Rodrigues. Eles correm com o modelo Volkswagen Constellation e apostam no bom desempenho de outros anos. No ano passado Felipe Giaffone venceu em Curitiba e rumou ao tÁ­tulo nas duas provas finais. “A vitória aqui é fundamental para quem quer seguir na luta pelo tÁ­tulo e estamos querendo repetir a conquista do ano passado”,  diz Felipe Giaffone.