Truck: Cirino comemora 24 anos de automobilismo em Cascavel

Quando entrar com seu Mercedes-Benz na pista de Cascavel amanhã (sexta-feira) para o primeiro treino livre da etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck deste ano, o paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, estará acrescentando mais um número as estatísticas pessoais. Ele estará iniciando a 24ª temporada no automobilismo.

 


Cirino iniciou sua carreira em 1984, quando disputou uma prova da categoria Júnior do Campeonato Paranaense de Kart, no Kartódromo de Clevelândia, no Sudoeste do Paraná. Hoje o kartódromo de Clevelândia está desativado, mas o menino que conquistou o segundo lugar na prova é um dos pilotos mais importantes do país e o único tricampeão da Fórmula Truck.


Segundo Cirino, será importante comemorar o início de sua 24ª temporada no automobilismo em Cascavel, circuito que faz parte de sua história. “Depois de competir no kart, passei a competir em Cascavel em categorias de Turismo. Domingo poderei comemorar com meus familiares e amigos. Meus pais, meu irmão, esposa e minhas filhas estarão no autódromo. Muitos dos pilotos que foram meus adversários nestes 24 anos estarão no autódromo. Será uma motivação a mais para buscarmos a vitória na abertura do campeonato deste ano, começando com o pé direito a caminhada rumo ao tetracampeonato da Fórmula Truck”, diz o piloto da equipe ABF/Mercedes-Benz.


A carreira


Wellington Cirino começou a competir no kart em 1984, aos 9 anos de idade, em 84. Foi bicampeão da categoria Júnior no Paraná e aos 15 anos iniciou sua carreira no automobilismo. Participou dos campeonatos Força Livre, Endurance, Copa Corsa entre outros, obtendo sempre resultados expressivos. É um profundo conhecedor de mecânica e estreou na Fórmula Truck em 97.


 


Currículo


Nome: Wellington Cirino


Data de Nascimento: 26 de abril de 1975


Local de Nascimento: Francisco Beltrão, Paraná


Residência: Francisco Beltrão, Paraná


Estado Civil: Casado
Altura: 1,85m


Peso: 86kg


Campeão da Fórmula Truck em 2001, 2003 e 2005
Vice-campeão em 2002 e 2004


 


Carreira:


De 1984 a 1991 – competiu no kart do Paraná


1992 – competiu de Hot Fuscas;


1993 – Marcas;


1994 – Marcas e Marcas Endurance;


1995 e 1996, Corsa Paranaense.


1997 – Estreou no Campeonato da Fórmula Truck. Terminou em 5º.


1998 – Campeonato da Fórmula Truck. Terminou em 4º.


1999 – Campeonato da Fórmula Truck. Terminou em 8º.


2000 – Campeonato da Fórmula Truck. Terminou em 5º.


2001 – Estreou na equipe ABF/Mercedes-Benz e se sagrou campeão da Fórmula Truck. Venceu e largou na pole em Campo Grande, Tarumã e nas duas etapas em Curitiba. Também largou na pole em Cascavel.


2002 – Vice-campeão da Fórmula Truck. Venceu e largou na pole em São Paulo. Também largou na pole em Guaporé e Cascavel, e venceu em Tarumã.


2003 – Campeão da Fórmula Truck. Venceu e largou na pole em Londrina, Campo Grande, São Paulo e Tarumã. Também largou na pole em Brasília e Curitiba.


2004 – Vice-campeão da Fórmula Truck. Venceu e largou na pole em Guaporé e Cascavel. Também largou na pole em Goiânia, Campo Grande e Tarumã.


2005 – Campeão a temporada, tornando-se o único tricampeão da categoria. Venceu as etapas de Goiânia e Guaporé. Sofreu o acidente mais grave sua carreira, em Londrina, que o afastou das pistas nas etapas de Londrina, Campo Grande e Curitiba.


2006 – Disputou o título até a última temporada, em Brasília, mas uma quebra o tirou da liderança da prova. Finalizou o campeonato em quarto lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *